Quem pode rever os atos administrativos?

A administração pode rever seus próprios atos para adequá-los aos termos da lei e dos fatos, quando contiverem erro, nulidade ou anulabilidade. ocorre, contudo, na hipótese de ato administrativo praticado com ilegalidade, má-fé do beneficiário ou erro evidente e incontestável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual é o órgão responsável pela revisão dos atos administrativos?

95. O controle dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário será exercido pelo Plenário do Conselho, de ofício ou mediante provocação, sempre que restarem contrariados os princípios estabelecidos no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnj.jus.br

Quando a Administração Pública pode rever seus atos?

Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quem pode convalidar um ato administrativo?

Se não causar dano ao interesse público, não prejudicar terceiros e o vício for sanável, a autoridade competente pode convalidar o ato, permitindo que ele continue a produzir efeitos e validar os fatos já ocorridos. Por isso, nem todos os atos precisam ser extintos, eles podem ser regularizados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

O que diz a Súmula 346 do STF?

Ou seja, a partir de então, qualquer ato da Administração Pública que tiver o condão de repercutir sobre a esfera de interesses do cidadão deverá ser precedido de prévio procedimento em que se assegure ao interessado o efetivo exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

ATOS ADMINISTRATIVOS para Concursos Públicos (RESUMO) - Conceito, Espécies e Classificação

O que diz a súmula 710 do STF?

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz a súmula 382 do STF?

O concubinato simples dispensa a vida comum de habitação, leito e mesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitodefamilia.adv.br

Quais os atos que não podem ser convalidados?

Vícios insanáveis tornam os atos não convalidáveis, são os vícios de motivo, objeto e finalidade. O motivo não admite convalidação afinal trata-se das razões de fato e de direito que ensejaram à pratica do ato.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando cabe convalidação?

Ela recai sobre ilegalidades, mas nem todo ato ilegal pode ser convalidado. São requisitos necessários à convalidação do ato: (1) ausência de prejuízo ao interesse público; (2) ausência de prejuízos a terceiros; e (3) presença de defeitos sanáveis, excluindo-se nulidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direitoadm.com.br

Quem pode impugnar ato administrativo?

O Ministério Público pode impugnar o ato em momento anterior ao da publicação obrigatória, caso tenha sido entretanto desencadeada a sua execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

Quem pode anular um ato administrativo?

O Estado pode anular os atos que são praticados pelo administrador público de maneira ilegal, mas se desses atos já existirem efeitos reais, deverá a anulação do ato ser precedida de um processo administrativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advocaciareis.adv.br

Onde está escrito que a Administração Pública pode rever seus atos a qualquer tempo?

A Súmula 473/STF preceitua: “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se original direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual é o prazo para revisão dos atos administrativos?

54 da Lei Federal nº 9784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, prevê o prazo decadencial de 5 anos para anulação de seus atos administrativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bocater.com.br

Pode rever seus atos?

A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem pode editar os atos administrativos?

O controle dos atos administrativos pode ser realizado pela própria Administração Pública, quanto na esfera judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em direito.idp.edu.br

Quem faz o controle dos atos administrativos?

O poder-dever de controle de toda atividade administrativa é exercido por todos os Poderes da República, abrangendo toda a atividade administrativa e todos os seus agentes. Assim, as formas de controle são as mais diversas. O controle interno é aquele desempenhado no próprio órgão, dentro de um mesmo poder.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Quais são as formas de convalidação do ato administrativo?

São convalidáveis os atos portadores dos seguintes vícios: a) Competência; b) Formalidade; c) Procedimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

Quais são os 4 poderes da Administração Pública?

✤ 2ª Razão - Quando falamos no Poder da Administração (Poder Hierárquico, Poder Disciplinar, Poder Regulamentar e Poder de Polícia) temos que ter claro que, por ser Abstrato, a sua concretização acontece por meio de Atos Administrativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unieuro.edu.br

O que diz a Súmula 473 do STJ?

Enunciado. A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque dêles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jurisprudencia.stf.jus.br

O que pode invalidar um ato administrativo?

A invalidação do ato administrativo tem por fundamento o dever de obediência à legalidade. Isso porque o Poder Público deve obedecer à lei; uma vez editado o ato sem a observância do texto legal, ele será fulminado pela própria Administração (autotutela), ou pelo Poder Judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.fgv.br

Quando se aplica a Convalidacao?

O Princípio da Convalidação ou da Conservação e os Tribunais Superiores. A manifestação do Princípio da Convalidação (ou da Conservação) ocorre pelas situações previstas em lei nas quais haverá a validação do ato a princípio defeituoso, o qual deveria ser decretado inválido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais atos administrativos podem ser revogados?

São eles: os atos que a lei declare irrevogáveis; os atos já exauridos, em que seus efeitos já tenham se esgotado; os atos vinculados, pois nestes a Administração não possui liberdade para decidir de acordo com conveniência e oportunidade; os meros atos administrativos tais como a expedição de uma certidão, que tem ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que diz a Súmula 608 do STF?

Caracterizada a ocorrência de violência real no crime de estupro, incide, no caso, a Súmula 608/STF: "No crime de estupro, praticado mediante violência real, a ação penal é pública incondicionada".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

O que diz a Súmula 655 do STJ?

SÚMULA n. 655

Aplica-se à união estável contraída por septuagenário o regime da separação obrigatória de bens, comunicando-se os adquiridos na constância, quando comprovado o esforço comum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz a Súmula 714 do STF?

É concorrente a legitimidade do ofendido, mediante queixa, e do ministério público, condicionada à representação do ofendido, para a ação penal por crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br