Jaleco colorido (scrubs): Em algumas instituições, é comum encontrar jalecos de cores diferentes para identificar diferentes profissionais ou funções. Por exemplo, os enfermeiros podem utilizar jalecos azuis, enquanto os médicos usam jalecos brancos.
Jaleco colorido: Algumas clínicas e consultórios optam por jalecos de cores diferentes do branco tradicional, para dar mais personalidade ao ambiente, diferenciar os profissionais e também harmonizar com a identidade visual e profissional da marca.
Para escolher a cor do seu jaleco você deve considerar: o seu ambiente de trabalho; o nível de concentração para realizar suas tarefas; como as cores se combinam o se anulam (por exemplo: o laranja neutraliza o azul e vice-versa; o verde neutraliza o vermelho e vice-versa; a violeta neutraliza o amarelo e vice-versa);
Não é, sempre, obrigatório, o jaleco ser branco. Tanto que alguns profissionais usam jalecos estampados ou coloridos. Algumas instituições têm regras bem definidas quanto à cor das roupas. O branco é usado principalmente nas funções e ambientes que a higiene é mais importante.
O uso de jaleco fora do ambiente de trabalho. Está proibida a circulação de profissionais de saúde com equipamentos de proteção, como jalecos e aventais, fora do ambiente de trabalho no Estado de São Paulo, de acordo com a lei estadual 14.466/2011.
A Norma Regulamentadora 32, da Anvisa, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece que “os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os equipamentos de proteção individual e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais”.
Sendo assim, quem se formou na faculdade de Enfermagem tem direito a usar o título. Essa possibilidade, no entanto, esbarra na questão da tradição. Os pacientes estão acostumados a chamar os médicos de doutor e não os enfermeiros, e por isso não é tão comum vermos pessoas se referindo a esses profissionais pelo título.
O Jaleco Preto é ideal para algumas profissões, que se utilizam de tinta e compostos que sujam facilmente um jaleco mais claro. Tatuadores, esteticistas, áreas de produção dentre outros são os mais indicados para uso de jalecos pretos e cores mais escuras.
O receio das pessoas é de que os jalecos podem levar contaminação externa para o ambiente hospitalar. Entretanto, o risco, de fato, é o contrário”, diz. O jaleco médico – indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual – pode ser fonte de contaminação.
Certamente o Jaleco Lord Azul Marinho é uma ótima opção para biomédicos, médicos, veterinários, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas. Contudo, você pode usá-lo em qualquer situação: ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde, laboratórios, estágios.
Ideal para atendimentos em clínicas, consultórios, hospitais e centros de estética, é o mais escolhido, principalmente, pelos profissionais e acadêmicos das áreas de odontologia, biomedicina e estética, pelo fato de ser um modelo diferenciado e além de garantir o conforto, é sofisticado, tornando este jaleco ideal para ...
O jaleco branco simboliza pureza e higiene, o azul transmite calma e autoridade, o verde representa esperança e cuidado, o cinza reflete seriedade e estabilidade, e o preto transmite elegância e respeito.
O profissional que realiza procedimentos estéticos precisa oferecer segurança e higiene. Por isso, o jaleco é uma alternativa certeira para o uniforme da sua equipe de esteticistas. A sugestão é manter a cor branca ou usar o rosa, muito utilizado em clínicas de estética, e aplicar em bordado o logo da sua empresa.
Apesar do jaleco branco ser campeão na preferência dos profissionais, em muitas profissões relacionadas a área de saúde e estética é permitido usar jalecos em cores além do branco.
Mas hoje em dia isso não é impeditivo para usar jalecos coloridos, pois existem jalecos de cores claras, como o bege e o cinza que também permitem na mesma proporção esse cuidado com a higienização.
Jaleco colorido (scrubs): Em algumas instituições, é comum encontrar jalecos de cores diferentes para identificar diferentes profissionais ou funções. Por exemplo, os enfermeiros podem utilizar jalecos azuis, enquanto os médicos usam jalecos brancos.
Sim, é comum referir-se a um farmacêutico como "doutor" em situações formais ou profissionais, especialmente quando ele possui um título de doutorado ou é reconhecido como especialista em sua área de atuação.
Desta forma, tanto os advogados quanto os médicos permanecem sendo denominados de doutor pela tradição. Entretanto, somente estes profissionais foram beneficiados com a lei e, assim, os veterinários, dentistas e psicólogos não recebem este tratamento.
Com base no que foi destacado até aqui, a resposta é simples. Todos os profissionais podem ser chamados de doutor, contanto que concluam o curso de doutorado.
Borde seu nome, sobrenome e especialidade, na região do peito esquerdo do jaleco ou scrub. Esse detalhe não só permite personalizar o uniforme, mas também facilita a identificação e a conexão com pacientes ou colegas.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) não adota nenhuma norma específica sobre o assunto, mas indica como boa prática da utilização do jaleco que ele seja usado apenas pelo médico que está no exercício da profissão. Se você não está trabalhando em uma instituição de saúde, não deve utilizar a peça.
Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.