Quem eram os zaqueus?
Zaqueu (em grego: Ζακχαῖος - "Zakchaios"; em hebraico: זכי, - "puro", "justo") era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1–10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano.Quem era Zaqueu na época de Jesus?
Na sua caminhada para Jerusalém, Jesus se encontrou com uma dessas pessoas que viviam tomadas pelo sentimento de culpa. Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico.Como Zaqueu era conhecido?
No caso de Zaqueu, ainda tinha um agravante, ele não era um simples coletor de impostos, a palavra o apresenta como o “chefe dos coletores”. Se os coletores de impostos eram visto pelos judeus como pecadores e traidores, Zaqueu seria ainda mais, o “chefe dos pecadores” ou o “traidor-mor”.Qual o significado da figueira brava que Zaqueu subiu?
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.URGENTE! JOVEM TEM REVELAÇÃO SOBRE O FIM DOS TEMPOS E ALERTA TODOS!
Quem são os publicanos hoje?
Hoje, os “publicanos” podem ser encontrados em diversos contextos. Eles podem ser os moradores de rua, os dependentes químicos, os presidiários, as prostitutas ou qualquer pessoa que a sociedade considere indigna ou desprezível.Qual é a moral da história de Zaqueu?
Desse modo, Zaqueu é um exemplo para todos os seguidores de Jesus, ao qual o encontro com o Mestre deve gerar mudança de vida. Aceitar a mensagem salvífica de Jesus deve gerar um compromisso pessoal com toda a sociedade, buscando agir sempre com justiça.O que motivou Zaqueu na busca de ver Jesus?
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.Quem eram os publicanos na época de Jesus?
Os publicanos ou cobradores de imposto eram os coletores de tributos e taxas destinados ao Império Romano. Por essa razão, eram odiados pelo povo. Costumava-se dizer: “Só os publicanos são ladrões”. Podemos afirmar sem medo de errar que na época de Jesus a profissão de publicano era a pior.Qual foi o milagre de Zaqueu?
Zaqueu era um curioso e, sabendo que Jesus estava na sua cidade, resolveu unir-se à multidão e foi vê-lo. Subiu numa árvore para enxergar aquele Nazareno que atraía as pessoas com suas palavras e seus atos de misericórdia. Zaqueu é surpreendido quando Jesus revela conhecê-lo ao dizer o seu nome.Por que Jesus disse para Zaqueu desce depressa?
Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.Qual era a fama de Zaqueu?
Zaqueu era de baixa estatura. Baixas, certamente, não eram suas ambições. Havia bem conduzido seus negócios com persistência e astúcia de sorte que podia ser considerado um homem rico. Pode-se bem imaginar que muitas vezes deve ter agido com dureza, pouco deixando se sensibilizar pelo sofrimento dos outros.Quem era Zaqueu antes de conhecer Jesus?
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.O que é figueira brava na Bíblia?
No início deste Estudo vimos que as propriedades da FIGUEIRA BRAVA, ou SICÔMORO, eram de ser uma Árvore que produzia Frutos com dificuldade e de qualidade inferior, apesar de ter raízes profundas e ramos fortes.O que é ser publicano?
Os publicanos, ou publicani, que em grego tinham o nome de telonai, eram pessoas contratadas pelo Estado Romano para recolherem os impostos, sendo os contratos celebrados de cinco em cinco anos.Como Jesus sabia o nome de Zaqueu?
Jesus não escolheu alguém ao acaso: conhecia e o chama pelo nome. Sabia de quem se tratava bem como toda sua fama e pecados que o publicano trazia consigo. Zaqueu era pequeno em estatura, mas sua fama era grande na cidade. Significativa é a expressão narrada por Lucas: “Jesus levantou seus olhos”.Porque Jesus falou que Zaqueu era filho de Abraão?
De forma geral, Zaqueu era conhecido como pecador. Jesus o chamou de “filho de Abraão”, não para insinuar que de repente ele havia se tornado perfeito, mas que a salvação de Deus o incluía também.Porque Jesus quis pousar na casa de Zaqueu?
Ele quer tratar suas questões mais íntimas e colocar um “ponto final” naquilo que muitas vezes o angústia. Zaqueu queria somente ver Jesus; mas Jesus não quis somente vê-lo. Jesus entrou na casa de Zaqueu e para fazer a diferença, pois sabia que a necessidade de Zaqueu era muito maior do que somente avistar Jesus.O que é sicomoro na Bíblia?
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.O que faltava na vida de Zaqueu?
Zaqueu era cobrador de impostos, homem rico, mas faltava algo na sua vida. E, por isso, ele procurava ver Jesus. Sendo baixinho, subiu numa árvore no momento em Jesus passaria ali por perto, no meio da multidão. Como viver esse Evangelho no dia de hoje?Quem é Zaqueu na visão espírita?
Zaqueu era extremamente rico, mas tinha uma consciência de inferioridade, face ao tratamento que recebia do seu povo. Até mesmo mendigos, a não ser que fossem estrangeiros, rejeitavam a sua oferta de moedas. Sua consciência lhe dizia que nunca prejudicara ninguém, pois que procurava ser justo.Quais as lições que aprendemos com Zaqueu?
Conclusão: Lições que Aprendemos com Zaqueu
- Arrependimento e Transformação: Zaqueu nos mostra que o arrependimento genuíno pode levar à transformação.
- Busca Ativa por Jesus: Devemos buscar Jesus ativamente em nossas vidas.