Quando Isaac tinha 40 anos, Abraão enviou Eliezer, seu servo, até a família de seu sobrinho Betuel na Mesopotâmia para encontrar uma esposa para Isaac. Eliezer escolheu Rebeca.
Tudo indica que Isaque só teve Rebeca como esposa. Isto significa que eles tiveram um casamento segundo o padrão estabelecido por Deus, ou seja, monogâmico. Não encontramos na Bíblia qualquer indício que seja de que Isaque tenha se relacionado com outra mulher. O texto aponta apenas para Rebeca.
Por isso deram a ele o nome de Jacó. Isaque tinha sessenta anos de idade quando Rebeca deu à luz. Os meninos cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso, e vivia pelos campos.
Quanto tempo Isaque esperou para se casar com Rebeca?
Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca, uma mulher escolhida por Deus para ser a sua esposa. Porém, ela era estéril. Seu marido orou com insistência durante 20 anos e recebeu a bênção. Não importa o tempo que temos de orar por algo, a recompensa virá!
(Você pode explicar-lhes que, quando Rebeca se cobriu com um véu, ela estava demonstrando recato e respeito por Isaque.) Saliente que, antes do casamento, tanto Isaque quanto Rebeca demonstraram fidelidade ao Senhor (ver Gênesis 22:6–13; 24:57–58).
e disse logo em seguida: “Tirarei água também para os seus camelos.” Assim, o servo soube que ela era a escolhida! Quando os camelos acabaram de beber, ele deu à jovem duas pulseiras e um anel de ouro.
Elas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca. As "elas" mencionadas no versículo são as esposas estrangeiras de Esaú, Judite e Basemate. O motivo da amargura foi a presença dessas esposas estrangeiras na família de Isaque e Rebeca, que não eram do povo de Deus.
Os judeus são descendentes de Isaque, filho da promessa de Deus a Abraão. Os judeus são monoteístas, creem em um único Deus (Javé ou Jeová). Também é o povo escolhido por Deus para que, deles, nascesse o Salvador Jesus Cristo. Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão.
Trata-se de uma medida desesperada, resultante de uma pessoa que, saindo de carro com os sentimentos aflorados pelo que estava passando, decidiu tirar sua própria vida.
Isaque teme dizer que Rebeca é sua esposa. Pensando em se proteger, ele a expõe e, para salvar a pele, coloca a mulher em perigo. Isaque cometeu três falhas graves – mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a desrespeitou como esposa.
A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.
Gênesis 25:20 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Quando Isaque tinha 40 anos, casou-se com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu.
Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe." (Bíblia Sagrada, tradução de João Ferreira de Almeida, edição Revista e Atualizada, Livro de Gênesis capítulo 24).
Rebeca, cujo nome significa “laço” ou “aquela que une”, é retratada como uma moça bela, gentil, prestativa e hospitaleira. Ela era filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, sobrinha-neta de Abraão e irmã de Labão. Rebeca foi uma mulher corajosa, pois se dispôs a mudar para uma terra distante e se casar com Isaque.
Rebeca tem 'útero seco' e sofre para dar filho a Isaque em Gênesis. A mesma maldição que transformou a vida de Sara (Adriana Garambone) em um inferno vai cair sobre Rebeca (Bárbara França) em Gênesis.
A mãe, querendo beneficiar o filho mais novo, tramou enganar o pai Isaque, idoso e que não enxergava mais tão bem. Ela cobriu as mãos e o pescoço de Jacó com as peles de cabrito, para que o pai confundisse os dois, que eram gêmeos. Isaque era homem de Deus, abençoado por Deus e o que ele abençoava, frutificava.
O texto bíblico não especifica quanto tempo Isaque esperou, mas é possível fazer algumas conjecturas. Sabemos que ele tinha 40 anos quando se casou (Gênesis 25:20), e que Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu (Gênesis 21:5). Portanto, Isaque deve ter esperado cerca de 20 anos para se casar com Rebeca.
Quantos anos tinha Isaque quando Rebeca engravidou?
Isaque tinha quarenta anos quando casou com Rebeca, filha de Betuel e irmã de Labão. Eles eram arameus e moravam na Mesopotâmia. Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o SENHOR, em favor dela. O SENHOR ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida.
Qual foi a tragédia enfrentada por Isaque e Rebeca antes do nascimento dos gêmeos?
Os dois bebês lutavam um com o outro no ventre da mãe, de modo que ela consultou o SENHOR a esse respeito. “Por que isso está acontecendo comigo?”, perguntou ela. O SENHOR respondeu: “Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais.