Quem trabalha de carteira assinada pode ter empresa no nome?
De maneira geral, não há nenhuma legislação que proíba que um trabalhador registrado como CLT possua um CNPJ em seu nome. Contudo, o contrato de trabalho com cada empresa pode ser diferente e, nesses casos, é preciso certificar as condições específicas de cada relação de trabalho.Pode ter carteira assinada e CNPJ ao mesmo tempo?
Sim, é permitido que o empreendedor seja CLT e MEI ao mesmo tempo. Enquanto no regime formal de contratação via CLT ele executará atividades do seu empregador e receberá salário e benefícios conforme a legislação deste modelo, no Microempreendedor Individual ele manterá o pagamento dos impostos deste tipo de empresa.Quem tem carteira assinada pode abrir empresa?
Na regra geral, não há nada na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que proíba que um empregado registrado possua um negócio.Sou CLT posso ter uma empresa?
Na legislação atual não existe nada que proíba o trabalhador formalizado via CLT (consolidação das leis trabalhistas) de se tornar uma Pessoa Jurídica e nem o contrário. A principal especificação proibitiva ocorre nos casos onde o PJ é sócio ou administrador de outras empresas.Empregado com carteira assinada pode ter MEI? Saiba tudo sobre como conseguir seu MEI mesmo na CLT
É possível trabalhar como CLT e PJ ao mesmo tempo?
Sim, é possível ser PJ (Pessoa Jurídica) e CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) ao mesmo tempo, desde que se cumpram as regras estabelecidas pela empresa e pelas leis trabalhistas. É importante verificar se a empresa onde você é CLT impõe alguma restrição em relação a ter uma empresa na mesma área de atuação.Quem tem CNPJ pode assinar carteira de funcionário?
O microempreendedor individual pode contratar até 1 (um) funcionário, e seu salário não pode ser superior ao piso da categoria ou ao salário mínimo nacional, o empregado receberá o que for maior.Quem tem CNPJ e trabalha de carteira assinada tem direito ao Seguro-desemprego?
Ter CNPJ ativo não impede o recebimento de seguro desemprego, desde que haja a devida comprovação de que não aufira renda. Em recente regulamentação do tema, em 28 de outubro de 2015, o Ministério do Trabalho e Emprego editou a Circular n. 61, que estatuiu as seguintes recomendações: A respeito dos eventuais recursos…Quem tem CNPJ se aposenta com quantos anos?
Ao completar a idade mínima , atualmente 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, e cumprir o tempo mínimo de contribuição exigido - sendo 180 meses (15 anos) para mulheres e 240 meses (20 anos) para homens, o MEI terá direito a esse benefício.Qual o custo para abrir um CNPJ?
O valor exato depende de sua atividade. Se você fizer apenas prestação de serviços, atualmente o valor é de R$60 (INSS + ISS). Porém, se a sua empresa atua com comércio e serviços, passa para R$ 61,00 (INSS + ICMS/ISS).Quem tem CNPJ pode trabalhar de carteira assinada em outra empresa?
Uma grande dúvida que mexe com muitos profissionais e empreendedores. Quem é Microempreendedor Individual pode trabalhar em outra empresa com registro em carteira? A resposta é sim tanto para essa pergunta quanto para quem é empregado com carteira assinada e pretende abrir uma empresa nos moldes do MEI.Quem tem carteira assinada pode assinar em outra empresa?
Via de regra, não há impedimento para um trabalhador ter dois empregos pela CLT, desde que haja a compatibilidade de horários (horários diferentes, que não se sobreponham).Sou CLT e MEI ao mesmo tempo?
A resposta direta é sim, é possível ser um trabalhador registrado sob a CLT e abrir um MEI ao mesmo tempo. Se você já tem um emprego CLT, a lei permite que você seja um MEI, desde que o negócio MEI seja completamente separado de sua atividade principal como empregado CLT.Quem é dono de empresa pode ter carteira assinada?
Não há nenhuma vedação legal a que o sócio da empresa, mesmo que na condição de administrador, seja, ao mesmo tempo, empregado dessa pessoa jurídica.Quem tem empresa aberta pode ser CLT?
Mas ainda têm dúvida se quem tem CNPJ aberto pode trabalhar com carteira assinada. Antes de mais nada, é importante saber que não há nada que impeça você de trabalhar com as duas modalidades, MEI (Microempreendedor Individual) e CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).Quem tem carteira assinada e MEI pode receber seguro desemprego?
Ao contrário do que muitos pensam, o MEI pode sim receber o benefício do seguro-desemprego! Por uma decisão do Governo Federal, quando o Microempreendedor Individual é demitido do emprego no regime CLT sem justa causa e, paralelamente, tem CNPJ de MEI, tem o direito de receber as parcelas do auxílio.Quem trabalha com carteira assinada pode ter CNPJ?
Sim, é possível.Quem é pessoa jurídica pode trabalhar de carteira assinada?
Pessoa jurídica pode trabalhar de carteira assinada? Sim, se você tiver um CNPJ, pode trabalhar com carteira de trabalho (CLT) sem problema nenhum. A questão, nesse caso é adequar os tempos para que nenhuma entrega – seja ela como empregado ou como empreendedor – não seja feita.Pode ser autônomo e CLT ao mesmo tempo?
Sim, é possível. Ser regido pela CLT – trabalhar com carteira assinada e de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas – não impede de trabalhar concomitantemente como autônomo.Quem tem empresa no nome pode trabalhar de carteira assinada?
É vedado o registro de nome empresarial idêntico a outro já registrado, desta forma, quando já existir nome empresarial idêntico, é possível acrescentar designação mais precisa de sua pessoa ou de sua atividade. Exemplo: João da Silva BARBEARIA.Pode ter 2 empresas no mesmo CPF?
Sim, é possível que o empresário tenha dois ou mais CNPJs em seu nome. Entretanto, há ressalvas e diferentes cenários em que isso é possível. A possibilidade irá depender do tipo de empresa que se deseja abrir e do tipo de CNPJ que o empresário já possui.O que impede uma pessoa de abrir um CNPJ?
O primeiro deles é:Deixar de apresentar a Declaração de Imposto de Renda pelos últimos cinco anos; Fazer uma Declaração de Imposto de Renda que não confira com seus rendimentos; Pessoas que têm dívida ativa na Receita Federal podem ser impedidas de abrir sua própria empresa.