O tártaro depois de formado e acumulado só pode ser removido por dentistas. Escovar os dentes, usar fio dental e o enxaguatório LISTERINE®, além de um creme dental com controle de tártaro, ajuda na prevenção.
Flúor: Os enxaguantes bucais com flúor são ótimos para pessoas com cáries e sensibilidades. Recomenda-se usar apenas uma vez ao dia para combater as bactérias; Antisséptico: Previne o mau hálito e elimina as bactérias que causam odores desagradáveis.
No entanto, seu uso prolongado pode manchar os dentes, a língua, as restaurações, as próteses dentárias e a boca. E, em alguns casos, pode até alterar o paladar e provocar feridas.
“Alimentos ricos em sacarose (como doces, bolos, balas, chocolates, etc.) contribuem para a formação da doença cárie, modificando o pH na cavidade oral, e promovendo a proliferação dos micro-organismos”, destaca Beatriz.
NÃO USE ENXAGUANTE BUCAL!!! DENTISTA EXPLICA O MOTIVO
Qual a diferença de LISTERINE com álcool e sem álcool?
Entre as diversas opções de enxaguantes bucais disponíveis no mercado, existem dois principais tipos: o com álcool e o que não leva álcool na composição. Ambos cumprem a função de limpar os resíduos de alimentos que ficam nos dentes de trás, onde a escova e o fio dental não alcançam.
O Listerine Cool Mint promete matar 99% dos germes que provocam a gengivite, a placa e o mau hálito. Como os outros enxaguantes da lista, ele chega a lugares de difícil acesso para a escova de dentes e o fio dental. Mas com um diferencial: a proteção de até 12 horas.
Atualmente, existem 3 formas de realizar este tratamento: com anestesia e uma broca, para raspar toda a cárie, com laser ou com um gel chamado Papacárie, que consegue amolecer a cárie e eliminar todo o tecido lesionado, de forma simples, rápida e sem dor, sendo uma excelente opção para quem tem medo de ir ao dentista.
Os alimentos cariogênicos são ricos em açúcar, como balas, bolos ou refrigerantes. Comidas pegajosas como doces, balas, biscoitos, bolachas, bolos, batata frita e outros salgadinhos que ficam presos aos dentes são os mais perigosos.
O enxaguante bucal tem como função a limpeza química da boca, portanto, deve ser utilizado após a limpeza física com fio dental e escovação, de preferência diariamente. Os dois primeiros procedimentos não devem ser substituídos pelo enxágue da boca.
Os enxaguantes bucais Listerine são seguros para a maioria das pessoas quando usados conforme as instruções. No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais leves, como irritação da boca ou garganta. Se você tiver algum efeito colateral, pare de usar o enxaguante bucal e consulte seu dentista.
Use o enxaguatório LISTERINE® duas vezes ao dia pela manhã e pela noite, para se proteger das bactérias causadoras de problemas de gengiva, 24 horas por dia.
Tratamento. Primeiramente, se ainda existe algum mito que a cárie pode ser tratada por meio de procedimentos caseiros ou que ela se cura naturalmente após algum tempo, é preciso eliminá-lo de vez. A verdade é que a única forma de tratar a condição é em uma consulta com o dentista.
A cárie não regride. A única forma de tratar a cárie é indo ao dentista. Não existe um tratamento caseiro que elimine a cárie quando ela já está instalada.
O creme dental Colgate Total 12 Clean Mint é ideal para a higiene bucal, pois sua tecnologia com flúor e ingredientes antibacterianos reduz estes microorganismos nos dentes, língua, bochechas e gengiva.
De acordo com a especialista, é muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.
Em casos moderados – que é quando a cárie atinge o esmalte – pode ser indicada a remoção do tecido cariado e posteriormente uma restauração funcional e estética do dente com resina ou porcelana, ou seja, a recomposição da forma e da aparência do dente. É também uma forma de tentar impedir o avanço da doença.
A única forma de tratar a cárie do dente é no consultório do dentista. Em cáries não muito profundas é feita a restauração, tratamento também conhecido como obturação. “É a obturação e depois a cobertura do dente com uma substância (resina composta, cerâmica ou amálgama)”, explica a dentista.
As bactérias da placa nos dentes devem ser retiradas mediante escovação pelo menos duas vezes por dia, e através do uso do fio dental uma vez por dia. Em geral, um dente limpo pode se manter saudável.
O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar (chocolate, bolos, doces, biscoitos) e a má higiene bucal também são fatores que causam cáries nas pessoas. É importante dizer que a cárie não é transmitida de pessoa para pessoa, mesmo sendo causada por bactérias.
Os sintomas são os de uma "dor de dentes", para usar uma linguagem comum: uma dor intensa, constante, súbita e disseminada por toda a área do rosto onde se encontra o dente afetado. A dor deve-se ao facto de a polpa ser um tecido que contém muitos nervos.
Quanto as indicações, os enxaguantes bucais podem ser sugeridos para tratar gengivite. Porém, o uso excessivo e sem recomendação médica pode causar problemas como mau hálito, redução do paladar, manchas no dente, câncer de boca e até mesmo aumento na pressão arterial.
– Não engula: Nunca engula o enxaguante bucal. Mesmo os produtos sem álcool podem ser prejudiciais se ingeridos em grande quantidade. Cuspa-o após o enxágue. – Evite comer ou beber imediatamente: Após enxaguar, evite comer ou beber por 30 minutos para dar ao enxaguante bucal tempo para agir.