Quem são as pessoas que não têm acesso à internet?
Ainda segundo o levantamento, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas negras são os maiores percentuais sem acesso à internet no país. Outros grupos excluídos digitalmente são as pessoas que estudaram até o ensino fundamental e as classes D e E.
Um levantamento da TIC Domicílios de 2022 mostra que 36 milhões de brasileiros não tiveram acesso à internet no ano passado. O número apresentou crescimento tímido em relação a 2021, quando 35,5 milhões de pessoas declaram não usar a rede.
15 milhões de domicílios não tem acesso a internet e o principal motivo é por ser muito caro (28%). Cerca de 26% consideram ter falta de habilidade, 16% falta de interesse e 7% falta de necessidade.
Segundo a TIC Domicílios, grupo representa 19% da população com 10 anos ou mais no país. Estudo também aponta que uma em cada três pessoas das classes D e E não usaram a rede no ano passado. Cerca de 36 milhões de pessoas não acessaram a internet no Brasil em 2022.
Estudo divulgado nesta quinta-feira (16) revela que o percentual de residências conectadas à internet no Brasil passou de 80% para 84% entre 2022 e 2023. O índice se mantinha estável desde 2020.
Desconectados: 36 milhões de pessoas não tem acesso à Internet no Brasil
Quem são as pessoas que não têm acesso à internet no Brasil?
Pessoas negras, com 60 anos ou mais e pertencentes às classes D e E são os grupos mais excluídos digitalmente. No Brasil, 36 milhões de pessoas não têm acesso à internet, o dado é da pesquisa TIC Domicílios de 2022.
Quantas pessoas não têm acesso à internet no Brasil 2023?
Perfil médio é homem, com mais de 60 anos, mora em área urbana, tem até o ensino fundamental e se autodeclarou preto ou pardo. Nos últimos 3 meses, 29 milhões de brasileiros não teve acesso à internet.
Quantas pessoas não têm acesso à internet em 2023?
Cerca de 5,4 bilhões de pessoas estão conectadas, representando 67% da população mundial. Um terço da população mundial continua sem acesso à Internet em 2023, embora o número de pessoas conectadas nunca tenha sido tão alto, segundo as últimas estatísticas da ONU publicadas nesta terça-feira (12).
Quantos jovens não têm acesso à internet no Brasil?
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2021, 7,28 milhões de famílias ainda permaneciam sem conexão de internet em casa. Isso representa cerca de 28 milhões de brasileiros acima dos 10 anos de Idade.
Quais desvantagens tem as pessoas que não têm acesso à internet?
“Já podemos notar que aqueles que estão sem acesso à rede são duplamente prejudicados durante a pandemia, pois não possuem uma ferramenta que os permita manter contato com outras pessoas de maneira fácil e barata, principalmente quando confinados em casa”, aponta.
As causas podem ir desde o alto preço dos dispositivos mencionados à falta de conhecimentos sobre seu uso ou ao déficit de infraestruturas para seu acesso.
Por que as pessoas mais pobres enfrentam dificuldades para ter acesso à internet?
Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas de baixa renda têm dificuldades em acessar a internet é o alto custo dos serviços e equipamentos. Embora exista uma grande variedade de serviços de internet disponíveis, os preços são frequentemente muito caros para as pessoas.
Quantas pessoas não têm acesso à internet no Brasil IBGE?
Por que 46 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet? De acordo com uma pesquisa feita em 2018 pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), um em cada quatro brasileiros ainda não possui acesso à internet. O levantamento indica que as áreas rurais são as principais regiões afetadas.
Quantos por cento dos brasileiros não têm acesso à internet?
Pelo menos 36 milhões de brasileiros, ou 20% da população, vivem sem acesso à internet no país. Esse montante que ainda se encontra fora do mundo digital, faz parte da pesquisa TIC Domicílios 2022, lançada nesta terça-feira (16) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
Quais motivos justificam a desigualdade em relação ao uso da internet no Brasil?
A desigualdade digital decorre do fato de as pessoas terem diferentes níveis de acesso à internet, equipamentos como telefones celulares e computadores, bem como diferentes habilidades para acessar e usar a internet e equipamentos.
Segundo o levantamento TIC Domicílios 2023, índice chega a quase 100% entre os mais ricos e fica em 69% nas classes D e E. 16% dos domicílios compartilham conexão com vizinhos. O uso de internet aumentou no Brasil em 2023: 84% da população brasileira (ou 156 milhões de pessoas) acessaram a rede.
A pesquisa sobre uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros, a TIC Domicílios 2023, aponta que 84% da população tem acesso à internet em casa.
O que as pessoas mais pesquisam na internet em 2023?
A categoria de notícias em 2023 foi dominada pela crua realidade do conflito Israel-Palestina. Globalmente, as buscas por informações sobre a guerra em Israel e Gaza lideraram as tendências.
Segundo estudo do Instituto Locomotiva e da consultoria PwC, 71% da população com mais de 16 anos não consegue usar a internet todos os dias. Grupo é formado principalmente por pessoas negras, que estão nas classes C, D e E, e que são menos escolarizadas.
Destaques. A proporção de pessoas com 10 anos ou mais de idade que utilizaram a Internet no país passou de 84,7% em 2021 para 87,2% em 2022. O percentual de idosos (60 anos ou mais) que utilizam a Internet subiu de 24,7% em 2016 para 62,1% em 2022.
Em 2008, apenas 5,7% dos brasileiros com mais de 60 anos acessavam a internet. Em 2013, essa fatia mais que dobrou, chegando a 12,6%, segundo o órgão. Apesar disso, o percentual continua sendo o menor entre todas as faixas etárias, enquanto a maior frequência ocorre nos jovens de 15 a 17 anos (75,7%).
Cientistas alertam que o mundo pode ficar sem internet em 2024. Segundo o professor e cientista Peter Becker, a internet e os sistemas de comunicação via satélite e de geolocalização (GPS) deixarão de funcionar por meses, e as redes elétricas sofrerão panes constantes.
Como a desigualdade social afeta o acesso à internet?
Os mais pobres, em maioria negros, chegam a ficar desconectados metade do mês. Quase 34 milhões de brasileiros nunca acessam a internet; a maioria deles das classes C, D e E. Quase 87 milhões não conseguem se conectar todos os dias. Seis em cada dez só entram na rede com telefones celulares.