Quem pode solicitar o PEI?

O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável no caso de estudante menor de idade e deve ser revisado periodicamente, a fim de que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno e mudar as estratégias conforme observação em sala de aula e no convívio desse aluno com a comunidade escolar.
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Quem tem direito ao PEI?

O PEI é amparado pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que determina que toda pessoa com deficiência tem direito à educação inclusiva, devendo o poder público adotar medidas para garantir o acesso ao ensino regular com recursos de acessibilidade e, quando necessário, oferecer ...
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Qual profissional pode fazer o PEI?

§7° A elaboração do PEI deverá ser feita por equipe multidisciplinar de atendimento especializado, devidamente habilitada e qualificada, com base em protocolos cientificamente validados, com a participação do educando, sempre que possível, e de seus pais ou responsáveis.
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Como solicitar o PEI na escola?

Um PEI para ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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Quem tem direito ao Plano Educacional Individualizado?

5º O Plano de Ensino Individualizado - PEI é o instrumento de planejamento individualizado, destinado a cada educando com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação, elaborado anualmente, em que constarão todos os esforços pedagógicos mobilizados para a aprendizagem do estudante.
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O que é o PEI, para que serve e como favorece a inclusão escolar

Quem tem TDAH tem direito ao PEI?

Sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), é um direito do seu filho, especialmente pelo diagnóstico formal de TDAH.
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Quando é necessário fazer o PEI?

Em geral, o aluno incluído no PEI convive com alguma deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (seja com alto desenvolvimento ou superdotação) ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo. No caso do autismo, o PEI pode ser um importante aliado.
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O que a lei diz sobre o PEI?

A obrigatoriedade do Plano de Ensino Individualizado (PEI) está prevista no artigo 28 da Lei n° 13.146 de 06 de julho de 2015. Tal documento deve contemplar as características individuais do indivíduo criando um espaço inclusivo através de ferramentas adaptadas e do ensino colaborativo.
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Quem pode se inscrever na PEI?

Para atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio ser portador de diploma, devidamente registrado, de licenciatura plena em disciplina da matriz curricular do Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio.
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Para quem é destinado o PEI?

O PEI precisa ser aprovado pelo estudante ou pelo responsável no caso de estudante menor de idade e deve ser revisado periodicamente, a fim de que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno e mudar as estratégias conforme observação em sala de aula e no convívio desse aluno com a comunidade escolar.
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De quem é a obrigação do PEI?

As escolas têm a responsabilidade de elaborar e implementar o PEI, assegurando que cada aluno receba a atenção e os recursos necessários para seu pleno desenvolvimento acadêmico e social.
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Como funciona o PEI Plano Educacional Individualizado?

O que é o Plano Educacional Individualizado (PEI)?

O modelo mais comum, adotado por escolas e redes de ensino no Brasil e em outros países, baseia-se em seis áreas de habilidades: acadêmicas, da vida diária, motoras/atividade física, sociais, recreação/lazer e pré-profissionais/profissionais.
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Como fazer o PEI passo a passo?

A criação do PEI é composta por 4 etapas:
  1. Etapa 1: Conhecer o aluno.
  2. Etapa 2: Definir objetivos.
  3. Etapa 3: Planejamento.
  4. Etapa 4: Acompanhamento.
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Quem é responsável por elaborar o PEI?

O PEI é um arcabouço da vida estudantil da criança com deficiêcia”, acrescenta Gunga. Apesar de elaborado pelo profissional do AEE, o instrumento não deve ser uma incumbência só dele – o planejamento, discussão e aplicação são coletivos.
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Quem tem prioridade na PEI?

Sim. A prioridade para entrada no PEI nesse momento é para escolas com Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.
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O que é PEI no autismo?

👫📝Todo aluno com autismo tem direito a um Plano de Ensino Individualizado (PEI). Ou seja, uma avaliação feita pela escola para entender quais as necessidades, potencialidades e dificuldades do aluno com autismo. Através desse levantamento é elaborado um plano de ensino direcionado para esse estudante.
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Quem pode ter acesso ao PEI?

A família pode e deve ter acesso ao PEI - Plano de Ensino Individualizado. Esse é o documento, que vai fomentar a inclusão dos alunos (as) com autismo. O PEI, quando bem elaborado, vai trazer uma verdadeira radiografia do prognóstico educacional. É um documentos, que traz metas de evolução prognóstica educacional.
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Quem aplica o PEI?

Essa avaliação será feita pelo professor com a colaboração do NAPNE e da CSP, visando direcionar a forma pedagógica do professor, para que ele possa desenvolver as potencialidades desses alunos, usando estratégias adequadas de acordo com o perfil de cada aluno é importante avaliar o que cada estudante precisa aprender.
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Quais os benefícios do PEI?

Vantagens de ter um PEI

As habilidades acadêmicas, sociais, motoras (atividade física), recreação, profissionais e do dia a dia, são monitoradas e analisadas a fim de que o resultado norteie a evolução do aluno. O PEI é um documento que ajuda através da análise contínua o desenvolvimento ou não da criança.
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Como funciona o PEI?

A elaboração do PEI envolve a colaboração de professores, pais, especialistas em educação especial e, sempre que possível, o próprio aluno. Além disso, cada PEI é único e reflete as diferenças individuais, o que permite uma abordagem educacional centrada no aluno.
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O que é o parecer 50 de autismo?

O parecer 50, aprovado pelo CNE em 2023, é entendido pela comunidade autista como um “guia essencial”, baseado em evidências científicas, para assegurar um atendimento adequado aos estudantes com transtorno do espectro do autismo no ambiente educacional.
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Qual Lei garante o PEI?

Resumo. O Plano Educacional Individualizado (PEI) foi previsto como ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência na Lei nº 13.146/2015. No entanto, a prática escolar nem sempre demonstra a promoção dessa garantia legal dentro da sala de aula.
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Quais alunos precisam de PEI?

O PEI é para aquele estudante que, em razão da sua condição de PAEE ou de algum transtorno funcional específico, não responde satisfatoriamente ao currículo padrão da escola.
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O que é PEI para tdah?

O PEI é um programa de estimulação cognitiva quevisa à aplicação de instrumentos para modificabilidade cognitiva. O programa é composto por nível I, nível II e nível básico. Os níveis I e II são dirigidos a crianças escolares e adultos e são compostos por 14 instrumentos cada.
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Quem deve elaborar o PEI no caso de um aluno autista?

Mas, para o PEI ser efetivo é necessário que seja elaborado de forma colaborativa com professores, coordenadores pedagógicos, pais e profissionais de educação que fazem o acompanhamento da criança na escola. O aluno também pode opinar sobre o processo de aprendizagem.
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