O médico responsável pelo tratamento é o líder da equipe e tem responsabilidade sobre todas as decisões que afetam o cuidado de uma pessoa, incluindo diagnóstico, tratamentos e supervisão do restante da equipe.
GESTÃO HOSPITALAR - HOSPITAIS: CLASSIFICAÇÃO, FINANCIAMENTO, REGULAÇÃO E FINALIDADE
Quem é responsável pelo hospital?
O diretor hospitalar é responsável por gerir a equipe médica e garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. Ele é o principal elo entre os médicos e a administração hospitalar, sendo responsável por coordenar e supervisionar a assistência médica prestada pela instituição.
Conforme o artigo 37, § 6º Constituição Federal, as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, sendo assegurado o direito de regresso.
Para que a equipe médica desenvolva seu trabalho, as condições adequadas de segurança no Serviço Hospitalar de Urgência e Emergência são de responsabilidade do diretor clínico, diretor técnico e da direção administrativa do hospital.
Além da mediação de conflitos para demandas de natureza assistencial, a ANS implementou, em 19/3/2014, a mediação também para o tratamento de queixas não assistenciais, tais como cobranças indevidas e rescisão de contratos.
É um órgão governamental vinculado ao Ministério da Saúde, responsável pela regulamentação, controle e fiscalização das atividades relativas à saúde privada no Brasil.
Engloba a atenção primária, média e alta complexidade, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológicas, sanitária, ambiental e assistência farmacêutica.
Essa agência atua em todo o território nacional e o seu objetivo é defender o interesse público sobre a assistência suplementar à saúde em nosso país. Logo, ela trabalha junto às Operadoras e aos beneficiários dos planos, observando e fazendo valer direitos e obrigações de ambas as partes.
O gestor hospitalar é responsável por planejar, organizar e controlar todo o funcionamento de uma instituição da área da saúde. O profissional que atua nessa área como gestor da saúde pode trabalhar tanto em instituições públicas quanto privadas, podendo até empreender e gerenciar o próprio negócio no ramo da saúde.
CEO significa Chief Executive Officer ou diretor-executivo ou diretora-executiva. É o termo utilizado para definir a pessoa por trás da direção geral ou presidência da empresa, estando no topo da hierarquia empresarial. O trabalho do CEO envolve tomar decisões sobre todos os níveis da organização.
A estrutura hierárquica do hospital é regida por cinco diretorias: Direção Geral, Direção Administrativa, Direção Técnica, Direção de Enfermagem, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão. Três diretorias, exceto a direção administrativa, são compostas por um diretor e um adjunto.
1. Quem é responsável pela fiscalização dos hospitais particulares no Brasil? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o principal órgão responsável pela fiscalização sanitária dos hospitais particulares, em colaboração com vigilâncias sanitárias estaduais e municipais.
º Enfermeiros e outros profissionais multidisciplinares são subordinados hierarquicamente ao diretor técnico do estabelecimento, cargo que deve ser assumido por um médico.
Atualmente, o município de São Paulo é responsável pela regulação de acesso às vagas para os pacientes em sistema de urgência a emergência de todos os hospitais localizados na cidade. Quer sejam eles estaduais ou municipais.