Pessoas carismáticas têm a capacidade de perceber e interpretar as emoções dos outros, possibilitando a formação de conexões emocionais. Elas prestam atenção em suas inseguranças, medos e sonhos. Desse modo, conseguem fazer os demais se sentirem como se fossem especiais e únicos.
Os "cristãos carismáticos" estão em quase todas as denominações eclesiásticas, ainda que alguns tenham formado as suas próprias denominações, eles são conhecidos como cristãos de fogo, por causa de seu principal aspecto de vida.
A RCC, em fidelidade à Igreja, prega que o pecado — ação contrária à vontade de Deus — é a fonte de todos os males existentes na sociedade. Ganância, egoísmo, soberba, vícios, mau uso da liberdade etc., seriam consequências do pecado do homem.
O carisma é a qualidade de personalidade que destaca as pessoas a exercerem espontaneamente atitudes de líderes. Exatamente! As pessoas carismáticas sabem como motivar uma equipe contagiando aqueles que estão ao seu redor.
As celebrações carismáticas e pentecostais são barulhentas, permitem a expressão dos fiéis e adotam a música como uma das principais formas de louvor a Deus. Os anos de 1998 e 1999 marcaram a entrada dos católicos no terreno dos megaeventos religiosos, já adotados pelos evangélicos pentecostais.
The Church | Tradicionais × Carismáticos | Profº Felipe Aquino
Qual a diferença entre a Igreja Católica e a carismática?
A Igreja Apostólica Carismática é uma Igreja que apresenta várias diferenças em comparação a Igreja Apostólica Roamana. A Igreja Carismática, não tem os 7 (sete) sacramentos que a Apostólica Romana e o Papa não é o lider supremo da Igreja. No caso da Igreja Carismática, a confissão não é um sacramanto.
Essas habilidades, muitas vezes chamadas de "dons carismáticos", são a palavra de sabedoria, o aumento da fé, os dons de cura, o dom de milagres, a profecia, o discernimento de espíritos, os tipos de línguas e a interpretação de línguas.
A disciplina de Teologia Carismática buscará desenvolver no estudante uma compreensão a respeito do movimento de renovação espiritual na história da igreja e particularmente na Igreja Anglicana, trazendo uma reflexão bíblica acerca dos dons e manifestações do Espírito.
A espiritualidade carismática promove uma vida de oração
Uma vez que Ele nos ensina a orar lembrando-nos Cristo, como orar-Lhe a Ele próprio? A Igreja convida-nos, pois, a implorar cada dia o Espírito Santo, especialmente no princípio e no fim de qualquer ato importante” (CIC 2670).
Carisma é um dom dado, em vista do bem comum (1 Cor 12,7). Este dom é dado a “um” ou a “alguns” em particular, não a todos do mesmo modo, coisa que o destinge da graça santificante, das virtudes teológicas e dos sacramentos, que são idênticos e comum a todos.
A diferença dos carismáticos com os pentecostais é: Primeiro que eles se renovam e permanecem nas suas próprias congregações, enquanto os pentecostais históricos dividiam as igrejas.
A Renovação Carismática Católica segue uma espiritualidade própria, baseada na experiência de Deus, através do batismo no Espírito Santo e no uso dos carismas em benefício de todos os fiéis. Objetivos: Seu objetivo principal é atrair os católicos não praticantes, mostrar a eles a grande riqueza que é a nossa Igreja.
Mas o comportamento dos membros do movimento em relação ao uso desses dons, em excessivo o de falar em línguas, de louvor e do modo de se comportarem como um movimento excepcional a Igreja, fizeram com que alguns membros da própria Igreja fossem contra a eles.
O movimento carismático se concentra na necessidade de fazer amadurecer a conversão pessoal para Jesus Cristo como Senhor; evidencia as exigências do Evangelho para todos os cristãos para um constante discipulado.
Com mais de 30 anos, a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA CARISMÁTICA, foi fundada pelo Bispo Primaz Dom Euclides Nunes (In Memoriam), sendo o seu primeiro presidente, o qual tinha em seu coração que o Brasil precisava de uma Igreja com inspiração total no ministério terreno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e seus ...
Um líder carismático é aquele que consegue motivar os seus liderados, transmitindo confiança, entusiasmo e visão. Esse tipo de liderança é capaz de gerar resultados extraordinários, pois estimula o engajamento, a produtividade e a inovação no ambiente de trabalho.
"Pessoas carismáticas são boas em ouvir e se comunicar com os outros, e isso vai bem além de só falar. É necessário entender e respeitar o espaço e o tempo dos outros. Eles não falam além do necessário com quem não gosta de ouvir muito e eles não se atrasam com quem não tolera atrasos.
Pessoas carismáticas têm a capacidade de perceber e interpretar as emoções dos outros, possibilitando a formação de conexões emocionais. Elas prestam atenção em suas inseguranças, medos e sonhos. Desse modo, conseguem fazer os demais se sentirem como se fossem especiais e únicos.
O segredo das pessoas carismáticas inclui comportamentos como ter empatia, agir com naturalidade, evitar julgamentos, saber se comunicar, admitir os próprios erros, entre outros. Quanto maior o poder do carisma que alguém tem, mais chances de despertar o interesse, o respeito e a influência positiva sobre os outros.
Qual a diferença entre católico carismático e tradicional?
Conclusão. Enquanto o catolicismo tradicional enfatiza a continuidade, a liturgia formal e a adesão às práticas históricas da Igreja, o movimento carismático católico foca na renovação espiritual através da experiência direta com o Espírito Santo, expressão emocional na adoração e na utilização dos dons carismáticos.
Um dos principais líderes da Renovação Carismática nos Estados Unidos foi o padre jesuíta Thomas Forrest que, ainda nos anos 1970, organizou grandes eventos do Movimento Carismático voltados principalmente para a cura divina: seu grupo de apoio sempre teve membros de igrejas protestantes e ainda hoje o Pe.
Os carismáticos ensinam que crer em Jesus Cristo não é o bastante para a vida cristã plena. Eles crêem que uma segunda obra da graça (o batismo no Espírito Santo) é necessária para a plenitude espiritual.
“Os católicos carismáticos estão falando sobre uma redescoberta de Maria, dos sacramentos, do rosário, dos santos e de outras crenças e práticas tradicionais”, escreveu um colaborador da revista católica New Covenant, em 1970. À primeira vista, esta renascença da tradição da Igreja parece contraintuitiva.
Os Carismas do Espírito, concedidos a todos por ocasião do Batismo e intensificados no Crisma, também são chamados de dons do Espírito Santo. Ele nos capacita com estes dons para servirmos à Igreja de Cristo, através dos irmãos. Os carismas são, portanto, dons de poder para o serviço da comunidade cristã.