Quem é optante pelo saque aniversário e fui demitido?
Sim, quem opta pelo Saque-Aniversário e é demitido ainda tem direito ao Seguro-Desemprego. Isso acontece porque as regras para acessar o Fundo de Garantia e o Seguro são diferentes, o que faz com que a opção pelo Saque-Aniversário não influencie o recebimento do Seguro.Como funciona o saque aniversário em caso de demissão?
O que é o saque-aniversárioNessa opção, se for demitido o trabalhador só terá direito a receber a multa rescisória. O empregado pode mudar de ideia e voltar para a modalidade tradicional, mas ele terá que cumprir dois anos de carência, ou seja, só poderá sacar o fundo depois de 24 meses, mesmo em caso de demissão.
Quem pega o saque aniversário tem direito a multa rescisória?
Da mesma forma, se o trabalhador for demitido na vigência do Saque Aniversário, receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais, ainda que opte pelo retorno ao Saque-Rescisão e passe o período de carência.Quem optou pelo saque aniversário recebe Seguro-Desemprego?
Sim, quem opta pelo saque-aniversário do FGTS não perde o seguro-desemprego. FGTS e seguro-desemprego são benefícios independentes.Multa de 40% FGTS no Saque Aniversário - Fui demitido e agora? - Tenho Direito?
Quem optou pelo saque aniversário tem direito ao saque-rescisão?
Quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS? Quem tiver optado pelo Saque-Aniversário, poderá realizar a antecipação do saque ou realizar a retirada em alguma outra modalidade. Mas caso seja demitido sem justa causa, os valores da rescisão ficam retidos na conta FGTS até o trabalhador realizar o saque.Quem optar pelo saque aniversário perde os 40 %?
Portanto, você só vai conseguir reaver o valor total das contas do FGTS em caso de aposentadoria, doença grave, para comprar a casa própria, entre outras regras de saque. No caso da opção pelo saque aniversário, não será possível o saque do saldo do FGTS, porém, será possível o saque da multa rescisória de 40%.Como sacar o FGTS mesmo tendo optado pelo saque aniversário?
Como resgatar o benefício do saque-aniversário? Assim que o prazo para sacar a modalidade de aniversário do FGTS estiver ativo, é possível solicitar o resgate digitalmente, pelos canais online da Caixa.O que acontece se eu retirar o saque aniversário?
Muda algo no saque-aniversário? Não, as regras para o saque-aniversário — parcela do Fundo de Garantia que o trabalhador pode retirar todos os anos nos meses próximos a seu aniversário — continuam as mesmas. Mas o saque-aniversário é calculado como um percentual do saldo disponível na conta do trabalhador.Qual a nova lei do saque-aniversário?
Pela Lei 13.932/19, o saque-aniversário é opcional. No mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do saldo existente na conta vinculada do FGTS. Caso seja demitido após a opção, só terá direito a receber a multa rescisória.Qual o prazo de carência do saque-aniversário?
Isso significa que, durante esse período de carência, o trabalhador continuará recebendo o saque-aniversário. Logo, em caso de demissão sem justa causa, ele não terá acesso ao saldo total da conta do FGTS, mas somente à multa de 40% sobre o valor.Qual é a vantagem do saque-aniversário?
O saque-aniversário pode valer a pena para quem planeja pedir demissão, garantindo acesso ao FGTS. Também é vantajoso para quitar dívidas, pagar aluguéis atrasados ou realizar compras à vista, aproveitando melhores condições.Como faço para voltar para o saque rescisão?
Saiba como voltar ao saque-rescisão do FGTS:
- O procedimento pode ser realizado de forma simplificada por meio do aplicativo do FGTS;
- A plataforma está disponível para download neste link;
- A facilidade evita que o cidadão precise se deslocar até uma agência para realizar a modificação;