Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.
Não! Os padrinhos devem ser católicos: serem batizados, crismados e vivenciarem a fé católica. Indo a Santa Missa e frequentando os outros Sacramentos. Agora, a pessoa batizada de outra denominação religiosa pode ser admitida como testemunha do e no Sacramento do Batismo, ao lado do padrinho católico.
E mais uma vez lembro o Catecismo, onde Lutero ensina: “Mas com a palavra de Deus, a água é Batismo, isto é, água de vida, cheia de graça e um lavar de renascimento no Espírito Santo.” Todas as pessoas batizadas recebem o Espírito Santo, e ele age nelas pela pregação da palavra de Deus e pela administração dos ...
Quem já é Batizado/a e deseja ser Membro da Igreja Luterana, precisa de um Novo Batismo?
O que precisa para batizar na igreja luterana?
Luteranos batizam por aspersão ou derramando água na cabeça da criança, através do batismo infantil, ou do adulto, em alguns casos, sendo que esse ato é feito enquanto se recita a Fórmula Trinitária.
A Igreja Luterana aceita o sacramento do Batismo e a Ceia do Senhor. Porém, em relação ao sacramento do matrimônio, basta que o vínculo produza o seu caráter permanente e responsável na vida a dois, podendo ou não ser ratificado pelo Estado e ou abençoado pela Igreja.
O Batismo é um dos mais importantes sinais da presença de Deus em nossas vidas. Por meio dele, Deus cria a fé e concede perdão, vida e salvação. Tornamo-nos templo do Espírito Santo e somos convidados a viver uma vida santificada com Deus.
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Seguindo este pressuposto, a Igreja Luterana reconhece dois Sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Esses Sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo (= mandamento divino), oferecem perdão e salvação (= promessa da graça) e são perceptíveis na forma de água, pão e fruto da videira (= elemento visível).
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
Embora não haja nenhuma menção ao papel de um padrinho (ou madrinha) na Bíblia, essa é uma tradição cristã que começou no século 2 d.C., com a popularização dos batismos infantis. No cristianismo, o batismo é um ritual de purificação (todos os pecados anteriores são perdoados) e de iniciação religiosa.
Quando um evengélico batizado se converte ao catolicismo, não há necessidade de se "rebatizar". Os padres fazem uma pesquisa do rito adotado e, se válido, não refazem o Batismo. Na situação contrária, alguns evangélicos não reconhecem o Batismo de crianças.
São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira. Os Padrinhos Santos são escolhidos entre o rol de santos do panteão católico, especialmente nas folhinhas de calendário que identificam o dia de cada santo.
Quem mora junto pode se batizar na Igreja evangélica?
A orientação não é para pessoa continuar “morando junto” sem casar, ela deve casar sim para cumprir a lei dos homens, mas o fato de ainda não estar casada nos “papéis” não a impede de fazer sua declaração pública através do Batismo, pois o batismo não é para quem está pronto e preparado, o Batismo é para aqueles que ...
Precisa ser católico para ser padrinho de batismo?
Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica. É apenas questão de lógica.
Porque a igreja Presbiteriana não batiza nas águas?
Segundo, o batismo com agua não tem nenhum valor espiritual se não vier acompanhado da regeneração do coração efetuada pelo Espírito Santo. O batismo não é garantia e nem meio de salvação.
A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.
O Batismo de crianças é realizado por todas as Igrejas Apostólicas: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Oriental, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental e Igreja Assíria do Oriente; além de vários ramos do Protestantismo, tais como: os luteranos, anglicanos, presbiterianos e alguns congregacionais e metodistas.
Mas chega uma idade, entre 8 e 11 anos, dependendo da maturidade da criança, em que os adultos devem motivá-la a tomar uma decisão pública de seu compromisso e aceitação da salvação que Jesus oferece a todos os seus filhos: o batismo.
Quais igrejas evangélicas aceitam o batismo da Igreja Católica?
- As Igrejas Católica, Anglicana do Brasil, Luterana no Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia assinaram no dia 15 de novembro uma declaração de Reconhecimento mútuo da Administração do Sacramento do Batismo.
A Eucaristia no Luteranismo (também chamado de Missa, o Sacramento do Altar, a Ceia do Senhor, a Mesa do Senhor, a Sagrada Comunhão, o partir do Pão e o Santíssimo Sacramento) refere-se a memória litúrgica da última ceia.
Quais são as crenças básicas do protestantismo luterano?
O luteranismo tem como base a crença de que os fiéis são justificados pela fé, ou seja, a salvação é garantida àqueles que creem na palavra de Deus. Considera-se que o luteranismo surgiu no momento que Lutero, supostamente, pregou documento chamado 95 Teses na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha.