Os tipos de veículos mais adequados para receber uma Blindagem nível 3 (Blindagem nível III) são aqueles com motorização mais potente e de carroceria do tipo Pick-up, que possuem uma das menores áreas de habitáculo.
A proteção de nível III tem uso restrito, dependendo de licença especial concedida pelo Exército Brasileiro. Oferece resistência a tiros de fuzil. No entanto, o processo é mais demorado e agrega maior peso ao veículo, o que limita o número de modelos que o suportam.
O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum.
É importante levar em consideração que a blindagem de um veículo tem um prazo de validade, o qual corresponde normalmente a uma média de 5 anos, quando feita com qualidade, por uma empresa responsável.
Somente pessoas jurídicas e transportadoras de valores podem solicitar esse tipo de blindagem, que é proibida para uso civil. Trata-se do nível mais potente de proteção, sendo capaz de suportar disparos de qualquer arma ou metralhadora.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
No caso da III-A, que é mais recomendada, a exemplo do modelo Sedan, os custos variam entre R$ 70 e 80 mil. Conforme a portaria 55, do Comando Logístico (Colog) do Exército, há seis níveis de blindagem, mas apenas quatro são autorizados para uso civil no País.
No Brasil, é comum encontrar veículos de diferentes tamanhos e modelos sendo blindados com o nível III-A. Para um sedã de porte médio, é esperado um acréscimo de peso entre 150 a 250 quilogramas, enquanto para veículos maiores, como SUVs e caminhonetes, o peso adicional pode variar entre 300 a 400 quilogramas ou mais.
O que mais pesa em uma blindagem? O item da blindagem que mais acrescenta peso ao veículo, é o conjunto de vidros com propriedades balísticas – os chamados vidros blindados - que variam em torno de 30kgm2.
338 Lapua Magnum, de alta potência e precisão, usados somente por snipers, também estão na lista das demandas ao Comando de Operações Especiais. Essas armas, utilizadas com ferrolho, têm poder de fogo a longa distância e são capazes de atravessar inclusive barricadas e veículos blindados.
Que documento preciso para dirigir um carro blindado? Qualquer motorista com CNH categoria B pode dirigir um carro blindado, sem necessidade de documentação especial. Mas a comercialização, locação, fabricação e propriedade de um blindado exige a certificação do Exército Brasileiro.
Um carro blindado tem um aumento considerável em seu peso total, ficando, em média, 160 kg mais pesado. Automóveis maiores, como os SUVs, costumam ser mais resistentes, porém esse peso extra carregado constantemente gera o desgaste mais rápido de peças como freios, transmissão e o consumo de combustível.
Algumas blindadoras oferecem o prazo de garantia de três anos, mas isso depende de cada empresa. Vale ressaltar que as normas que regem a blindagem não definem isso.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
Por fim, o último estágio existente é o da blindagem de Nível 4. Aqui já nem falamos apenas nos calibres anteriores, mas em armas militares e até granadas. Naturalmente, esse nível é proibido no Brasil. Ou melhor, restrito apenas ao Exército e a chefes de Estado.
Isso por culpa de um fenômeno chamado delaminação, que ocasiona a separação entre camadas de vidro, causando bolhas, veios e afins. Por isso, não apenas insulfilm e ventosas, mas até adesivos não são bem-vindos em vidro blindado. Sem falar em suportes gerais, como para fixar cortinas antissol ou um simples GPS.
Posso aplicar insulfilm e ventosas no vidro do meu veículo blindado? Não indicamos a instalação de insulfilm, ventosas, adesivos, suporte de GPS, cortina antissol nos vidros, pois poderá causar danos ao hardcoat e nesses casos não será coberto pela garantia.
O nível I de blindagem oferece proteção às armas de calibre . 22 a . 38, como alguns tipos de pistolas e revólveres de potência similar, além de resistir à ataques com pedras e ferros.
Entre nossos principais veículos blindados estão os modelos Corolla, Fusion, Journey, Jetta, Mercedes Vito, Kia Carnival e Van, todos com blindagem nível III-A, o nível máximo permitido pelo Exército Brasileiro e que suporta até tiros de fuzil.
Com a blindagem com adicionais itens de proteção na lataria e vidros do seu veículo, sendo adicionado um peso que pode variar de 90 Kg até 200 Kg, de acordo com o tipo de proteção.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.