Contudo Pedro seguiu a Jesus de longe até o pátio do sumo sacerdote, entrou e sentou-se junto aos guardas, para sondar qual seria o fim daquela ocorrência.
A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.
Mateus 4,18-22 relata como André ouviu a Palavra de Deus: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Assim como os outros apóstolos, André deixou imediatamente as redes e seguiu Jesus.
Todos os quatro evangelhos canônicos concordam que várias outras mulheres assistiram à crucificação de Jesus à distância, com três mencionando explicitamente Maria Madalena como estando presente. O Evangelho de Marcos lista essas mulheres como sendo Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé.
PORQUE PEDRO SEGUIA JESUS DE LONGE? | PR ADÃO DE SANTANA | HOPE CHURCH MONGAGUÁ
Quais os tipos de pessoas que seguiam Jesus?
Maria Madalena, Joana, Suzana e outras mulheres que seguiram Jesus Cristo desde a Galileia são exemplos poderosos de discípulas que ajudaram a edificar o reino de Deus. Elas nos ensinam a estarmos com aqueles que estão sofrendo, a sermos corajosos e a não abandonarmos Jesus — mesmo quando o momento for desafiador.
Historicamente, Jesus Cristo foi um profeta judeu que viveu na Palestina no século I d.C. Durante sua vida, ele trouxe uma mensagem de libertação a Israel, prometendo a formação de um reino de Deus na Terra.
Particularmente no Evangelho de Marcos, o começo do ministério de Jesus e o chamado dos primeiros discípulos são eventos inseparáveis. O chamado de Pedro e André.
A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina.
Quando perguntado, Simão foi o primeiro dos discípulos a responder essa pergunta: Jesus é o filho de Deus. É esse acontecimento que leva Jesus a chamá-lo de Pedro e é conhecido como Confissão de Pedro.
Para seguir Jesus é necessária a capacidade de renunciar a si mesmo. Abrimos mão dos nossos gostinhos, das nossas vontades, do nosso bem-estar por causa do seguimento de Jesus. “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me.
Quais as características de um seguidor de Cristo?
Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.
João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural. Felipe: De acordo com “Genealogias dos Apóstolos”, morreu de morte natural.
No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.
Notável é como Paulo cita apenas Pedro e Tiago entre os discípulos e outros que viram Jesus, I Coríntios 15:3–7. Isto em geral é uma indicação de que este Tiago é o mesmo Tiago irmão caçula de Jesus.
O cristianismo surgiu a partir da doutrina dos homens que seguiram Jesus Cristo. Jesus foi um judeu que nasceu e morreu na região onde atualmente se situam a Jordânia e Israel, no Oriente Médio, território sob o domínio dos romanos no século 1.
Ramah apareceu pela primeira vez na primeira temporada de The Chosen como uma organizadora de casamentos, onde Jesus transforma água em vinho. Ela continuou a ser uma discípula de Jesus até a temporada recente, quando um soldado romano a matou brutalmente.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
Notemos que a primeira atitude de Pedro e de seus companheiros foi a de deixar tudo, tudo o que estavam fazendo e em que consistia a sua vida até ali, para seguirem a Jesus.
Qual a diferença entre discípulos e seguidores de Jesus?
O Novo Testamento frequentemente distingue os discípulos dos membros da multidão, que seguiram Jesus por causa dos milagres que Ele realizou. Os discípulos certamente eram seguidores de Jesus, mas nem todos os seguidores eram discípulos.