Contudo, atribui-se a Jean-Jacques Rousseau o título de “pai da pedagogia moderna” e a Johann Friedrich Herbart o título de “pai da pedagogia tradicional.
1. Paulo Freire. Paulo Freire é considerado um dos maiores educadores que já existiram. Com seu método de alfabetização de adultos, acreditava que a função dos professores era conscientizar seus alunos acerca da sua própria condição de vida, para assim libertá-los da opressão.
Entre eles, Paulo Freire e sua pedagogia crítica que enfatiza a conscientização e a libertação; Maria Montessori, pioneira da educação infantil que introduziu o conceito de auto-educação; e Jean Piaget, que revolucionou nossa compreensão sobre o desenvolvimento cognitivo infantil com sua teoria de estágios de ...
Surgida no século XVII, a Pedagogia teve como um dos principais iniciadores, o monge João Comênio (Amós Comenius). Comenius foi o criador da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII.
Pedagogia do Oprimido - Entrevista com Paulo Freire
Quem foi o criador da pedagogia moderna?
Conheça Jean-Jacques Rousseau, o 'pai da pedagogia moderna', e mergulhe no fascinante mundo de suas ideias revolucionárias. Neste artigo, apresentaremos a vida e o legado desse importante filósofo, destacando sua influência na educação e na formação de crianças.
1. Paulo Freire. Paulo Freire (1921-1997) foi um pedagogo, filósofo e escritor que ficou conhecido mundialmente pelas contribuições na área da Educação e por seu método de alfabetização de adultos.
O termo pedagogia surgiu na Grécia. Segundo Jaeger (1986), a origem da problemática pedagógica também seria grega, com origem nos sofistas, que teriam trazido ao plano das ideias, da sua elaboração consciente, o fazer da educação. Roma incorporou o termo e a problemática pedagógica.
Neste ano, mais de sete mil professores, de 130 países, se inscreveram na "Global Teacher Prize", que oferece US$ 1 milhão - cerca de R$ 5 milhões - ao professor vencedor. Nesta edição de 2023, a educadora Riffat Arif, também conhecida como Sister Zeph, foi eleita a vencedora.
Paulo Freire afirma, em sua obra Pedagogia da autonomia, que ensinar exige segurança e competência profissional, assim como rigorosidade metódica, tanto no estímulo da capacidade crítica do aluno, quanto no ensino de conteúdos e atitudes éticas.
Ele defende uma educação que incentive a criticidade do aluno, indo além do português e da matemática. Suas ideias também possuem ligações com o pensamento marxista e críticas ao capitalismo.
Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.
Ainda para esse pensador, a pedagogia progressista tem se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos, que acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto com as realidades ...
As tendências pedagógicas atuais apontam a necessidade de uma educação personalizada e adaptada às necessidades individuais dos alunos. Além de muitas delas serem baseadas na metodologia ativa, visando formar alunos responsáveis, críticos e proativos!
1. Paulo Freire. Paulo Freire é um dos maiores pensadores da área educacional sendo referência para pedagogia mundial. Nascido em Recife em 1921, ele viveu durante a Ditadura Militar e teve sua obra censurada e banida do Brasil.
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
Segundo Aristóteles, a educação é fundamental, uma vez que desenvolve a segurança e a saúde do Estado. Assim, a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz.