Comenta-se que ele transforma em ouro tudo o que toca: o empresário KondZilla, dono do canal no YouTube mais popular da América Latina, revolucionou a cena do funk brasileiro com seus videoclipes e se tornou uma referência do gênero no mundo digital.
A alteração mais característica do funk, na década de 70, foi feita por George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic. Tratava-se de um funk mais pesado, influenciado pela psicodelia, dando origem ao subgênero chamado P-Funk. Nesse período surgiram renomadas bandas como B.T.
O funk se popularizou em festas, academias, programas de televisão e em todos os cantos possíveis. E todo esse alvoroço foi causado pela produtora Furacão 2000, responsável pelos maiores sucessos da época e pela propagação do funk no Brasil.
Conhecido pelas frases de efeito e por ser polígamo, Wagner Domingues Costa, seu nome de batismo, deixa três esposas, 32 filhos e quatro netos. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do rei do funk.
Comenta-se que ele transforma em ouro tudo o que toca: o empresário KondZilla, dono do canal no YouTube mais popular da América Latina, revolucionou a cena do funk brasileiro com seus videoclipes e se tornou uma referência do gênero no mundo digital.
Ranking com Alok no topo e Anitta em 2º é dominado pelo phonk brasileiro, estilo mais exportado pelo país no Spotify. Três dos cinco artistas brasileiros mais ouvidos pelos gringos no Spotify em 2023 são funkeiros.
Cria de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, o cantor já levou o funk para o mundo, conquistou o coração de Cardi B e cada vez mais cresce em popularidade nacional e internacionalmente. Para celebrar o ano bombástico, a Tangerina bateu um papo com Kevin O Chris sobre sua trajetória e planos futuros.
Entre os funks mais famosos da Furacão 2000, o Rap do Solitário, do MC Marcinho, marcou uma geração. Muito tocada nas rádios, o funk melody do MC carioca foi a primeira música composta de sua carreira. Ao lado de nomes como Cidinho & Doca, Márcio e Goró, Mr.
Além disso, o movimento é reconhecido também como manifestação cultural desde 2018 pela Câmara dos Deputados. Quando a imprensa foi descobrindo o funk, ele começou a se espalhar por todo o país. Trata-se da popularização de um movimento que, até então, era produzido na periferia e para a periferia.
Para as comunidades, o funk é uma maneira de expor as vivências do cotidiano. Ao mesmo tempo em que o funk é visto como uma forma de manifestação cultural, pode também ser responsável pela inserção dos jovens no meio artístico e no ativismo social.
Os primeiros bailes aconteciam na zona sul do Rio de Janeiro. No fim da década de 1980, DJ Malboro incluiu a bateria eletrônica ao ritmo. Não demorou muito para o funk conquistar espaços, ocupar territórios. O som batizado como “das favelas” ganhou o mundo.
Outro grande preconceito enfrentado pelo Funk é a hipersexualização e objeti cação das mulheres nas letras. De fato, isso existe. Inclusive, o Funk ''Surubinha de leve'' do MC Diguinho foi fortemente criticado e penalizado pela clara alusão ao estupro.
O Funk é um estilo muito em alta atualmente, ele abrange várias temáticas, porém geralmente transmitem sentimentos de descontração, por isso é tão popular. O Pagode, apesar de ser igualmente descontraído, ele tende a retratar os assuntos amorosos, seja de decepção ou de alegria.
Nesse contexto, o funk, como produto cultural, determina o modo de ser jovem, reforça valores, envolve-o nas representações identitárias, ligadas a um desejo simultâneo de autoafirmação, de liberdade, de inclusão e de resistência.
Na década de 1990 e início dos anos 2000, o funk passou por uma grande explosão de popularidade, com diversos artistas e grupos produzindo sucessos que se tornaram verdadeiros hinos da cultura popular brasileira.
O funk (pronúncia: [fânc]) é um gênero musical que se originou em comunidades afro-americanas em meados da década de 1960, quando músicos afro-americanos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante através da mistura de soul, jazz e rhythm and blues.
Fernando Luís Mattos da Matta, conhecido como DJ Marlboro, foi o principal responsável por fazer o gênero se tornar o que é hoje. Ele quem introduziu a bateria eletrônica no gênero musical, recurso esse que perdura até os dias atuais. No final da década de 1980, o DJ lança seu primeiro disco, intitulado “Funk Brasil”.
Desde 1980 os bailes de favela giram a economia nas quebradas e são pontos de cultura para jovens periféricos. Uma festa de rua, democrática, presente nas quebradas e favelas. É assim que o baile funk faz seu papel de divulgar a sonoridade da bateria eletrônica que se espalhou pelo mundo na década de 1980.
MC Don Juan é o mc com o maior número de ouvintes mensais no Spotify no início de março com mais de 8,6 milhões, seguido por MC Ryan SP, MC Pedrinho, MC Davi e Menor MC fechando o top 5. MC Hariel, MC Levin, MC Kevin o Chris, MC Kevinho, MC Teteu, MC Topre e MC Marks completam a lista.
Os cinco MCs mais ricos do Brasil, em primeiro lugar temos Nego do Borel, o cantor, compositor e ator. conhecido por seu estilo irreverente. e suas letras engraçadas, conquistou uma legião de fãs. e também uma grande fortuna ao longo da sua carreira.
Não é a primeira vez que o paulista quebra um recorde na plataforma de música. No final de 2022, Mc Ryan SP se tornou o primeiro MC a alcançar 10 milhões de ouvintes mensais em seu perfil oficial.