As pessoas alexitímicas também se apaixonam, mas não sabem como amar. Por isso, nessas relações afetivas há frieza, solidão e um vazio no qual faltam palavras, olhares, e os nutrientes emocionais mais básicos. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.
Para quem convive com pessoas que sofrem de alexitimia, chega a ser espantoso: Eles não expressam emoções ao relatar eventos cotidianos, nem mesmo quando se deparam com feitos marcantes ou traumáticos, como pode ser o falecimento de um ente querido.
Ao adotar uma abordagem compassiva e paciente, você pode ajudar a pessoa com alexitimia a se sentir apoiada e compreendida em sua jornada emocional. Lidar com uma pessoa que tem alexitimia pode exigir compreensão e paciência, já que ela pode ter dificuldades em identificar e expressar emoções.
Segundo descrevem os autores, o pensamento dos pacientes com alexitimia “é voltado para o exterior, de traços afetivos pobres, escasso valor simbólico e predominantemente operatório, ou seja, relações interpessoais baseadas em ligações utilitárias, carentes de afeto, com dificuldade de apreender os próprios sentimentos ...
2007;47:354-61. Além da alexitimia, os pacientes exibem "amplificação sensitiva", consistindo de maiores sensibilidade e reatividade a diferentes estímulos sensitivos, inclusive a dor.
Para o tratamento da alexitimia, o psiquiatra pode recomendar a psicoterapia, principalmente a psicoterapia interpessoal psicodinâmica, estratégias de expressão verbal, técnicas de relaxamento ou mindfulness, por exemplo, que ajudarão a pessoa a identificar e expressar melhor suas emoções.
Causas. A alexitimia pode estar relacionada a fatores genéticos, outros transtornos psicológicos e lesões do sistema nervoso. Principalmente em regiões de processamento de emoções e empatia, como a ínsula e gânglios da base. Pessoas do espectro autista têm maiores riscos de demonstrar alexitimia.
A alexitimia pode ser causada por fatores genéticos, traumáticos ou ambientais. Ela está frequentemente associada a condições de saúde mental, como transtornos de ansiedade, depressão e transtorno do espectro autista.
Indivíduos com alexitimia são ansiosos, supercontroladores, submissos, conscientes enquanto, indivíduos com psicopatia são isentos de ansiedade, encantadores, enganadores e inconformados (Haviland, Sonne & Kowert, 2004).
Porque tem pessoas que não demonstram sentimentos?
As vezes a dificuldade em demonstrar sentimentos pode ser por insegurança, medo de rejeição ou algum trauma adquirido ao longo da vida. A incapacidade de demonstrar as emoções está ligada ao medo da rejeição e à humilhação em não ser correspondido e você acaba se afastando.
Como lidar com pessoas que não expressam seus sentimentos?
7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias
1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
Algumas pessoas enfrentam dificuldades em demonstrar afeto, seja devido a experiências passadas, traumas emocionais, personalidade introvertida ou outros fatores. Essa dificuldade pode resultar em problemas de relacionamento, isolamento social e até mesmo impactos na saúde mental, como ansiedade e depressão.
Algumas são agradáveis de sentir, como o amor e a alegria. Outras, podem ser tão desagradáveis que dá vontade de nem senti-las. Porém, não é possível ligar ou desligar as emoções porque elas são processos naturais do nosso corpo e têm um papel muito importante para o nosso bem-estar.
Como ajudar uma pessoa que não consegue se expressar?
Sugiro que busque ajuda especializada, pois crenças limitantes e disfuncionais estão por trás desse comportamento. A psicoterapia pode te ajudar a lidar melhor com as tuas emoções e sentimentos e você pode aprender a se expressar e a se comportar de uma forma mais assertiva, sem tantos prejuízos.
Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.
O termo alexitimia foi sugerido por Sifneos para se referir àqueles pacientes com uma vida emocional pobre em sonhos e fantasias e que demonstravam não ter palavras para nomear ou expressar as emoções (Sifneos, 1972/1977, 1991).
A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.
Portanto, embora a alexitimia não possa ser “curada” completamente, esses tratamentos podem ajudar a pessoa a gerenciar os seus sintomas, melhorar suas habilidades emocionais e, consequentemente, aumentar a sua qualidade de vida.
Porque os homens têm dificuldade em expressar seus sentimentos?
A dificuldade de falar e demonstrar o que se sente, entre os homens, tem raízes que se entrelaçam com fatores culturais, sociais e psicológicos. Desde a infância, muitos são ensinados a reprimir suas emoções e a acreditar que chorar ou falar sobre emoções e sentimentos são sinônimos de fraqueza.
Como ajudar uma pessoa com alexitimia? A terapia é o melhor jeito para ajudar pacientes que apresentam a condição. Profissionais da área da saúde mental podem identificar e passar tratamentos apropriados ao paciente e encaminhá-los a uma vida melhor.
A despersonalização é um transtorno que faz com que um indivíduo tenha sua percepção sobre si mesmo alterada. Caracteriza-se por sensações de irrealidade, apatia, amnésia, impressão de que está separado do corpo, perda do controle, ataque de pânico, depressão, ansiedade, sono, estresse, cansaço e outros.
A psicóloga Maura Albanesi explica que a cegueira emocional é caracterizada justamente pela repetição. “A pessoa está sempre agindo e interagindo com as situações e com as pessoas da mesma forma, e isso vai causando muita dor e muito ressentimento (…).