Para compensar essa falta de energia, é muito comum sentir muita vontade de comer doces, especialmente chocolate, que também tem ferro, o que pode acabar promovendo o aumento de peso. Os doces oferecem energia de forma simples, mas também contêm muitas calorias.
Isso acontece porque o açúcar pode proporcionar uma sensação momentânea de prazer e alívio. Busque por técnicas de gerenciamento de estresse, como a prática de exercícios físicos, meditação e um bom sono, os quais são essenciais para controlar esse desejo.
Qual a falta de vitamina que dá vontade de comer doce?
A vontade exagerada de comer doces pode sinalizar a carência de determinados nutrientes essenciais como magnésio, zinco ou cromo. Além disso, muitos outros fatores podem interferir neste desejo, como o baixo consumo de energia, que deixa o corpo sem “combustível” para realizar as atividades do dia a dia.
No consumo do açúcar, é liberada excessivamente, a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A deficiência de outro neurotransmissor, conhecido por serotonina, a resistência à insulina e aumento do cortisol (hormônio do estresse) também são causas associadas à compulsão por doces.
Algumas formas de parar ou diminuir a vontade de comer doce são aumentar o consumo de alimentos que dão maior sensação de saciedade, reduzem a fome, equilibram os níveis de açúcar no sangue ou que estimulam a produção de serotonina, que é uma substância relacionada com a sensação de bem-estar e prazer, como banana, ...
Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.
Ela pode ser um indicativo de que seu corpo está com falta de determinados nutrientes essenciais. Estudos têm mostrado que a deficiência de minerais como magnésio, zinco ou cromo pode desencadear um aumento no desejo por açúcar.
Em geral, açúcares simples causam picos de insulina no sangue, resultando em sensação de tontura ou fraqueza”, explica Ricardo Schaffeln Dorigueto, otoneurologista e otorrinolaringologista do Hospital Paulista.
Qual o suplemento que inibe a vontade de comer doce?
Segundo Taciane, triptofano e cromo ajudam a diminuir a vontade por doces. O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável por auxiliar na regulação do humor, do sono e do apetite.
O que fazer para parar de sentir vontade de comer doce?
Nozes, sementes, legumes, ovos, peixes, carnes magras, iogurte e queijo com baixo teor de gordura e produtos de soja são opções de alimentos ricos em proteína e saudáveis. O mineral Cromo estabiliza os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a controlar a ânsia pelas guloseimas doces.
“A falta da substância pode causar estresse e ansiedade, pois o açúcar gera uma alta quantidade de dopamina e endorfina, hormônios que dão sensação de prazer”, informa. Ao fazer a retirada do açúcar, o corpo sente a ausência do doce e aumenta os níveis do hormônio cortisol, que em quantidades altas gera irritabilidade.
O que comer quando estiver com vontade de comer doce?
Ovos, legumes, sementes, grãos, massas e cereais integrais, pães granulados e frutas, ajudam a conter à vontade por alimentos ricos em açúcar ruim e oferecem saciedade. Portanto, a vontade de comer doce é saudável, mas precisa ser controlada para não virar um problema de saúde.
Os riscos do consumo exagerado de açúcar se dão no surgimento de sérias doenças crônicas. Algumas delas são: diabetes, obesidade e hipertensão. Produtos industrializados, como refrigerantes e biscoitos, apresentam alto teor de açúcar. A OMS recomenda a ingestão de, no máximo, 50 gramas de açúcar por indivíduo no dia.
O açúcar eleva o nível de dopamina no organismo, ativando a sensação de bem-estar. É por isso que, se a pessoa se sente inquieta e estressada, ela busca o doce para ter um conforto momentâneo. "Existe uma área no cérebro de 'ganho e recompensa', que relaciona muito a comida à questão da emoção.
"O desejo excessivo de comer doces pode estar relacionado a vários fatores culturais, doenças orgânicas ou até problemas emocionais. Pessoas que são acostumadas a ingerir doces em excesso desde a infância, pela sua cultura alimentar, podem não perceber que excedem. Além disso, ele pode indicar diabetes.
Qual falta de vitamina que dá vontade de comer doce?
“ A pessoa também pode ter uma deficiência de vitaminas ou de minerais, por exemplo: da vitamina B12, do ferro, vitamina B6, da vitamina C e do ácido fólico. Então se eles estiverem com os níveis baixos, eles também podem causar em você mais vontade de comer doce.
Além de problemas emocionais, o desejo por doces também pode sinalizar outros problemas graves de saúde, como o diabetes. O professor explica que um dos sintomas comuns da doença é a fome intensa. “No caso do diabético, quanto mais ele come, mais ele sente fome.
A incidência de anemia por deficiência de ferro aumenta em populações com carências nutricionais; com ingestão ou absorção inadequada de ferro; hábitos vegetarianos; dietas com muito chá ou café, que inibem a absorção de ferro, ou sem vitamina C (frutas cítricas), que favorece a sua absorção; baixo nível sócio- ...
Evitar: - Café, chá, refrigerante junto às refeições; - Alimentos industrializados que contenham EDTA (reduz a absorção em 50% do Fe não-heme); - Leite e derivados (iogurte, queijo, creme de leite, sorvete) com o almoço e/ou jantar, uma vez que o cálcio desses alimentos atrapalha a absorção do ferro.
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.
O cromo age no metabolismo da glicose através das células, prolongando a sensação de saciedade e reduzindo aquela vontade louca de consumir mais açúcar.
Frutas, nozes, iogurte, chiclete e até mesmo chá estão na lista dos alimentos alternativos que ajudam a driblar o desejo de doces e mantém a dieta na linha. Quem gosta sabe o quanto é difícil resistir a vontade de comer doces, principalmente em momentos de TPM e ansiedade.
O Picolinato de Cromo é especialmente indicado no caso de pessoas que não conseguem emagrecer porque consomem altas quantidades de doces, com o aumento da insulina o Picolinato de Cromo tira a vontade de comer doce.