Ventos fortes em rota fazem avião de passageiros seguir para o sul e sobrevoar a Antártica. Há muitos anos tours aéreos sobre a Antártica atraem milhares de pessoas. Em geral, eles partem da Austrália e custam milhares de dólares, sendo passeios que decolam e pousam no mesmo lugar.
O principal motivo que. não se deve sobrevoar em cima da Antártida. é a questão da segurança. Todo avião que vai fazer uma viagem, ele precisa ter um plano de contingência, um plano b, um caso de um acidente aéreo, de ele precisar fazer um pouso de emergência.
Ouça o texto abaixo! Aviador e explorador americano nascido em Winchester, Virgínia, Estados Unidos, pioneiro no sobrevôo aos continentes gelados: Pólo Norte (1926) e Antártica (1929).
Não pertence a ninguém, mas 7 países reivindicam territórios. Território administrado por tratado. A Antártida, um continente de 13.661.000 km² —o equivalente a 1,6 vez a área do Brasil — é um território administrado por um acordo internacional, o Tratado da Antártida.
Em 1930, já almirante, retornou à Antártica no comando de uma expedição de 50 homens e entre 1933 e 1934 fez vários sobrevoos no continente, fez diversos experimentos meteorológicos e geológicos e descobriu as montanhas Edsel Ford e a Terra de Marie Byrd.
Por que os aviões sobrevoam o Polo Norte, mas não o Polo Sul?
Porque a Antártida não pode ser explorada?
Especificamente, o Protocolo do Tratado Antártico sobre proteção ambiental, assinado em 1991 e que entrou em vigor em 1998, designa a Antártica como uma "reserva natural dedicada à paz e à ciência". Além disso, proíbe todas as atividades relacionadas à exploração de recursos minerais, exceto para fins científicos.
Como é a Antártida abaixo do gelo? Conforme o estudo, a paisagem foi formada por rios antes da formação do manto de gelo, mas posteriormente modificada pela glaciação local antes de ser dissecada por geleiras na margem de um manto de gelo restrito.
Em coletas no mar de Scotia, na Antártica, cientistas descobriram o DNA de microrganismos que datam de 540 mil a 1 milhão de anos atrás. A descoberta foi feita acidentalmente a cerca de 178 metros no fundo do mar.
A Antártida será utilizada somente para fins pacíficos. Serão proibidas, inter alia, quaisquer medidas de natureza militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações, a realização de manobras militares, assim como as experiências com quaisquer tipos de armas.
A maior parcela de sua superfície continental é formada por geleiras e solo congelado. Possui clima polar, marcado pelo frio extremo, ventos intensos e tempestades de neve. Sua população é sazonal, e varia entre 1000 e 4000 habitantes.
"A Antártica deve ser utilizada exclusivamente para fins pacíficos. São proibidas todas as medidas de carácter militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações militares, a realização de manobras militares e o ensaio de todo o tipo de armas", afirma o tratado no seu primeiro artigo.
O professor explica que a história costuma informar que a Antártida foi descoberta por acaso, mas que as pesquisas do grupo mostram que a chegada do ser humano ao continente está relacionada ao sistema capitalista.
A Antártida é a única que possui um tratado oficializando esse status. Ela é considerada território internacional, onde os países podem realizar pesquisa e atividades pacíficas, mas sem estabelecer domínio sobre o local. Caso você esteja se perguntando, o ártico também é de domínio internacional.
A área exposta do Larsen C, foi denominada de área de interesse cientifico, estando por isso proibida toda e qualquer atividade comercial na região, incluindo pesca ou turismo, pelo período mínimo de dois anos, com a possibilidade de este período ser estendido para 10 anos, ou até por tempo indefinido, caso o interesse ...
Mas a principal razão para as companhias aéreas comerciais evitarem voar sobre a Antártida é porque esse vasto continente é em grande parte desabitado – além de ter milhões de pinguins. Então, não tem aeroporto grande o suficiente para pousos de emergência.
Como único continente desabitado, a Antártida não tem nenhum governo e não pertence a nenhum país. Vários países reivindicam áreas, mas estas reivindicações não são reconhecidas por outros. A área entre os meridianos 90° O e 150° O é a única parte da Antártida e da Terra não reivindicada por nenhum país.
A Convenção sobre Conservação das Focas Antárticas (CCAS), assinada em 1972, entrou em vigor em 1978 e proporciona mecanismos para a proteção, pesquisa e monitoramento das populações e a regulamentação do manejo e captura responsável das focas antárticas, de forma a manter o equilíbrio do ecossistema da Antártica.
O gelo que cobre a Antártida esconde antigas paisagens verdejantes. Na parte este do continente existe um antigo vale, sulcado por um rio e mais tarde moldado pela passagem dos glaciares, de acordo com uma investigação publicada, esta terça-feira, na revista científica Nature Communications.
O glaciar Thwaites, na Antártida ocidental – apelidado de “geleira do Juízo Final” porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar – é o glaciar mais largo do mundo e tem aproximadamente o tamanho da Flórida.
Abaixo, estão as águas do Oceano Ártico, o mais raso dos cinco maiores oceanos do mundo, com uma profundidade média de 1.038 metros (como comparativo, o Titanic está quase 4 vezes mais fundo que isso).
E como eu falei no início do vídeo, é dito por alguns terraplanistas. que esta região da Antártida é o final do planeta, é o fim do mundo, fim do mundo da terra. Depois do paredão existe um grande abismo, inclusive o que eles acreditam.
Com cerca de 40 quilômetros de largura, essa área consiste em três blocos escavados pelo rio, e conta com estruturas cheias de cristas e pequenos vales esculpidos — provavelmente causadas pela separação de Gondwana. Acredita-se que, antes de congelar, o lugar abrigava árvores, florestas e animais.