Você sabe como solicitar o Bilhete Único especial do Idoso? O benefício é concedido para homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos que, comprovadamente, residam na região metropolitana de São Paulo ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí.
Em seguida usuário deverá realizar o login (utilizando RG, CPF ou e-mail) e senha cadastrados, ou caso não tenha cadastro, clicar em Cadastre-se e preencher o formulário para criação do login;
A idade mínima para a gratuidade nos ônibus que fazem as linhas municipais muda de cidade para cidade. Em algumas é a partir dos 60 anos; em outras, a partir dos 65 anos. Em caso de dúvida, consulte a prefeitura do seu município.
Tem direito à gratuidade, de acordo com a lei estadual, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos, que tenham renda familiar até dois salários mínimos, com a disposição de dois assentos reservados (se ocupados, é concedido o desconto de 50% no valor das passagens).
Como é que ficou a gratuidade dos idosos de 60 a 64 anos?
O governo federal, em parceria com diversos governos estaduais e municipais, decidiu estender a gratuidade no transporte público coletivo para idosos entre 60 e 64 anos. Anteriormente, essa gratuidade era garantida apenas para pessoas acima de 65 anos, como rege o Estatuto do Idoso desde 2003.
SP|Bilhete Único com gratuidade para idosos entre 60 anos e 64 anos
Qual os direitos que o idoso de 60 anos tem?
O Congresso Nacional aprovou e em 2003 entrou em vigor o Estatuto do Idoso. Pelo estatuto, quem está na terceira idade tem direito a atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde e em órgãos públicos e privados, além de prioridade no recebimento da restituição do Imposto de Renda.
A solicitação do cartão TOP pode ser feita pelo aplicativo TOP ou presencialmente nas redes credenciadas, com agendamento no site vico158. gendo. app/v2/%23/reserve#.
a) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui. b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. c) Imprimir, guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp. Presencial : No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia.
Quem tem mais de 60 anos pode viajar de graça de avião?
O Projeto de Lei 707/23 obriga as companhias aéreas a disponibilizar marcação de assento gratuito nos voos nacionais, a partir de 72 horas antes do voo, para as pessoas com deficiência, os idosos com mais de 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos e acompanhantes.
O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais. A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto do Idoso e a Lei do Atendimento Prioritário.
Como fazer a carteirinha para andar de ônibus de graça?
O beneficiado deve fazer pré-cadastro no site da JTP, em seguida comparecer a um ponto de cadastro com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço atualizado) e Folha Resumo do Cadastro Único.
Quantas vezes posso usar o bilhete do idoso por dia?
Até 4 embarques em ônibus diferentes, no período de três horas. Um embarque no sistema trilhos (Metrô/CPTM) e até 3 embarques em ônibus diferentes no período de 3 horas. A integração CPTM ou Metrô deve acontecer durante as duas primeiras horas e pode ser intercalada aos ônibus.
Desde 01/02/2023, o embarque nas estações da CPTM é gratuito para pessoas a partir de 60 anos com o Bilhete Único ou o Cartão TOP. O embarque com documento só é permitido para quem tiver acima de 65 anos.
Já os idosos com idade entre 60 a 64 anos têm o benefício disponível no Bilhete Único que já possuem. Ou seja, quem já tem um Bilhete Único comum não precisa fazer um novo cadastro ou emitir um novo cartão.
Para a emissão do Cartão do idoso pelo portal, o cidadão deve ser habilitado no Estado de São Paulo. Acesse com seu CPF e senha ou cadastre-se no portal do Detran-SP. Clique aqui para acessar. 1) Vá à unidade de atendimento do município de domicílio com os documentos solicitados.
Para os idosos com idade igual ou superior a 65 anos, o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa pode ser solicitado por meio do site de Atendimento Digital (sptrans.com.br/atendimento).
Não existe a possibilidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) fornecerem o direito da passagem de graça para uma pessoa. O que eles podem fazer é verificar, também com as prefeituras ou com outros órgãos, a possibilidade que ela consiga a passagem de graça durante um período.
Por ser um procedimento novo para as pessoas que têm entre 60 e 64 anos, a SPTrans lembra que para ter a gratuidade em seu Bilhete Único Comum, basta aproximar seu cartão duas vezes de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais para recarregar a gratuidade dos ônibus e, depois, dos ...
A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.
De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.