O paciente que usa sais biliares pode se beneficiar muito na sua digestão e absorção destas vitaminas, mas não existe indicação formal para todos os pacientes usarem, sendo mais indicado para aqueles que desenvolvem síndrome pós colecistectomia.
No duodeno, os sais biliares assumem a função de solubilizar a gordura ingerida, bem como as vitaminas lipossolúveis, facilitando assim sua digestão e absorção posterior. Eles ainda estimulam o intestino grosso a segregar água e outros sais, favorecendo sua absorção na etapa final do processo digestivo.
Em casos onde a #bile não é suficiente para digerir #gordura , pode-se verificar isso através de exames que medem a gordura nas fezes. Apenas 20% dos pacientes necessitam da reposição de sais biliares. Essa reposição deve ser feita com cápsulas gastro-resistentes para evitar irritação no estômago.
Casos a reposição de Sais Biliares é indicada: Permitir a digestão e absorção de gorduras e nutrientes; Suplementação fundamental para pessoas que retiraram a vesícula (colecistectomia);
Cirurgia de Vesícula: Quem Precisa Repor Sais Biliares? | Dr Juliano Teles
Quem tirou a vesícula tem que tomar algum suplemento?
Gostaria de saber se quando se retira a vesícula haá necessidade de suplementos? Olá! Não é necessário, já que o corpo continua produzindo bile. Em casos nos quais o paciente apresenta sintomas, ele deve buscar uma avaliação profissional e podem ser prescritos suplementos.
De maneira geral, não há indicação de reposição de sais biliares por via oral após a colecistectomia. A bile segue sendo produzida pelo fígado em volume semelhante, auxiliando na absorção dos componentes dos alimentos ingeridos. A vesícula biliar tem um papel de "armazenagem" de bile.
Qual o melhor suplemento para quem não tem vesícula?
Detalhes. Os Sais Biliares, cujo suplemento também é conhecido por Ox Bile, atuam solubilizando a gordura ingerida e as vitaminas lipossolúveis, facilitando sua digestão e absorção pelo organismo. Indicado para pessoas com dificuldades em digerir gorduras, principalmente aquelas que retiraram a vesícula biliar.
Normalmente não há indicação de utilizar remédios cronicamente após a retirada da vesícula. O que se deve evitar, principalmente nos primeiros dias, é a alimentação rica em gordura. O principal é que seu caso deve ser avaliado por um médico competente de sua confiança.
A Ox Bile é recomendada para melhorar a digestão de gorduras quando há alguma redução na quantidade de sais biliares. Essa condição pode acontecer no caso de retirada da vesícula, presença de algum bloqueio no fluxo biliar ou na insuficiência pancreática.
Quem retirou a vesícula pode ter problema no fígado?
A retirada da vesícula pode aumentar o risco de problemas no fígado, pois há um aumento na circulação hepática dos ácidos biliares. As doenças hepáticas mais comuns após retirar a vesícula são: Esteatose hepática (gordura no fígado) não-alcoólica; Cirrose.
Ox bile, ou bile bovina, é uma forma de bile obtida de bovinos que pode ser utilizada como suplemento dietético em algumas circunstâncias, como no caso de pacientes que tiveram a vesícula biliar removida. A vesícula biliar armazena e libera bile em resposta à ingestão de alimentos, especialmente alimentos gordurosos.
Sendo a vesícula retirada, o corpo perde transitoriamente essa capacidade ideal de digestão. Quando um alimento gorduroso passa pelo duodeno sem ter sido misturado adequadamente com a bile, ele pode causar distensão abdominal, gases e até diarreia.
Com a ausência da vesícula, o paciente passa a ter mais dificuldade de absorver ácidos graxos essenciais para o funcionamento do nosso organismo, como o ômega 3. A manutenção de uma dieta rica em alimentos com este nutriente pode ser necessária, bem como o consumo de uma enzima digestiva chamada lipase.
A maior quantidade de ácidos biliares secundários leva à maior produção de mucina que diminui o risco de pólipos intestinais e câncer de cólon. Por isso, o consumo de frutas, verduras, castanhas, cereais (arroz integral, quinoa, aveia), leguminosas é tão importante.
É recomendado o uso de 300mg antes de cada refeição. Não há reações adversas relatadas. Não há contraindicações relatadas. Não há interações medicamentosas relatadas.
Após a cirurgia de retirada da vesícula é importante evitar alimentos com alto teor de gordura, como carnes vermelhas, bacon, fígado, moela, coração, salsicha, linguiça, presunto, leite e derivados com alto teor de gorduras, chocolate, abacate, coco, amendoim, sorvete, bolos, bolachas, pizza e frituras em geral.
Quais são os efeitos colaterais dos sais biliares?
A grande desvantagem da suplementação dos sais biliares é o excesso de efeitos colaterais. As queixas mais comuns são de queimação estomacal, principalmente quem tem refluxo duodeno gástrico, causando gastrite alcalina.
No entanto, a bile não deixará de ser produzida, já que quem é responsável por esta função é o fígado. Logo, o fígado estar saudável é de extrema importância para aqueles que vão realizar o procedimento. Se está tudo ok com o fígado, a produção da bile continuará acontecendo.