Para a cigana, toda mulher é um ser espiritual de grande poder. Porém, todo ser humano possui uma Pomba Gira, inclusive os homens. Isso não depende de religião, crença ou orientação sexual.
Eles são considerados como guias espirituais que têm a capacidade de lidar com aspectos práticos da vida cotidiana, trazendo sorte e equilíbrio. A Pomba-gira é uma entidade feminina que têm características multifacetadas, sendo associadas a energias ligadas à sensualidade, ao amor, equilíbrio e proteção.
Em uma reunião de umbanda, chamada de gira de esquerda, Pombagira se manifesta com sua gargalhada estridente, seu ar de mulher da noite e gosto por rosas, perfume e champanhe.
A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.
Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo. Costuma ser consultada não só para dar conselhos cotidianos, mas também aqueles voltados para os relacionamentos.
Como funções/poderes atribuídos encontramos: trabalhar, comandar a madrugada, vencer demandas, carregar mandinga para o fundo do mar, cortar o embaraço, vigiar.
Ela faz trabalhos espirituais que vão desde conselhos sobre problemas cotidianos até promessas de recuperar um amor. A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal.
“A Pomba-gira é uma manifestação ritualística do feminino dentro da Um- banda1 , que se apresenta através do transe mediúnico como mediadora de uma relação social ao feminino que está devastada pela repressão sexual” (DRAVET, 2014).
Para descobrir se você tem uma pomba gira, é necessário passar por uma consulta com um médium capacitado, que irá identificar a presença dessa entidade na sua vida espiritual.
Em primeiro lugar, leve um litro de água ao fogo e acrescente sete pétalas de rosas vermelhas e três colheres de mel. Deixe a mistura fervendo por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coe a mistura, assim separando as pétalas de rosas vermelhas.
Sabe-se que as Pombas Giras são entidades espirituais que fazem parte de algumas religiões de matriz africana e afro-brasileira. Elas são consideradas uma linha de espíritos femininos, que se apresentam na figura de mulheres sedutoras, fortes e independentes, com personalidades marcantes e poderosas.
Respeito e Intenção: Sempre aborde a sua Pomba Gira com respeito. Use palavras gentis e mostre gratidão pela proteção e orientação que ela oferece. Ritual ao Acordar: Ao acordar, você pode acender uma vela vermelha (se for seguro) e dizer algo como: "Bom dia, minha querida Pomba Gira Sete Saias.
provavelmente é a sua pomba gira que se fez presente. As entidades têm a capacidade de emanar cheiros, emanar sons, emanar vibrações. e quando a gente tá ali. com a nossa energia mais afinizada, mais calibrada, a gente vai ter essa percepção.
O que uma pomba gira pode fazer na vida de uma pessoa?
Ela rege a essência do feminino, e por isso, tem a força para restabelecer o relacionamento; reatar laços e proteger contra feitiços que podem atrapalhar a vida de um casal.
Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.
Porém, todo ser humano possui uma Pomba Gira, inclusive os homens. Isso não depende de religião, crença ou orientação sexual. Se aproximar dela traz mais sensibilidade e força interior para lidar com as situações da vida.
Lembrando que a Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.
Entre dezenas, as Pombagiras mais conhecidas são: Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pomba Gira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira ...
Áries Pomba Gira Maria navalha. é 1 Pomba Gira muito conhecida e poderosa. Também conhecida como malandra, essa Pomba Gira atua em trabalhos de quebra de demanda, empoderamento feminino.