Quem substitui o síndico?

A maioria das convenções de condomínio estabelece que o subsíndico ou o presidente do Conselho Fiscal assuma o posto de maneira provisória até a realização de novas eleições. Há casos em que o síndico que está renunciando deve permanecer no cargo até a eleição do seu sucessor definitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindiconet.com.br

Quem pode substituir o síndico?

Ele também pode substituir o síndico em uma eventual ausência (uma viagem de férias, um afastamento por doença ou outro compromisso inadiável). O Código Civil não prevê a figura do subsíndico, mas diz que a assembleia pode “investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação“.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.superlogica.com

O que fazer quando o prédio não tem síndico?

Na ausência do síndico, do subsíndico ou de representante eleito em assembleia, o condomínio também poderá ser representado pelo Conselho Consultivo – grupo condominial composto por três condôminos com mandatos de dois anos. “Para todos os efeitos, quem rege esse tema é a convenção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tranquiliza.com.br

Quem pode responder na ausência do síndico em um condomínio?

Um deles é quando o titular da função está ausente: sem o síndico, é o subsíndico que responde. Outro ponto sobre a função do subsíndico são seus direitos e deveres. Cada condomínio, a considerar a sua prioridade, define aquilo que o subsíndico deve ter como direito e dever na hora de desempenhar a sua função.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em auxiliadorapredial.com.br

Quem assume quando o síndico renúncia?

Mas e se quem renuncia é o síndico, como proceder? Assim como no caso do subsíndico, é necessário primeiramente recorrer à convenção do condomínio e ver o que o documento estabelece sobre o assunto. A maior parte das convenções estabelece que é o sucessor quem assume, ou seja, o subsíndico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mineiras.com.br

Quem substitui o síndico na sua ausência? - Varela Torres Advocacia

Quando o síndico desiste?

Quando o síndico renuncia, existem algumas possibilidades sobre quem assume; em alguns locais, é o subsíndico, se houver; caso não exista subsíndico, pode-se eleger alguém na assembleia para mandato tampão; O síndico que pede a renúncia deve ficar no cargo até decisão sobre o novo síndico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tudocondo.com.br

Quem substitui o subsíndico?

Há casos em que o síndico que está renunciando deve permanecer no cargo até a eleição do seu sucessor definitivo. Entretanto, há condomínios que não possuem o cargo de subsíndico. Nesse caso, se estiver previsto em convenção, o substituto passa a ser o presidente do Conselho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindiconet.com.br

Quanto tempo um condomínio pode ficar sem síndico?

Isto significa que, legalmente, o condomínio não pode existir sem o seu próprio representante. Aliás, de acordo com o Código Civil, o síndico pode ter um “mandato” de até dois anos. Mesmo que a reeleição seja permitida, em alguns casos o cargo pode ficar vago se nenhum coproprietário se interessar pelo cargo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conviverapp.com.br

Quem pode notificar o síndico?

A destituição do síndico, seja ele profissional ou morador, só pode ocorrer com a realização de uma assembleia convocada pelo conselho do condomínio e até mesmo pelos condôminos, neste caso especificamente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.townsq.com.br

Quem fiscaliza o trabalho do síndico?

Além disso, de acordo com o art. 1.356 do Código Civil, é atribuição do Conselho Fiscal do condomínio dar parecer sobre as contas do síndico. Ou seja, fiscalizar os balancetes, os gastos e as movimentações financeiras feitas pelo síndico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindiconet.com.br

O que acontece se ninguém quer ser síndico?

Se não quiser ou não concordar com o cargo, basta não tomar posse. Se ninguém quiser assumir a direção do condomínio, qualquer pessoa interessada poderá provocar o judiciário, invocando, por analogia, o disposto no art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em syndikos.com.br

O que o síndico não pode decidir sozinho?

O síndico não pode, sozinho, aumentar o valor da cota condominial. Essa é uma prerrogativa da assembleia geral e ocorrer somente após a discussão e aprovação em assembleia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em habitacional.com.br

Pode haver condomínio sem síndico?

É lei, o condomínio não pode ficar sem administração

Sem um síndico, o condomínio se torna irregular. Isso significa que não existe a possibilidade de não haver uma representatividade legal que se responsabilize, por exemplo, pelas contas, taxas ou impostos do local.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sonharemorar.mrv.com.br

Quem está acima do síndico?

Síndico, subsíndico, zelador, administradora, conselho fiscal...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.robotton.com.br

Quem aluga pode ser síndico?

A resposta é sim. Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito síndico do condomínio. Inclusive, o Art. 1.347 do Código Civil deixa claro que o cargo de síndico não precisa ser exercido exclusivamente por condôminos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quantos votos são necessários para destituir o síndico?

3.3 Quórum necessário

Conforme o artigo 1.349 do Código Civil, é necessário que a destituição do síndico seja aprovada pela maioria absoluta dos condôminos presentes na assembleia geral convocada para este fim. Isso significa que mais da metade dos proprietários presentes na reunião deve votar a favor da destituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em groupsoftware.com.br

Onde posso reclamar do síndico?

O primeiro passo para denunciar o síndico deve ser registrar a reclamação no livro de ocorrências do condomínio. Se isso não surtir nenhum efeito, o condômino pode comunicar o conselho fiscal do condomínio, que deve convocar uma assembleia, expor a situação e votar pela permanência ou saída do síndico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em market4u.com.br

Quando o morador pode processar o síndico?

Os conflitos entre síndicos e moradores podem escalar para o âmbito legal quando envolvem acusações de calúnia, difamação ou injúria.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em smtadvocacia.com.br

Quem pode multar o síndico?

Quem pode multá-la, o conselho? A lei é omissa nesse sentido, mas a assembleia obviamente pode fazê-lo. O problema é que assembleia obrigatória é apenas uma vez por ano, e reunir 1/4 dos condôminos neste prédio é tarefa impossível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conviver.sindiconet.com.br

É obrigatório o síndico morar no prédio?

O síndico pode ser qualquer pessoa moradora ou não do edifício. Isso se a convenção proibir. Verifique o Regimento Interno do seu condomínio. Caso seja terceiro não moradora do edificio, o mesmo pode nomear algum morador (representante) pra que seja passada as informações necessárias do prédio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conviver.sindiconet.com.br

Sou obrigada a deixar o síndico entrar na minha casa?

A resposta correta é depende, pois a unidade autônoma é uma propriedade inviolável, porém em caso de solicitação justificada do Síndico sua entrada deverá ser permitida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em advogadocondominial.com.br

Pode ter assembleia sem síndico?

As assembleias ordinárias e extraordinárias podem ser convocadas tanto pelo síndico ou por ¼ dos condôminos. No entanto, existe uma exceção quanto a reunião. Em situação de obras que exigem despesas muito altas, qualquer morador pode convocar uma assembleia, segundo o artigo 1.341.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em admcasa.com.br

Quem manda no síndico?

A administradora executa tarefas sob a supervisão e direção do síndico. Em situações de conflito entre as decisões do síndico e as ações da administradora, prevalece a vontade do síndico, desde que esteja em conformidade com as deliberações da assembleia de condôminos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em drd.com.br

O que o síndico não pode?

O síndico não pode, de forma alguma, invadir a privacidade dos condôminos. Afinal de contas, é dever do síndico privar por seus condôminos – e não o oposto. Com isso, é estritamente proibido a entrada do síndico em uma unidade ou a abertura de correspondências sem permissão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.townsq.com.br

É obrigado a ter subsíndico?

É importante destacar que a figura do subsíndico não é obrigatória em um condomínio. Porém, pode ser muito útil para auxiliar o síndico e garantir a boa gestão do condomínio. Outro ponto importante é que o artigo 1347 do Código Civil estipula que síndico é o responsável pela administração de um condomínio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em verzani.com.br