“Por se tratar de uma bebida rica em carboidratos, pode levar ao ganho de peso e não deve ser consumida por diabéticos. Pessoas hipertensas e com doenças renais também não devem consumir por causa da presença de sódio”, orienta.
Ao repor eficazmente os líquidos perdidos e manter o equilíbrio eletrolítico, o Gatorade oferece suporte fundamental para atletas e indivíduos ativos, garantindo que eles permaneçam hidratados e mantenham o foco no desempenho máximo. Além disso, as bebidas isotônicas têm seu papel mesmo após a atividade física.
O médico recomenda que pessoas que já apresentam algum problema no coração devem evitar o consumo de energéticos, pois a cafeína pode “exacerbar a condição com consequências fatais”. Drici também alerta sobre o risco de consumo dessas bebidas durante exercícios físicos ou misturadas com álcool.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GATORADE E ÁGUA? O GATORADE AJUDA NO TREINO? – IRONCAST CORTES
Qual a contra indicação do Gatorade?
Além disso, como contém corantes e aromatizantes artificiais, é importante ter atenção à possibilidade de alergia a algum componente da fórmula. Também é importante ter cuidado ao tomar Gatorade no caso de hipertensão ou diabetes, porque ele contém sódio e açúcar na composição.
Por ser uma bebida estimulante, o energético não é recomendado para pessoas menores de 18 anos. Além disso, como afeta diretamente o sistema nervoso central e o coração, indivíduos com problemas cardiovasculares, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico também devem evitar esse produto.
De modo geral, é recomendado para sessões de treinamento e esportes com duração maior que 1 hora, mas a prescrição adequada deve ser feita de forma individual por um nutricionista.
A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém também aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas.
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse.
A especialista adverte que o consumo em excesso quando não há necessidade pode gerar problemas, principalmente devido ao aumento de sódio e potássio no organismo. Além disso, os eletrólitos não são todos excretados pela urina, fator que pode gerar até uma sobrecarga dos rins.
Quando o gatorade e qualquer solução similar congela primeiro se forma cristais de gelo puro, a porção líquida restante fica com os solutos muito concentrados podendo precipitar, quando a temperatura cai realmente por fim se congela essa porção mais concentrada.
Bebidas esportivas como Gatorade ou Powerade geralmente devem ser evitadas em favor da água, a menos que você esteja fazendo um treino intenso. Isso porque algumas bebidas esportivas contêm mais de 30 gramas de açúcar adicionado (não é recomendado mais do que 36 gramas para os homens e 25 gramas para as mulheres).
Ele é um suplemento hidroeletrolítico que ajuda a repor rapidamente os sais minerais e carboidratos perdidos no suor, alem de reidratar o corpo, matar a sede e ser saboroso. Pode ser consumida antes do exercício, durante e/ou depois.
Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar sucos industrializados e bebidas isotônicas, alerta o nutrólogo Valter Makoto Nakagawa, da Secretaria Municipal de Saúde.
“A bebida isotônica tem o objetivo de repor as vitaminas, minerais e água perdidas pela transpiração durante a atividade física, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência, proporcionando energia para realizar o exercício físico”, detalha.
A fórmula balanceada de Gatorade inclui líquido (água), carboidratos e sais minerais em proporções exatas para matar a sede do corpo. Bebida não alcoólica.
Reduza alimentos com cafeína, açúcar, estimulantes e industrializados. Eles podem ser um “gatilho químico” para a ansiedade, ativando em excesso seu sistema nervoso. Faça exercícios físicos regularmente. Entre tantos outros benefícios, a prática de exercícios auxilia na regulação das emoções.
Bebidas que contêm cafeína, como a Coca-Cola ou o café puro, podem contribuir para os sintomas da ansiedade. Por isso, se você consome grandes quantidades desses produtos, talvez seja uma boa ideia reduzir essa ingestão e repensar os horários de consumo.
Se você já se sente ansioso ou triste, beber pode piorar isso, então diminuir o consumo pode deixá-lo com um humor melhor em geral. A razão pela qual o álcool pode nos deixar assim é porque ele é um depressor.