Resumo: Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação.
"Que o amor que os une seja indestrutível como o Deus de Abraão", desejou Jetro na cerimônia que celebrou o amor de Moisés e Zípora. De longe, Betânia vê tudo, chora e não esconde a inveja da irmã.
Moisés e Zípora se declaram um ao outro e vão dormir. No meio da noite, Moisés descobre que ela morreu. Ele relembra momentos que passaram juntos na vida. Moisés sofre agarrado a um lenço dela, o tempo passou e ele ainda está no luto.
E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson, porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; e o outro se chamava Eliézer, porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda e me livrou da espada de Faraó.
A HISTÓRIA DE ZÍPORA NA BÍBLIA: QUEM FOI A ESPOSA DE MOISÉS?
Qual o nome das esposas de Moisés?
Zípora, Tzipora ou Séfora (do hebraico צִפּוֹרָה; pássaro, no árabe Safura) foi a mulher de Moisés e filha de Jetro (ou Reuel) de acordo com a tradição judaico-cristã.
E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. Foram, pois, os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. E, quanto ao filho de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer não teve outros filhos; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.
Aos quarenta anos, após ter matado um feitor egípcio levado pela raiva, foi obrigado a partir para um autoexílio, a fim de escapar à pena de morte. Fixou-se na região montanhosa de Midiã, situada a leste do Golfo de Acaba. Por lá, casou-se com Zípora e com ela teve dois filhos, Gérson e Eliézer.
no lugar de pernoite. Encontrou-o Yahweh" e procurou matá-lo. (25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou.
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida. Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura.
Porque Zípora chamou Moisés de esposo sanguinário?
Êxodo 4:25-26 Nova Almeida Atualizada (NAA)
Então Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e com ele tocou os pés de Moisés. E lhe disse: — Sem dúvida, você é para mim um marido de sangue. Assim, o SENHOR o deixou. Ela disse “marido de sangue” por causa da circuncisão.
Assim, a esposa madianita de Moisés assemelha-se a Abraão, o qual “tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e todos os adquiridos por dinheiro, e circuncidou a carne do prepúcio deles” (Gn 17,23), assim como, posteriormente, também “circuncidou seu filho Isaac” (Gn 21,4).
O SENHOR Deus respondeu a Moisés: — Reúna para mim setenta homens, que você sabe que são líderes, entre os mais respeitados do povo de Israel; leve-os até a Tenda Sagrada e fique ali com eles.
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).
Zípora é conhecida por ter sido a esposa de Moisés, e podemos encontrar a sua história no livro de Êxodo. A Bíblia nos conta que Moisés fugiu do Egito após matar um egípcio e ser descoberto. Temendo a morte, Moisés foge para Midiã, onde encontra refúgio com Jetro, sacerdote midianita.
De modo que Moisés passou quarenta anos no Egito, quarenta anos no deserto pastoreando ovelhas e quarenta anos no deserto pastoreando os israelitas. 3. Moisés se casou com uma mulher cuxita (Nm 12:1). Sabemos que ele se casou com Zípora, a filha de um sacerdote de Midiã (Ex 2:16, 21).
Jesus, como supremo intérprete da Sagrada Escritura, diz que Moisés não mandou divorciar por qualquer motivo, ele permitiu por um único motivo: a dureza de coração (10.4,5; Mt 19.8). Mateus registra a pergunta dos fariseus assim: “Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar”? (Mt 19.7).
Deus capacita Moisés com poderes sobrenaturais, revestindo-lhe de autoridade para descer ao Egito e intermediar com Faraó a saída do Povo de Israel, para conquistar a terra de Canaã, a terra prometida. O povo de Israel tornara escravo do último Faraó e vivia uma vida de grande opressão na terra do Egito.
O que aconteceu com a esposa e os filhos de Moisés?
The sons of Moses; Gershom and Eliezer. Ela deu à luz um menino, a quem Moisés deu o nome de Gérson, justificando: “Sou imigrante em terra estrangeira”. Tomou, pois, Moisés, sua esposa e seus filhos, ajudou-os a montar em um jumento e voltou para o Egito.