No entanto, não é qualquer veículo que suporte e absorva o peso agregado pela Blindagem nível 3. Os tipos de veículos mais adequados para receber uma Blindagem nível 3 (Blindagem nível III) são aqueles com motorização mais potente e de carroceria do tipo Pick-up, que possuem uma das menores áreas de habitáculo.
A blindagem de carros nível 3 é de uso restrito e resistente a tiros de fuzil, só pode ser realizado para pessoas físicas ou jurídicas que tenham a autorização especial do Exército Brasileiro.
O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre . 44 Magnum.
Que documento preciso para dirigir um carro blindado? Qualquer motorista com CNH categoria B pode dirigir um carro blindado, sem necessidade de documentação especial. Mas a comercialização, locação, fabricação e propriedade de um blindado exige a certificação do Exército Brasileiro.
Atualmente, a nível 3A é blindagem com maior nível de segurança para carros de passeio particulares, por isso é a mais utilizada no Brasil. Além de proteger contra os projéteis de mão, incluindo submetralhadoras, oferece o melhor custo benefício.
É importante levar em consideração que a blindagem de um veículo tem um prazo de validade, o qual corresponde normalmente a uma média de 5 anos, quando feita com qualidade, por uma empresa responsável.
No caso da III-A, que é mais recomendada, a exemplo do modelo Sedan, os custos variam entre R$ 70 e 80 mil. Conforme a portaria 55, do Comando Logístico (Colog) do Exército, há seis níveis de blindagem, mas apenas quatro são autorizados para uso civil no País.
O nível de Blindagem mais comercializado para veículos de uso civil e autorizado pelo Exército Brasileiro, é aquele designado como Blindagem nível 3A (ou blindagem nível III-A), que suporta projéteis de arma de fogo do tipo Magnum .44.
No caso do nível IV, a blindagem é proibida para civis. Pessoas jurídicas, como transportadoras de valores, podem ter esse nível e proteção, que protege os ocupantes inclusive de disparos de metralhadora.
No Brasil, é comum encontrar veículos de diferentes tamanhos e modelos sendo blindados com o nível III-A. Para um sedã de porte médio, é esperado um acréscimo de peso entre 150 a 250 quilogramas, enquanto para veículos maiores, como SUVs e caminhonetes, o peso adicional pode variar entre 300 a 400 quilogramas ou mais.
No Brasil, o nível mais utilizado em vidros blindados é o III-A — sendo muito aplicado em veículos de passeio —, que suporta tiros de até . 44 Magnum protege o meio de quaisquer projéteis. Por outro lado, o nível III pode aguentar até mesmo tiros de fuzil FAL.
338 Lapua Magnum, de alta potência e precisão, usados somente por snipers, também estão na lista das demandas ao Comando de Operações Especiais. Essas armas, utilizadas com ferrolho, têm poder de fogo a longa distância e são capazes de atravessar inclusive barricadas e veículos blindados.
A blindagem de automóveis não foi proibida pelo Governo Federal no país. Apesar disso, postagens enganosas nas redes sociais alegam que o presidente Lula teria "proibido" a blindagem. Não é verdade.
Precisa de autorização para ter um carro blindado?
Em virtude da vigência da Lei nº 14.071/2020, que alterou o art. 106 do CTB, e da publicação da Portaria Senatran nº 1053/22, que alterou o Anexo da Portaria Senatran nº 357/22: para alteração de blindagem: não é mais necessária a Autorização do Exército (inclusão ou retirada de blindagem).
No Brasil, são liberados, para civis, as blindagens nos níveis I, II-A, II e III-A. E, em casos excepcionais e justificados, mediante autorização especial do exército, é possível instalar blindagem de nível III.
Algumas blindadoras oferecem o prazo de garantia de três anos, mas isso depende de cada empresa. Vale ressaltar que as normas que regem a blindagem não definem isso.
Diante destas características já podemos afirmar que os melhores tipos de carroceria para receber a aplicação da blindagem nível 3 seriam os modelos pickups. Veículos com carroceria do tipo pickup, além de não possuírem tampa do porta-malas, contam com menor área de carroceria a ser protegida.
Por sua vez, a blindagem mais procurada no mercado é a de nível III-A, que garante proteção contra disparos de armas de mão, bem como revólveres . 44 Magnum e até submetralhadoras de 9 mm. Essa é a que oferece nível máximo de segurança contra disparos oferecida para civis.
Mas, para se ter uma base de quanto custa blindar um carro em 2022, segundo o Portal de Blindados, o valor para a blindagem de nível III-A de modelos sedans como o Corolla, Virtus e Civic, fica em torno de R$65 mil, dependendo da blindadora.
A proteção de nível III requer uma autorização especial do Exército para ser instalada do veículo e consegue suportar tiros de calibre 7.62 e de fuzis FAL, AR-15 ou AK-47.
No entanto, a blindagem também pode apresentar desafios, como o aumento do peso do veículo, a redução da agilidade e da dirigibilidade, e o aumento do custo de manutenção e operação. Ao contrário do que muitos pensam, a blindagem de um carro não é feita em seu exterior, com o reforço da carroceria.
Com a blindagem com adicionais itens de proteção na lataria e vidros do seu veículo, sendo adicionado um peso que pode variar de 90 Kg até 200 Kg, de acordo com o tipo de proteção.
Ele enfatiza que as camadas de materiais de proteção desgastam ainda mais a suspensão, as molas e os amortecedores do carro, causando uma desvalorização de 50% no valor do veículo em até 5 anos.
A blindagem aumenta o peso do carro e um motor fraco, por exemplo, pode impossibilitar a blindagem. Posso somente instalar vidros blindados no meu veículo e não blindar a lataria? Não. Pois além de não garantir a segurança do usuário, de acordo com as normas do exército, não é permitida a blindagem parcial do veículo.