Quem tá de greve recebe?

Não há suspensão do contrato de trabalho se a greve é exercida de maneira abusiva. Por conseguinte, inexiste direito ao pagamento de salários. Não há pagamento de salários sem que haja prestação de serviços (Kein Arbeit, Kein Lohn).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grupogen.com.br

Quem entra em greve recebe salário?

A greve, não obstante ser direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores, configura hipótese de suspensão do contrato de trabalho, razão pela qual a regra geral é de que os dias de paralisação não sejam remunerados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os direitos da greve?

Quais são os direitos dos grevistas? Segundo o Artigo 6 desta mesma Lei, os grevistas têm o direito de utilizar meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve. Além disso, podem arrecadar fundos para a livre divulgação do movimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoguedes.adv.br

Quando os professores fazem greve eles recebem?

Na mesma toada, o nosso Supremo Tribunal Federal-STF assim decidiu: “os salários dos dias de paralisação não deverão ser pagos, salvo no caso em que a greve tenha sido provocada justamente por atraso no pagamento aos servidores públicos civis, ou por outras situações excepcionais que justifiquem o afastamento da ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que fazer em caso de greve?

Recomendo a todos que CONVERSEM ABERTAMENTE COM A EQUIPE, expliquem sobre a greve e que não gera direitos de faltas aos trabalhadores, considerem situações esporádicas dos colaboradores que residem mais distantes e negociem, caso efetivamente não consigam se deslocar de suas casas até o trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aceo.com.br

Greve dos servidores do INSS continua após recusa de propostas do governo

Quem faz greve leva falta no trabalho?

1. O empregado pode faltar por causa de greve e ter o dia descontado do salário? De acordo com o advogado trabalhista Ruslan Stuchi, o empregado que faltar por causa da greve poderá sim ter o dia descontado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

É obrigatório ir trabalhar na greve?

Sim. Em princípio, os dias não trabalhados na greve podem ser descontados do salário. Há possibilidade de haver negociação com a administração para que isso não aconteça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode dar aula durante a greve?

Prograd reafirma por meio de ofício que docentes NÃO podem ministrar aulas remotas durante a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em wp.adufes.org.br

Sou obrigado a entrar em greve?

Fazer greve não é ficar de folga ou tirar férias. Fazer greve, porém não é opcional. Participar do movimento nos é imposto pela condição de fazermos parte da categoria profissional que legal e regularmente representada aprovou e deflagrou a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando vai acabar a greve dos professores 2024?

COMUNICADO Nº 99/2024/CNG/ANDES-SN - INFORMA AGENDA DO CNG DO ANDES-SN NA SEMANA DE 24 A 27 DE JUNHO DE 2024. COMUNICADO Nº 97/2024/CNG/ANDES-SN – ENCAMINHA MATERIAL DE SISTEMATIZAÇÃO DO RETORNO DAS AGS DA RODADA DE 17 A 21 DE JUNHO DE 2024.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em andes.org.br

Quanto tempo pode durar a greve?

7- Uma greve pode durar quanto tempo? Na verdade, não existe limite estipulado por lei. O que determina essa duração são as negociações entre empregadores e empregados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

É legal o servidor público fazer greve?

142, § 3º, IV, da Constituição Federal. Ademais, no julgamento do Tema 541 de repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal firmou o entendimento de que também é vedado o direito de greve aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quem julga greve de servidor público?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é da Justiça Comum a competência para julgar ação ajuizada por servidor celetista contra o poder público em que se discuta direito de natureza administrativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quando tem greve pode descontar?

O desconto poderá ser em cima do salário ou do banco de horas, caso a pessoa tenha. Isso porque, segundo advogados ouvidos pela CNN, a legislação trabalhista não obriga que as empresas abonem a falta dos empregados afetados por greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

Quem faz greve tem estabilidade?

A concessão de 90 dias de estabilidade provisório de emprego para empregados participantes de greve, torna-se uma garantia fundamental, vez que muitos empregados após participarem dos movimentos grevistas são demitidos dias após a reivindicação de direito na greve como medida de opressão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Qual o direito da greve?

Greve – É direito assegurado ao trabalhador de suspender, temporária e pacificamente, a prestação de serviços ao empregador. Lockout– Paralisação por iniciativa do empregador com objetivo de impedir a negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos trabalhadores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Pode ser demitido por fazer greve?

Embora seja um ato legal, empresas costumam demitir quem participa ou incita greves. Especialistas dizem que isso é ilegal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que a CLT fala sobre greve?

greve suspende o contrato de trabalho, assegurando aos grevistas o pagamento dos salários durante o período da sua duração e o cômputo do tempo de paralisação como de trabalho efetivo, se deferidas, pelo empregador ou pela justiça do Trabalho, as reivindicações formuladas pelos empregados, total ou parcialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Pode fazer greve por falta de pagamento?

Em outubro de 2016, o Tribunal decidiu que os funcionário públicos em greve devem sofrer desconto no salário pelos dias não trabalhados. A exceção é em caso de paralisação motivada por atraso no pagamento de salários ou por quebra de acordo trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

Quais trabalhadores não podem fazer greve?

A greve só pode ser feita pelos trabalhadores (subordinados), jamais pelo empregador. A greve é considerada em nossa legislação, como a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador (art. 2º da lei nº 7.783/89).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigada a trabalhar em dia de greve?

Não há na legislação trabalhista nenhuma norma expressa que regule a justificativa para se ausentar do trabalho em virtude de greve, protestos, paralisações ou outros meios que possam inviabilizar o…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais serviços não podem fazer greve?

O art. 157, § 7º, da Constituição Federal de 1967 assim enunciava: “não será permitida greve nos serviços públicos e atividades essenciais, definidas em lei”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt13.jus.br

Quais profissões não podem fazer greve?

O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. STF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando não tem transporte público a empresa tem que pagar?

Sim, as empresas são obrigadas por lei a fornecerem vale-transporte ou meio próprio para deslocamento dos funcionários de casa até o trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.caju.com.br

Quando a greve é ilegal?

Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve é abusiva quando: Contrariar a lei; For mantida após acordo, convenção ou decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br