É conhecido por ser um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia e sai em busca de vítimas para poder alimentar-se do sangue delas, ou simplesmente matá-las. Essa lenda é conhecida mundialmente, e aqui no Brasil existem inúmeras variações regionais dela.
O lobisomem era conhecido na Grécia como licantropo e, em Roma, ficou conhecido como versipélio – embora esse nome fosse usado para o homem que era capaz de transformar-se em qualquer animal.
Acredita-se geralmente que ele será um lobisomem, lobizón ou lobisomem. Entretanto, aplica-se apenas ao sétimo filho, então, o sétimo filho do sétimo filho, resultaria em um lobisomem filho de um lobisomem.
O lobo-guará melânico, como diz o próprio nome, se diferencia do lobo-guará comum por possuir a pelagem escura. O animal é tão raro que existem poucos registros dele. Há quem o chame de lobisomem da vida real.
A ferramenta mais conhecida para combater um lobisomem é a bala de prata. Uma das lendas do lobisomem afirma ser possível matá-lo com uma bala de prata na altura do coração.
O lobisomem da cultura pop viveria cerca de 45-80 anos se comesse sempre que necessário. Se eles mantivessem uma boa dieta, eles poderiam viver até 120 anos, eu acho.
Na forma Glabro, a forma quase humana, um lobisomem pode ter até 2,25 metros de altura e 180 kg. Na forma Hispo, a forma de lobo feroz, você tem 1,2 a 1,8 metros de altura (nos ombros) e até 360 kg. Agora, adicione o mérito Tamanho Gigante e sua forma Homid chega a 2,1 metros / 180 kg.
Somente o fogo, a prata e os dentes ou as garras de outras criaturas sobrenaturais (como os fomorianos) são capazes de ferir permanentemente um lobisomem — e um lobisomem consegue cicatrizar até mesmo esses ferimentos como um ser humano normal.
Apesar de variações locais, alguns elementos são comuns. A transformação ocorre depois que o indivíduo é amaldiçoado, atacado por um lobo ou lobisomem ou passa por um ritual (como beber uma poção ou vestir a pele de um lobo). Na maioria das narrativas, ao voltar à forma humana, ele se torna fraco e deprimido.
O lobisomem tem os sentidos da visão, olfato, tato, paladar e audição semelhantes aos de um lobo real. Ele pode ver parte do espectro infravermelho e, assim, detectar as assinaturas de calor de objetos ou pessoas em escuridão total.
Nas lendas, ele se alimenta de sangue e por essa razão, o ser causa tanto medo. Para se matar um lobisomem é preciso utilizar um objeto de prata. Em algumas histórias, o fogo também mata o ser.
Diz a lenda que quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Também o será, o filho de mulher amancebada com um Padre. Sempre pálido, magro e orelhas compridas, o menino nasce normal. Porém, logo que ele completa 13 anos, a maldição começa.
Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
Porém, quando um lobisomem é mordido, nada acontece. Conforme dito por Stephenie Meyer no livro “Crepúsculo: Guia Oficial Ilustrado da Série”, as únicas criaturas deste universo que são inteiramente imunes ao veneno dos vampiros são os lobisomens.
Matar um lobisomem é uma tarefa muito difícil pois ele é muito ágil e feroz, assim, a única forma segura e dizem alguns a única forma possível de exterminar um lobisomem é matando-o com uma bala de prata que deve atingi-lo no coração.
Quando o sol se põe em dias de lua cheia o céu estrelado fica propício para aparição do lobisomem, um ser mitológico que é metade lobo e metade homem. Os moradores de Mirassolândia, no interior de SP, dizem ter um grande motivo para ficarem apreensivos em noites com essas características.
Para ser um lobisomem alfa, um lobisomem beta tem que ser nascido de pelo menos um dos pais lobisomem alfa ou ser mordido (ou, em alguns casos raros, profundamente arranhado) por um lobisomem Alfa. No caso de um lobisomem nascido, ele herdará o poder de Alfa depois da morte de seu progenitor alfa.