A experiência de vida de um profeta pode variar. Ele pode ser jovem ou velho, extremamente culto ou ter pouca escolaridade. Pode ser um fazendeiro, um advogado ou um professor. Os profetas antigos usavam túnicas e carregavam cajados.
O profeta deve ser, antes de tudo, um pregador ou mestre da Palavra. O propósito primário de um profeta deve ser a pregação e/ou o ensino da Palavra. A profecia não é a principal faceta do ministério do profeta. Podemos perceber isso mesmo no ministério dos profetas do Antigo Testamento.
Ser profeta é transbordar a experiência de Deus que nos tocou, anunciando, primeiramente com a vida e o testemunho e depois com as palavras e os dons, aquilo que o Senhor fez em nós!
Você sabe como fazer isso? A Bíblia ensina que o caráter da profecia é edificação, encorajamento e consolação. Mesmo quando uma palavra profética nos confronta ela faz isso em amor.
O profeta na Bíblia é pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus. A palavra "profeta" vem do grego e significa "interprete" ou "porta-voz", fala em nome de Deus.
Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos ao arrependimento e recebe revelações e orientação do Senhor para nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja alertado. A experiência de vida de um profeta pode variar.
Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.
Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.
O verdadeiro dom de profecia está em operação quando alguém ouve e fala uma mensagem clara de Deus para qualquer outra pessoa, para um grupo ou para uma situação. Às vezes uma profecia é muito geral e às vezes é bem específica. Pode vir através de uma mensagem preparada ou de um sermão ou pode vir por revelação divina.
Por meio da palavra de profecia, o próprio Deus nos fala, às vezes, consolando-nos; outras vezes, exortando-nos ou repreendendo-nos. A palavra de profecia é um dom do Espírito Santo pelo qual, por meio de uma pessoa que fala, Deus exerce o seu poder.
Como já dissemos muitas vezes, o objetivo do dom de profecia é revelar o que há de melhor nas pessoas! Se vemos coisas negativas na vida de alguém a quem estamos ministrando, devemos pedir ao Espírito Santo que nos dê a resposta para o problema que discernimos. Então, profetizamos a resposta - não o problema.
Russell M. Nelson é o presidente e profeta atual da Igreja. Os membros acreditam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Restauração da Igreja originalmente estabelecida por Jesus Cristo durante sua vida mortal. Parte dessa restauração inclui profetas e apóstolos vivos.
Os profetas recebem orientação de Deus para ajudar as pessoas a enfrentar os desafios e as circunstâncias da vida. Na Bíblia, os profetas exortaram o povo a se arrepender e predisseram o nascimento, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Hoje em dia, os profetas continuam a testificar de Jesus.
O próprio Deus é quem nos chama a sermos profetas. O chamado é divino, mas a resposta é humana. Deus nos confia a missão de profetizarmos às nações, mas também nos dá a liberdade de aceitarmos ou não esse chamado.
Um profeta era alguém levantado por Deus para levar sua mensagem ao povo israelita e a outras nações. Atualmente, precisamos observar bem se a profecia vem do Senhor, pois existem pessoas que querem usar sonhos e visões para dar “profetadas”.
Os falsos profetas, ontem como hoje, são aqueles que mostram uma face sedutora, mas carregada de hipocrisia e engano. Eles amam se esconder por trás da Palavra de Deus, mas pronunciam somente palavras humanas. Jesus nos ensina uma maneira de combatê-los: vendo que frutos eles produzem.
Qual a diferença entre ser profeta e ter o dom de profecia?
O dom de profecia é um dom do Espírito Santo; todavia, o ofício de profeta é um dom dado ao corpo de Cristo por Jesus. Cada um dos 5 ministérios é um dom dado por Jesus, que implica não naquilo que se faz, mas aquilo que sou, minha identidade.
A vida de um profeta geralmente começa com um chamado divino. É uma experiência única e intensa, na qual o profeta sente uma forte presença espiritual e recebe uma mensagem ou missão específica. Esse chamado pode ocorrer de diferentes formas, como visões, sonhos ou até mesmo uma voz interior.
Qual o caráter do verdadeiro profeta? “O verdadeiro profeta é um homem de bem inspirado por Deus. Podeis reconhecê-lo pelas suas palavras e pelos seus atos. Impossível é que Deus se sirva da boca do mentiroso para ensinar a verdade.”
Um profeta presta testemunho do que viu e ouviu, e raramente se vale de argumentos e raciocínios elaborados para provar que está certo. O importante é sua mensagem e não ele próprio. E. Esse homem falaria em nome do Senhor, proclamando: “Assim diz o Senhor”, como o fizeram Moisés, Josué e outros profetas.
O profeta não é alguém que diverte. Não observa o voo dos pássaros e não lê nas linhas da mão ou na borra de café. Sua missão não consiste em anunciar o futuro, mas em compreender o presente.
Profeta é ministério. Ter dom de profecia não faz de alguém um profeta, ministério. A mensagem dada por um profeta tem a ver com a revelação do futuro (dom de revelação - Palavra de Sabedoria) ou revelação do passado ou do presente (dom de revelação - Palavra de conhecimento ou da ciência).