As pessoas que sofrem dessa síndrome frequentemente evitam tomar iniciativas, agir ou realizar tarefas simples por medo de errar. Os sintomas mais comuns desta síndrome incluem: Procrastinação constante: Pessoas com atelofobia podem adiar tarefas ou decisões importantes por medo de cometer erros.
O que é teleofobia? A teleofobia pode ser descrita como o medo que algumas pessoas sentem de fazer planos para o futuro. Não se trata de uma doença, propriamente dita, mas de uma característica, um traço da personalidade que pode tomar proporções exageradas em decorrência da ansiedade.
Alterofobia é um neologismo híbrido advindo do latim e do grego que significa o medo, rejeição, aversão a tudo aquilo que é outro, tudo o que não sou eu mesmo. A palavra é estranha, mas a situação que ela indica é real, presente e incisiva, dia após dia, alimentando mentalidades e gerando atitudes.
As in, medo de um pénis ereto. No caso do homem, a aversão pode ter a ver com a falta de controlo da ereção, ou seja, não prever ou dominar a altura e momento em que o pénis pode repentinamente ficar ereto cria uma crise de ansiedade que pode chegar aos ataques de pânico.
Xilofobia é um tipo específico de fobia, que se caracteriza pelo medo excessivo e irracional de objetos de madeira. Pessoas que sofrem de xilofobia podem sentir ansiedade intensa, pânico e até mesmo terror ao entrar em contato com objetos feitos desse material.
O medo que voce tem se chama Grafofobia, que é o medo de escrever em publico. Pode estar relacionada a um quadro de fobia social que é um medo irracional do julgamento do outro. Procure tratamento psicologico.
Em alguns casos, o indivíduo apresenta uma fobia específica, como o medo de estar em um veículo em movimento (amaxofobia), o medo de risadas (geliofobia) e o medo da gravidade (barofobia).
"As causas da afefobia tem uma correlação com transtornos. Fatores psíquicos e eventos traumáticos envolvendo toques forçados. A afefobia pode se desenvolver não apenas por meio de agressões sexuais, mas agressões físicas e punições desnecessárias; neste caso, quando se é criança. É uma forma de mecanismo de defesa."
Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.
Escopofobia é o medo irracional de ser observado. O termo é utilizado pelo menos desde 1906, conforme descrição de uma revista da época: "Há o medo e o pudor de ser visto, como pode ser constatado em sanatórios (…) Definimos isto como escopofobia — o temor mórbido de ser observado.
s.f. Definição: Medo de definir planos para o futuro, estabelecer objetivos, firmar compromissos, etc., em geral pela dificuldade em lidar com ansiedade ou insegurança.