Brasil e Indonésia sobem ao top 5 da poluição Conforme esse novo ranking, os cinco países que mais poluíram desde a Revolução Industrial, de 1850 a 2021, são: EUA, China, Rússia, Brasil e Indonésia.
A China, muito pela sua dimensão e população, lidera o ranking dos mais poluentes, com 10.175 Mt CO2 (tonelada métrica de dióxido carbono, medida padrão para quantificar as emissões de CO2), seguida pelos Estados Unidos, com 5.285 Mt CO2 - e que lidera nas emissões per capita -, e pela Índia, com 2.616 Mt CO2.
A China ultrapassou os EUA e se tornou o maior emissor de CO2 em 2005. É possível observar um cenário semelhante analisando as emissões por região. A Ásia Oriental e o Pacífico se tornaram o maior emissor regional em 2004. Em 2022, a região foi responsável por 44% das emissões globais de CO2.
A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.
China, Estados Unidos, Índia e União Europeia possuem os totais de emissões mais altos do mundo. No entanto, entre os 10 maiores emissores, EUA e Rússia são os que possuem as emissões per capita mais altas, com 17,6 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) por pessoa e 13,3 tCO2e/pessoa respectivamente.
O primeiro da lista dos mais poluentes é o Chevrolet Corsa (gasolina motor 1.4), que recebeu nota 4,8. Na sequência vem o Peugeot 307 Sedan (álcool 1.6) com 5,2 e Citroën Xsara Picasso (álcool 1.6), Citroen C3 (álcool 1.4), Renault Scenic (álcool 1.6) e Chevrolet Montana (Gasolina 1.4) com 5,6.
1 – BMW X4 xDrive30i. O SUV-cupê montado em Araquari (SC) é o carro mais limpo do Brasil se levarmos em consideração o nível de emissões de monóxido de carbono por km rodado.
"Se você medir as emissões do mesmo motor com etanol e depois com gasolina, de fato elas serão semelhantes na quantidade. Contudo, a gasolina emite substâncias mais prejudiciais", afirma o consultor.
Começando pelos menos poluídos, estes incluem a Suécia, a Irlanda, a Noruega, Portugal, o Liechtenstein, a Dinamarca, o Reino Unido, Andorra, a Letónia, a Ucrânia, os Países Baixos, o Luxemburgo, a Suíça, a Alemanha, a Bélgica, a França, a Áustria, a Espanha e a Rússia.
A China é o maior usuário e produtor mundial de carvão, consumindo mais da metade do suprimento mundial. Não à toa o país é chamado “a fábrica do mundo”, por desenvolver muitos produtos e materiais para outras nações.
Esse valor representa 29% de todas as emissões globais. Em segundo lugar estão os Estados Unidos, com 6,02 Gt –menos que a metade das emissões chinesas. Por outro lado, na série histórica desde 1750 os EUA são, de longe, os maiores emissores desses gases.
São Paulo é a cidade mais poluída do mundo e única com ar “insalubre” para todos. São Paulo é a única cidade do mundo com o ar não saudável para toda sua população, segundo registro da IQAir. Os dados estão disponíveis no site da agência suíça na manhã desta sexta-feira (13) e foram consultados às 07h20.
A China, apesar de começar a apostar em melhorar o ambiente e a investir em energias renováveis, ocupa o topo da lista, produzindo mais de um milhão de toneladas que vai parar ao mar. Mas a equipa ressalva que é preciso ter em conta a imensa população do país e a extensão da sua costa.
Segundo um novo estudo da Volvo feito com o mesmo modelo elétrico (C40) e um a combustão (XC40), o carro elétrico pode poluir até 70% a mais, isso se levado em consideração o seu ciclo total de vida e a utilização de uma energia não limpa, ou não renovada, para fazer sua carga.
Os veículos que mais poluem são os automóveis antigos, em mau estado de conservação e movidos a combustíveis fósseis. Esses veículos são uma das maiores preocupações do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), obrigatórios para todos os estados pelo CONAMA.
Geralmente, os carros menos poluentes são considerados os veículos elétricos, aqueles que não necessitam de combustível para rodar. Nesse mesmo sentido, os carros híbridos vem em segundo lugar, pois podem alternar entre bateria e gasolina.
“A gasolina não vem de uma fonte renovável, enquanto o etanol sim, é mais limpo e se autossustenta”, explica. Além disso, o bagaço e a palha da cana-de-açúcar – vegetal utilizado com maior frequência para produzir o etanol – podem ser utilizados para gerar energia térmica, elétrica e mecânica.
Por possuir hidrocarbonetos mais densos do que a gasolina, além de metais pesados em sua composição, o diesel é considerado o combustível que polui mais.
Só o 1% mais rico — um conjunto de 220 mil pessoas que possuem US$ 30 milhões ou mais — concentra US$ 29,5 trilhões. O montante total representa um crescimento de 4,7% no valor, em comparação com 2022.
Como pode ser visto no infográfico acima, a China é o maior emissor de CO2 do mundo e representa 30,9% do total, com 10,6 bilhões de toneladas emitidas em 2020. A principal fonte são os combustíveis fósseis. Na verdade, cerca de 55% da energia total gerada pela China em 2021 veio apenas do carvão.
Austrália, Estônia, Finlândia, Granada, Islândia, Ilhas Maurício e Nova Zelândia são os únicos entre os 134 países e regiões analisados pelo relatório onde as partículas PM2,5, pedacinhos microscópicos de poluição, não ultrapassam o máximo recomendado pela OMS.