Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
O Marketing nasceu com a revolução industrial, quando a fabricação de produtos passou a ser feita em grande escala, aumentando as opções dos clientes. Isso deu origem a necessidade das empresas conquistarem melhor o seu público-alvo para convencê-los de que aquele produto era melhor que outro.
Como o marketing revolucionou o mercado de consumo?
Desde seu surgimento como ciência, o marketing provocou verdadeira revolução ao compreender os gatilhos humanos que levam as pessoas a consumir. Esses gatilhos estão ligados ao desejos e necessidade das pessoas.
O marketing chegou ao Brasil em 1954, por meio da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde se tornou conhecido no mercado empresarial e era utilizado pelos empresários, nem sempre de maneira adequada, como uma ferramenta de publicidade.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça).
Kotler (2000, p. 27) afirma que “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Esse conceito surgiu nos anos 1970, quando os estudiosos Philip Kotler e Gerald Zaltman observaram que as premissas do Marketing tradicional, que busca vender produtos e serviços, também poderiam ser aproveitadas na promoção de causas sociais.
Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM. Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros.
Quem é o fundador do marketing digital? Considerado o pai do Marketing Moderno, Philip Kotler foi um dos primeiros a falar sobre o futuro da comunicação. O professor fez uma análise da evolução do Marketing e definiu as diretrizes para o processo digital.
O termo marketing nasceu por volta dos anos 50 também, e chegou no Brasil por meio do professor Karl A. Boedecker, da Fundação Getúlio Vargas. Desde então o marketing vem evoluindo, por meio de estudos e especialistas publicando livros que relatam detalhes da técnica.
Por que Philip Kotler é considerado pai do marketing? Philip Kotler, renomado como o pai do marketing moderno, desenvolveu uma metodologia robusta para pesquisa de mercado que revolucionou a maneira como as empresas coletam e analisam dados dos consumidores.
O autor, que ficou conhecido como o pai do marketing, escreveu mais de 90 livros sobre o tema. Mas não só isso: ele moldou e qualificou os estudos do marketing aplicado ao mercado. Foi quem definiu as principais tendências do segmento.
Borden em 1949. Em 1967, Philip Kotler, conhecido como “pai do marketing”, lançou o livro “Administração de Marketing” em coautoria com o professor Kevin Lane Keller. Kotler introduziu conceitos fundamentais como segmentação de mercado, estudo de comportamento do consumidor e posicionamento das marcas.
A origem do marketing como conceito não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
O marketing tradicional dependia das mídias impressas, dos anúncios televisivos e do rádio, enquanto que agora existe uma gama de novas ferramentas e plataformas digitais para alcançar audiências. Estas ferramentas incluem websites, meios de comunicação social, conteúdos de vídeo, plataformas de marketing e muito mais.
Os precursores do Marketing surgiram em meados dos anos 1940, no qual os primeiros estudos foram elaborados por Walter Dill Scott, e William J. Reilly, no entanto, cada um abordava de uma maneira diferente. Walter Dill Scott, tratava de assuntos da aplicação da psicologia na propaganda e o de William J.
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Ele define, dimensiona e quantifica o tamanho do mercado identificado e do lucro potencial.
Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes.