Não há contraindicações alimentares para quem teve ou está tratando uma trombose venosa profunda em uso de anticoagulação oral com Xarelto. Pode comer ovos sem problemas!
O consumo de alimentos contendo vitamina K, portanto, interfere no efeito anticoagulante da varfarina. Entretanto, é inadequado orientar os pacientes a diminuir o consumo de alimentos ricos em vitamina K, mas sim reforçar que o consumo desses alimentos deva ser regular (mesma frequência e quantidade).
Por conta do uso do anticoagulante, não há qualquer problema. O problema seria com alimentos duros, que possam machucar e sangrar a garganta e o o esôfago.
Olá. Não temos referência na literatura sobre a possível interação entre a maça peruana e o Marevan. Contudo, eu não recomendaria o uso dessa substância pelo risco de alterar o nível do anticoagulante no organismo e prejudicar sua eficácia/aumentar risco de sangramentos.
Pode tomar café tranquilamente. O café não tem interação com o xarelto, no entanto algumas pessoas tem queimação no estômago devido ao café. O anticoagulante deixa o sangue mais fluido e se houver uma irritação da parede do estômago isso pode provocar uma pequena hemorragia.
O que uma pessoa que toma anticoagulante deve evitar?
O álcool interage com um grande número de medicamentos, incluindo os anticoagulantes. Quando tomado com anticoagulantes, o consumo excessivo de álcool pode interferir no tempo de coagulação. Recomenda-se que pacientes em uso de anticoagulantes bebam duas ou menos bebidas alcoólicas por dia.
Não tome analgésicos como ibuprofeno, naproxeno, ou aspirina. Estes medicamentos podem aumentar o risco de hemorragia, especialmente se combinado com um medicamento anticoagulante.
Quem faz uso de anticoagulante pode tomar água com limão?
Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada. Caso seu anticoagulante seja o Marevan, o acompanhamento regular com dosagem do INR é fundamental, mensalmente, independente do suco.
Os alimentos ricos em vitamina K podem interferir no efeito da Varfarina. Os alimentos que têm maior quantidade de vitamina K são as verduras de folhas verdes escuras (couve, espinafre, brócolis, salsa, rúcula, agrião), além dos óleos vegetais de soja e canola e das frutas: abacate e açaí.
A gema do ovo também é um alimento importante para a produção da vitamina K2. Por ser lipossolúvel, a vitamina K é mais bem absorvida quando há a presença de gordura. Neste caso, a gema do ovo se apresenta como uma boa alternativa.
Evitar atividades de risco de sangramento e trauma. Não compensar a dose esquecida no dia seguinte; se perder mais doses, entrar em contato com seu médico. A varfarina pode causar hematomas e sangramento; em caso de hematomas em excesso e/ou sangramentos, entrar em contato com seu médico.
Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.
Quem faz uso de anticoagulante pode tomar dipirona?
A dipirona pode inibir a função plaquetária e prolongar o tempo de sangramento, sendo este efeito reversível. Assim, deve-se ter cautela em pacientes portadores de doenças intrínsecas da coagulação ou em uso de anticoagulantes.
Então, devemos tomar alguns cuidados. . 👉🏼Alimentos ricos em vitamina K, como vegetais folhosos verdes 🥦, legumes com casca, alimentos gordurosos, ovos fritos🍳, reduzem a ação do anticoagulante. .
O que uma pessoa que usa anticoagulante não pode fazer?
Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.
Habitualmente em usuários de Marevan recomendamos evitar a ingestão de alimentos vegetais verdes (ricos em vitamina k) como alface, agrião, acelga, espinafre, azeite de oliva para não diminuir o efeito da medicação.