ideal para carros blindados. Utilizada nas viaturas de policia, bombeiros e ambulâncias, as sirenes 7 tons possuem função principal de alerta no trânsito e comunicação com as pessoas que estão na parte de fora sem a abertura dos vidros.
Assim, de acordo com o art. 29, VII do Código de Trânsito Brasileiro, poderão utilizar a iluminação vermelha intermitente os veículos de socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.
Carros de bombeiros, de polícia, de órgãos de trânsito e ambulâncias também podem utilizar lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul.
Quando o carro é blindado ele é autorizado a colocar o Giroflex?
A lei é clara: só veículos de emergência e de serviço público podem circular com o objeto. Estado não diz quantos veículos institucionais usam as sirenes. Com objetivo de burlar o trânsito e não ficar no congestionamento, carros oficiais e particulares têm usado giroflex para cortar caminho e economizar tempo.
Sirene com telecomunicador para veiculos Blindados - instalação RAV4 Hibrida - ArtsomAuto
Precisa de autorização para andar com carro blindado?
Em virtude da vigência da Lei nº 14.071/2020, que alterou o art. 106 do CTB, e da publicação da Portaria Senatran nº 1053/22, que alterou o Anexo da Portaria Senatran nº 357/22: para alteração de blindagem: não é mais necessária a Autorização do Exército (inclusão ou retirada de blindagem).
O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que é obrigatório liberar espaço no trânsito a veículos com dispositivos sonoros e luminosos acionados. Isso inclui viaturas, ambulâncias, caminhões de bombeiro e outros carros de autoridades em operação.
São os veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia e de fiscalização e de operação de trânsito. Em São Paulo, por exemplo, o giroflex azul pode ser usado em viaturas da Polícia Civil ou da Guarda Civil Metropolitana. Veículos de polícia descaracterizados podem usar luzes intermitentes vermelha e azul.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a utilização dos sinalizadores. O equipamento com luzes vermelhas pode ser instalado em veículos policiais, ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros e carros de fiscalização de trânsito.
Olha, o giroflex só deve ser ligado em situações de segurança e em emergências. Por isso, ele pode ser usado por pessoas que tem autorização, além de veículos que fazem trabalhos pros serviços públicos e privados.
O Denatran afirmou que se o veículo de emergência estiver pedindo passagem, ou seja, com as sirenes ligadas, o motorista parado no sinal vermelho (com ou sem radar de avanço) pode ultrapassar o semáforo. O comportamento, segundo o órgão, não irá resultar em multa.
Giroflex led Verde – a cor verde é frequentemente associada à proteção. No Brasil, não é muito comum encontramos sinalizadores na cor verde nos veículos especiais, mas em outros países algumas corporações utilizam esta sinalização em seus veículos de segurança.
Normalmente, os veículos utilizados pela polícia são equipados com sirenes, sinalizadores visuais conhecidos como giroflex ou kojak, dependendo do formato, e pinturas especiais para identificação da população civil.
Não, não é verdade que a lei tenha proibido carros blindados no Brasil. Até o momento, não existe nenhuma legislação federal que proíba a blindagem de veículos particulares. A prática de blindar carros é regulamentada e permitida no país, desde que siga as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
O primeiro passo é procurar uma empresa vendedora de carros blindados e solicitar seu Certificado de Registro junto ao Exército. Após isso, a revenda deverá solicitar autorização de venda à Região Militar de sua jurisdição para vender aquele veículo específico.
5 da Resolução Nº 970 do Contran permite o uso exclusivo de lanternas especiais de emergência que emitem luz de cor azul, cor vermelha ou de ambas. Já no caso do giroflex com lanternas intermitentes de cor amarela-âmbar, apenas os veículos que prestam serviço público podem utilizá-lo, conforme detalha o art.
Seria um modo de facilitar a comunicação com quem está fora quando o vidro do carro é muito mais pesado e tem abertura mais lenta. Contudo, não é um item de uso obrigatório em veículos blindados, inclusive muitos nem têm essa instalação.
De acordo com o especialista, o Inciso I do Artigo 251 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), usar o pisca-alerta em desacordo com a legislação é uma infração média, penalizada com multa de R$ 130,16, mais quatro pontos no prontuário da respectiva CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os mecanismos de alarme e iluminação intermitente são de uso restrito por veículos de socorro, salvamento, incêndio, por policiais em atividade, fiscalizações e operação de trânsito.
Outros estudos apontam que indicam que a luzes vermelhas podem ser mais visíveis durante o dia, enquanto as azuis podem ser mais visíveis à noite. Assim, o uso de uma combinação de luzes vermelhas e azuis intermitentes ajuda a alertar os motoristas independentemente da hora do dia.
Com todas estas informações fica bem claro aos agentes de fiscalização que é proibido a utilização destes tipos de luz. Sua utilização atrapalho os demais veículos e ainda confundem os condutores levando erroneamente como veículos de emergência ou similares.
Para todos esses casos, segundo o artigo 5º da Resolução CONTRAN 970, é permitido o uso exclusivo de lanternas especiais de emergência, as quais emitem luz de cor azul, vermelha ou mesmo de ambas.
Uma sirene é um dispositivo de fazer barulho alto utilizada para fazer soar alarmes sonoros. As sirenes da defesa civil são montadas em locais fixos e utilizadas para alertar sobre desastres naturais ou ataques.
O Projeto de Lei 2425/21 institui a obrigatoriedade de giroflex – equipamento de iluminação intermitente ou rotativa sobre veículos de segurança e emergência – nos veículos de fiscalização agropecuária.