Segundo a pesquisa divulgada pela Unijorge, o tubérculo ajuda a promover uma sensação de bem-estar, além de melhorar a energia e contribuir para a estabilização do humor. Esses fatores podem auxiliar diretamente na saúde mental e em transtornos como a ansiedade e a depressão.
Estudos feitos com células e animais mostraram que maca peruana tem efeito neuroprotetor, devido a sua capacidade antioxidante que evita os danos causados pelo estresse oxidativo nos neurônios, o que contribui par o melhor funcionamento do sistema nervoso central, e ajuda a evitar doenças neurodegenerativas.
“Além desses, mulheres que tiveram câncer, especialmente o câncer de mama, que muitas vezes está relacionado ao estrogênio, devem evitar a maca peruana, uma vez que se considera possível que a planta mimetize hormônios sexuais, incluindo estrogênios e androgênios”, diz.
O consumo da maca peruana deve ser cauteloso, pois seu uso não é recomendado durante a gravidez, amamentação, na infância, por pessoas com síndrome do intestino irritável ou histórico de câncer de mama.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem fazer uso da maca peruana, pois não existem dados que comprovem a sua segurança nesse período. Pessoas com qualquer doença que seja hormônio sensível devem evitar o consumo da raiz. Exemplos são câncer de mama, uterino e de ovários, endometriose ou fibrose uterina.
Estudos como o realizado por alunos da USP e o divulgado pela Unijorge mostram que a maca peruana tem efeitos antidepressivos e pode auxiliar no tratamento da ansiedade.
O suplemento de maca peruana não apresenta toxicidade e contraindicações (exceto para alérgicos à planta), mas recomenda-se uma avaliação médica para o consumo em conjunto com outras substâncias, como no caso dos hormônios que podem inibir ou acrescentar o efeito hormonal, por exemplo o anticoncepcional oral.
Além disso, o fitoterápico estimula de modo natural a produção de hormônios sexuais femininos e masculinos (testosterona e progesterona), o que melhora o libido e combate os efeitos negativos da menopausa.
O que acontece se eu tomar maca peruana todos os dias?
Em estudos, a Maca Peruana demonstrou contar com ação vasodilatadora, além de controlar o colesterol, aumentar os níveis do colesterol bom HDL e ajudar no controle da hipertensão, sendo uma aliada da saúde do coração e adjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares.
Fogachos, ansiedade, depressão, falta de libido, aumento da pressão arterial e insônia são alguns dos principais desconfortos causados pela menopausa. Nesse cenário, a maca peruana pode ser útil para amenizar alguns desses sintomas.
Um dos primeiros sinais de maca peruana quando começa a fazer efeito, e é original, é o aumento da energia e vitalidade de quem a ingeriu. Consumindo de forma contínua, sem extrapolar a dose recomendada, você percebe esse aumento de energia em semanas.
Quantos dias a maca peruana começa a fazer efeito?
Quando a maca peruana começa a fazer efeito? Por não ser um medicamento, a Maca Peruana tem seus efeitos notados após 3 ou 4 semanas de uso. Por isso é importante o consumo diário conforme indicado na embalagem, ou de acordo com a orientação médica.
A Maca Peruana é frequentemente associada ao aumento da libido em homens e mulheres. Estudos indicam que ela pode melhorar o desejo sexual e a função erétil, tornando-a uma opção natural para aqueles que buscam melhorar sua vida íntima.
Se a causa do problema for a baixa no nível de testosterona, o consumo de Tribulus terrestris parece ajudar. No entanto, vários outros motivos podem levar ao problema, como a ansiedade ou problemas na circulação periférica ou mesmo o diabetes. "Nesses casos, a planta não vai contribuir", coloca Marchiori.
Quando utilizada em dosagens recomendadas, não há evidências de efeitos colaterais relacionados a suplementação Maca Peruana. Já em superdosagens, a suplementação Maca Peruana pode causar alergia. Por isso, a recomendação é sempre ter orientação médica antes da inclusão de qualquer tipo de suplemento na sua rotina.
Por precaução, pessoas com problemas hormonais, pacientes com câncer de mama, útero, ovário e endometriose devem sempre se consultar com um médico antes de usar a maca peruana. Em alguns casos, a dose recomendada da maca peruana deve ser prescrita por um profissional, como médicos e nutricionistas.
Nutritivo e energético, o suplemento de maca peruana aumenta a vitalidade, combate o estresse e o cansaço, promove a libido, aumenta a fertilidade, o desempenho sexual, auxilia em dietas de emagrecimento e combate a osteoporose e a anemia.
Seja como for, a recomendação de nutricionistas é que a maca seja consumida antes das principais refeições, seja pela manhã, à tarde, ou à noite. E todos os dias, sem exceção. Algumas pessoas atestam que o melhor horário para tomar maca peruana é pela manhã, pois ela ajuda a garantir mais energia ao longo do dia.
Mas, as duas formas mais conhecidas e práticas de incluir a maca peruana na sua rotina é ou em pó ou em cápsulas e como se trata de um superalimento energético, o recomendado é sempre tomar no período da manhã ou até o início da tarde, para não prejudicar a qualidade do seu sono.
Por fim, verifique a forma de apresentação da Maca Peruana. Como explicado, ela pode ser encontrada em pó ou em cápsulas. O pó é indicado para quem prefere preparar suas próprias receitas, como sucos e vitaminas, enquanto as cápsulas são mais práticas, seguras e fáceis de usar.
Quanto à dosagem, é importante seguir as instruções do fabricante de cada suplemento, pois as doses recomendadas podem variar. Geralmente, para a maca peruana, a dose recomendada é de 1 a 3 colheres de chá por dia, enquanto para o tribulus terrestris, a dose comum é de 250 a 750 mg por dia.