Planetas menores incluem asteroides (objetos próximos da Terra, cruzadores de Marte, asteroides do cinturão principal e troianos de Júpiter), bem como planetas menores distantes (centauros e objetos transnetunianos), a maioria dos quais residem no cinturão de Kuiper e no disco disperso.
O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e o planeta anão Plutão. Têm órbitas maiores do que a da Terra. Podem estar a qualquer distância angular do Sol, podendo ser observados no meio da noite.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.
Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.
Júpiter é um dos oito planetas do Sistema Solar. De acordo com a Nasa, o corpo tem mais que o dobro da massa de todos os outros planetas combinados e, com isso, é o maior do sistema planetário.
Comparado com outros corpos do sistema solar, Plutão é relativamente pequeno. Ele possui um pouco mais de 2370 quilômetros de diâmetro, mas é 5 vezes menor que a Terra e 1,5 vezes a Lua. Se uma viagem de carro fosse feita no equador do planeta anão, ela poderia ser feita em cerca de cinco dias.
Embora Mercúrio seja o planeta mais próximo do Sol, é o planeta Vênus que possui o título de planeta mais quente do Sistema Solar. Esse planeta tem uma atmosfera única composta principalmente de dióxido de carbono, o que explica em partes o porquê dele estar no topo da classificação dos planetas mais quentes.
Cientistas da Universidade de Göttingen, na Alemanha, descobriram um planeta que pode ser semelhante à Terra na órbita de um dos planetas anões do Sistema Solar. Chamado de 2022 XC5, ele está localizado na órbita de Ceres, o maior planeta anão do Sistema Solar.
Conforme informações da União Astronômica Internacional (IAU), existem mais de 160 Luas no sistema solar. A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.476 quilômetros, sendo 80 vezes menor que o nosso planeta.
Chegamos ao último planeta em nossa viagem cósmica: Netuno, o planeta azul. A distância média entre a Terra e Netuno varia de aproximadamente 4,3 bilhões de quilômetros a cerca de 4,5 bilhões de quilômetros, à medida que ambos os planetas continuam suas órbitas em torno do Sol.
MERCÚRIO. Translação: 0,24 ano Circunferência da órbita: 359.976.856 km Mercúrio leva cerca de 88 dias para completar uma volta ao redor do Sol a uma velocidade de 170,5 quilômetros por hora. Por isso, é o planeta com movimento de translação mais rápido do Sistema Solar.
Oymyakon (Rússia) - É a cidade mais fria do planeta. Fica no leste da Sibéria. Em 1924, registrou a mais baixa temperatura numa área habitada: - 71,2ºC. A média no inverno é de -45ºC.
O menor planeta em relação à massa e ao volume é Mercúrio, com 4.879 quilômetros de diâmetro e 0,364 x 10²¹ quilogramas. Esse planeta minúsculo é quase 20 vezes menos massivo que a Terra, e seu diâmetro é cerca de 2,5 vezes menor.
Mercúrio. Devido ao seu pequeno tamanho (e sua pequena gravidade), Mercúrio não tem atmosfera substancial. Sua atmosfera extremamente fina consiste principalmente de uma pequena quantidade de hélio e vestígios de sódio, potássio e oxigênio.
A Nuvem Oort ocupa um espaço a uma distância entre 5 e 100.000 UA. A parte externa da Nuvem de Oort defini o limite cosmológico do nosso sistema solar, juntamente com a influência gravitacional de nossa estrela Sol. Ela é composta de cometas que nunca se aproximaram do Sol.
Júpiter é gigantesco: com um volume 1.400 vezes maior que o da Terra, e massa maior que a de todos os outros planetas reunidos, é o maior planeta do Sistema Solar.