A Eucaristia católica pode ser ministrada somente por um sacerdote ordenado. Apenas ele, em nome de Jesus, pode transformar pão e vinho no corpo e no sangue de Cristo. Não é permitida a participação de não católicos. Na igreja evangélica, qualquer pessoa batizada pode tomar a Santa Ceia.
Quem pode participar da Santa Ceia na igreja Católica?
Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa.
A Bíblia nos ensina em 1 Coríntios 11:27-29 que aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Isso significa que os pecados não confessados e não arrependidos podem nos impedir de participar da Santa Ceia de maneira digna.
Portanto, participar da Santa Ceia significa participar da vida de Cristo. É um momento de extrema alegria e, não de tristeza, e nada pode nos impedir de participar. Nem mesmo o pecado. O único pecado que nos impede de participar da Santa Ceia é o pecado não confessado.
No verso (29) Paulo afirma que aquele que participa indignamente, participa “não discernindo o corpo do Senhor”. Ou seja, tal pessoa não possui o conhecimento do que a ceia representa. No verso (28) Paulo termina dizendo “e assim coma deste pão e beba deste cálice”.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Dessa forma, podemos lembrar do Seu corpo e sangue que foi entregue por nós. Assim, quem participa da Santa Ceia do Senhor está aceitando o Seu sofrimento para perdão dos pecados.
A celebração da Santa Ceia/Eucaristia é a principal dessas celebrações, instituída pelo próprio Cristo como atualização da memória do que Ele fez na última ceia (Lc 22,19s.; 1Cor 11,23-26). Assim, as igrejas acreditam que, ao comungar o pão e o vinho consagrados, comungam o próprio corpo e sangue de Cristo.
Certamente todos nós que compartilhamos vivemos em um contexto cristão já lemos ou ouvimos a respeito do versículo em que Paulo adverte sobre tomar indignamente a ceia do Senhor: 27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor.
“Examine-se…a si mesmo” significa um exame rigoroso, profundo, íntimo e sincero do nosso viver em relação a Deus e a Sua vontade. Entendo que este exame não deve ser feito minutos antes de comer o pão e de beber o cálice, e sim, diariamente.
A Bíblia diz que devemos celebrar a Ceia até que Jesus volte. Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus (verso 26 – leia também João 13:4-17). Portanto, todas as pessoas têm o direito de demonstrar que crê e aceita o sacrifício de Jesus em sua vida.
É possível casar na igreja católica sem ser batizado?
Mesmo assim, não é obrigatório para se casar. Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o Sacramento exigido para celebrar o matrimônio é o Batismo, e o é recomendável que cada casal consulte sua paróquia para saber se há outras exigências da sua Diocese.
De acordo com o padre, é possível sim buscar o Sacramento da Confissão tendo somente o Sacramento do Batismo. O que não pode, segundo Pe. Walmir, confessar tendo em vista receber a Eucaristia, porque não passou pelo processo de catequese.
Sem batismo, sem fé? É por isso que, segundo a Doutrina Católica, o não batizado não possui a virtude da fé. Se as virtudes são dadas após o rito batismal, antes dela o cristão ainda não pode praticá-la.
Quem pode participar da comemoracao da Ceia do Senhor?
A Igreja é a esposa, o corpo e a plenitude daquele que é tudo em todos.” Portanto à luz da universalidade ou catolicidade da igreja, todo cristão deve ser convidado para participar da Ceia independente da tradição, tipo de batismo, exigindo apenas a fé em Cristo no coração e confessada seguida do batismo.
Por incrível que pareça, assuntos como esse ainda hoje são bastante pertinentes no meio evangélico, principalmente no que tange Santa Ceia para pessoas divorciadas, que não possuem uma união civil formalizada, ou até mesmo pessoas que nunca foram casadas e estão solteiras.
O que significa participar da Ceia do Senhor indignamente?
Isso reitera a posição de que tomar a ceia indignamente é comer e beber em desunião com os demais membros do corpo de Cristo, devido contendas ou menosprezo aos irmãos de classes sociais inferiores, como de fato estava acontecendo ali em Corinto.