Quem pode solicitar um serviço de poda ou remoção? Qualquer pessoa pode solicitar a poda ou a remoção de uma árvore pelo telefone 156, pelo portal SP156 ou comparecendo à praça de atendimento da Subprefeitura Sé.
Qual o procedimento para pedir autorização da poda em terrenos particulares? Deve ser feito um requerimento junto à Subprefeitura da região, nas Praças de Atendimento.
Em caso de queda de árvore, entre em contato com a Defesa Civil: ligue 156. É a avaliação de árvore localizada em área pública (ruas, calçadas e praças) para execução de poda, remoção ou demais cuidados.
As prefeituras são responsáveis pela poda de árvores em áreas urbanas e pela legislação que trata do assunto. A distribuidora só pode realizar o serviço se houver solicitação e autorização do Poder Municipal. Então, fique ligado! Se precisar reclamar sobre poda de árvore, contate a prefeitura.
MEIO AMBIENTE E DIREITO AMBIENTAL: CORTE/PODA de árvores em propriedade privada
É crime podar uma árvore?
Poda drástica em árvores é crime ambiental. Para realizar podas ou abates em árvores no município, são necessários alguns procedimentos, como: REQUERIMENTO – Deve ser protocolado no Setor de Meio Ambiente e Turismo toda e qualquer poda de árvore pública executada pelo setor público ou terceirizada.
Então. Você não a pode cortar nem podar sem autorização da prefeitura. Se o fizer, poderá responder por crime ambiental. Isso não vale apenas para as árvores, mas para qualquer planta ornamental em calçadas, jardins, parques, ruas, avenidas etc., ou em propriedade privada alheia.
Qualquer poda ou corte de árvore ou árvores em terreno particular só pode ser realizado se houver o parecer técnico quanto a sanidade da vegetação e a devida autorização do Departamento de Licenciamento e Fiscalização - MALF da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - SMMA.
De quem é a responsabilidade de árvores na calçada?
As árvores das calçadas, além do embelezamento estético das ruas, são essenciais para a saúde do meio ambiente, pessoas e cidades. Logo, cuidar delas é um dever de todos.
O proprietário ou o locatário? BDI Responde: Entendemos que a poda de árvore de pequeno ou médio porte e capinagem do mato, trata-se de despesa ordinária a cargo do Locatário que tem o dever de fazer a manutenção e conservação do quintal ou jardim.
Quanto custa uma poda de árvore? Para realizar todos os procedimentos necessários para poda de árvore em espaço urbano, de acordo com as boas práticas regulamentadas para essa tarefa, é preciso investir entre R$ 100,00 e R$ 450,00. Mas o preço da poda de árvore pode variar muito de um serviço para o outro.
Entre as espécies protegidas estão o pau-brasil, a peroba-rosa, o jacarandá-da-bahia, o ipê-amarelo, o jequitibá-rosa, a castanheira, a seringueira, o mogno e o jatobá.
De quem é a responsabilidade de poda de árvores encostada na rede elétrica?
Questionada pela CNN, a empresa informou que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras.
Quais árvores precisam de autorização para cortar?
Legalmente as coisas funcionam de outra maneira, qualquer intervenção que se pretende realizar em uma espécie vegetal lenhosa (árvore) com diâmetro à altura do peito (DAP) acima de 5,0cm, é obrigatória a anuência/parecer do órgão ambiental competente.
A remoção dos ramos, no entanto, não deve ser executada de qualquer forma, uma vez que a falta de conhecimento técnico implica no estado fitossanitário da espécie trabalhada. Quem pode ser responsável técnico por isso é o engenheiro agrônomo ou o engenheiro florestal, mediante autorização da administração municipal.
Quem pode solicitar um serviço de poda ou remoção? Qualquer pessoa pode solicitar a poda ou a remoção de uma árvore pelo telefone 156, pelo portal SP156 ou comparecendo à praça de atendimento da Subprefeitura Sé.
De quem é a responsabilidade pela poda de árvores?
A lei municipal estabelece que em áreas particulares, o proprietário do terreno ou, se for em condomínio, o síndico são os responsáveis por todos os procedimentos legais e pela execução do serviço de remoção ou poda.
Em vigor desde 1998, a Lei de Crimes Ambientais tipifica, em seu artigo 49, que destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação, em área pública ou em propriedade privada alheia, é crime contra o meio ambiente.
O primeiro conselho que oriento é buscar conversar com o vizinho para que ele apare os ramos de sua árvore principalmente no limite do muro que divide o seu imóvel com o dele.
"Uma árvore sem poda pode apresentar problemas de saúde, como infecções e pragas. Isso acontece porque galhos e folhas em excesso criam um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Com isso, elas podem produzir menos frutos e flores".
O que devo fazer para retirar uma árvore do meu quintal?
Qualquer poda ou corte de árvore em área particular é de responsabilidade do proprietário. No entanto, só pode ser realizado se houver o parecer técnico e a devida autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; caso contrário, estará sujeito às penalidades.
Recomenda-se que não se realize podas entre setembro até abril. “Com exceção de frutíferas ornamentais, árvores de sombra, sendo elas nativas ou exóticas não necessitam de podas anuais.”