A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Estes são todos aqueles que o Pai escolheu em Cristo desde antes da fundação do mundo para serem santos e irrepreensíveis perante Ele (Ef 1.4). Somente estes escolhidos constituirão a comitiva dos redimidos quando Cristo retornar em glória.
São eles: Simão (Pedro), André, Tiago maior (filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago menor (filho de Alfeu), Tadeu (Judas), Simão (o zelote) e Judas Iscariotes (o traidor de Jesus). Eles acompanharam Jesus durante toda sua jornada na Terra e foram chamados para pregar o Evangelho em todo mundo.
São muitos os que se perguntam por que Deus escolheu Israel para ser seu povo especial ao longo da história. O Senhor mostrou favor para com o povo judeu, em parte por causa da fé de Abraão, o patriarca fundador dessa nação.
Caio, o que Jesus quis dizer com "Muitos são chamados, mas poucos escolhidos"?
Quem é o povo escolhido por Deus?
Israel como o povo eleito de Deus.
O apóstolo observa que nem todo descendente de Israel faz parte de Israel, ou seja, do povo originalmente eleito para ser o povo exclusivo e santo de Deus, por isso os planos para Israel não foram frustrados (v.
E ser escolhido por Deus é um dos maiores milagres que alguém pode receber. “O Senhor Jesus disse que muitos seriam chamados, mas poucos seriam escolhidos, e o escolhido é aquele que ouve a Palavra de Deus, que teme a Deus.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Enviou Moisés, seu servo, e Arão, a quem escolhera. O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom. Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel.
Ao escolher os doze Jesus tem também a intenção de mostrar que o novo povo de Deus não surge do nada, mas tem suas origens nas fileiras dos filhos de Abraão, pai dá fé, que iniciou um povo que depois formou as doze tribos de Israel.
Era uma proximidade palpável (aquele que nossas mãos tocaram). João pegava toda a mensagem de Jesus como que através do contato pessoal. É ele que vai falar tanto do amor. Ele viu este amor em Jesus, conheceu Jesus como o Amor do Pai, comunhão com o Pai.
Acreditam que representam todos os do povo de Deus durante toda a história bíblica. Outros ensinam que os números 12.000 e 144.000 são números literais sendo que alguns crêem que os 144.000 são pessoas descendentes de Jaco(chamado também Israel na Bíblia) e que terão um papel específico na escatologia do mundo.
Se você ama o louvor, se você ama a palavra, se você ama a adoração, se você ama comunhão com os filhos de Deus, é uma grande evidência de que você foi escolhido. Então, meu querido, ao invés de você perder o seu tempo preocupado. se o senhor vai te aceitar, alegre se nele e compartilhe da sua fé.
Ser escolhido por Deus significa ser separado por Ele para cumprir um propósito específico. Deus, em sua infinita sabedoria e amor, escolhe indivíduos para realizar Sua obra na terra. Essa escolha não se baseia em méritos humanos, mas na graça e misericórdia divinas.
Jesus escolheu doze Apóstolos para liderar Sua Igreja. Ele orou a noite toda para poder escolher os homens certos. Na manhã seguinte, ordenou doze homens, dando-lhes o sacerdócio e a autoridade para serem Apóstolos.
Durante esse período teve que estudar, frequentar a sinagoga para receber a catequese, os ensinamentos vindos de seus pais. Ele conviveu com Sua família, trabalhou na carpintaria, aprendeu a ler e escrever.
Qual foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus?
Particularmente no Evangelho de Marcos, o começo do ministério de Jesus e o chamado dos primeiros discípulos são eventos inseparáveis. O chamado de Pedro e André.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Deus não tem favoritos — Ele ama todos os Seus filhos com perfeito amor —, mas ser escolhido significa que também O escolhemos. Somos escolhidos porque escolhemos permitir que Ele prevaleça em nossa vida acima de tudo. Somos escolhidos porque escolhemos permitir que Ele prevaleça em nossa vida acima de tudo.
Em resumo, todos os que são chamados por Deus têm a oportunidade de se tornarem escolhidos, mas apenas aqueles que aceitam o convite e vivem de acordo com os ensinamentos de Jesus são considerados escolhidos. Refere-se a um pedido, convite ou solicitação para que alguém atenda ou realice uma tarefa específica.
Onde a Bíblia diz que Deus capacita os escolhidos?
É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.
Pois Deus os escolheu como os primeiros a serem salvos pelo poder do Espírito Santo e pela fé que vocês têm na verdade, a fim de tornar vocês o seu povo dedicado a ele.
A Bíblia mostra-nos que quando Deus chama uma pessoa e faz uma aliança com alguns, o critério é sempre este: escolhe alguém para alcançar outros, este é o critério de Deus, da chamada de Deus. Todos os amigos do Senhor experimentaram a beleza, mas também a responsabilidade e o peso de ser “escolhidos” por Ele.