O cadastro é permitido nos casos da doença controlada, sem uso de medicação e crise há mais de três anos. O cadastro é permitido em casos de DST tratadas (Herpes, HPV, Clamídia e Sífilis).
» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.
O HBV está presente no sangue e secreções. Por isso, é uma das DSTs que podem ser detectadas por exame de sangue. Alguns desses exames são realizados para procurar anticorpos, outros podem detectar o próprio vírus ou até mesmo determinar se uma pessoa é imune à hepatite após uma vacinação ou infecção passada.
Para mais informações, procure o hemocentro mais próximo. Pessoas que apenas querem fazer teste de aids e hepatites, o que devem fazer? Caso a pessoa queira apenas fazer um exame para Aids, hepatites ou sífilis, ela nunca deve doar sangue.
Sífilis: impede a doação de sangue em definitivo. Devido à sensibilidade do exame realizado no Hemocentro, uma pessoa que teve sífilis sempre apresentará reatividade na sorologia e, por isso, a doação é bloqueada.
Para pessoas heterossexuais, a doação de sangue é contraindicada no caso de novo parceiro ou múltiplos parceiros sexuais nos últimos 4 meses. Mas não havia restrições se nesse período as relações fossem com um único parceiro.
Embora o vírus do HPV seja sexualmente transmissível, essa transmissão não ocorre pelo sangue ou qualquer outro fluido corporal. Desta forma, a infecção pelo vírus do HPV não impede a doação de sangue. Doe sangue. Com uma única doação de sangue, você irá ajudar quatro pessoas.
Tratamento. O tratamento da clamídia é feito com o uso de antibióticos, como por exemplo azitromicina ou doxiciclina, receitados pelo médico conforme cada caso. Com o tratamento adequado é possível erradicar completamente a bactéria.
O período entre a contaminação e a manifestação clínica é de aproximadamente 15 dias. Porém, em muitos casos, a clamídia é assintomática. Por isso, o risco de transmissão da doença é ainda maior. Alguns sintomas leves podem aparecer, e reconhecê-los o quanto antes faz a diferença para o tratamento.
A clamídia é transmitida de pessoa para pessoa durante o sexo sem proteção. Pode ser transmitida através do sexo vaginal, anal e oral. Também pode ser passado aos olhos por uma mão ou outra parte do corpo umedecida com secreções infectadas.
teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia. tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado. tem problema de coagulação de sangue. é diabético com complicações vasculares ou em uso de insulina.
São eles: testes sorológicos para Hepatite B e C, Chagas, HIV, Sífilis, HTLV-I/II e determinação de grupo sanguíneo AB0/Rh. Os exames efetuados são aqueles estipulados pela legislação em vigor, determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.
Quais são as perguntas feitas antes de doar sangue?
É feita uma triagem mais detalhada, em que o candidato à doação é questionado sobre o seu estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, entre outras perguntas. Se estiver tudo certo, a pessoa é encaminhada para a coleta de sangue.
A lesão inicial da sífilis primária manifesta-se como uma pequena elevação na pele nos órgãos genitais, que em poucas horas se transforma em uma úlcera, geralmente não dolorosa.
Sífilis. Sim, a sífilis, que é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca! Entretanto, a forma mais comum de contágio é sexual.
A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.
Estes testes detectarão doenças como AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo. Se for necessário confirmar algum destes testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra e se necessário, encaminhado a um serviço de saúde.
Contudo, o hemograma não detecta gravidez, drogas ou doenças como diabetes, DST e HIV. O hemograma avalia os três grupos de células sanguíneas: hemácias, leucócitos e plaquetas.
É realizado algum exame no sangue doado? Sim. Os exames realizados no sangue doado são: Tipagem sanguínea, Sorologias para Hepatites B e C, HIV, HTLV, Sífilis, Chagas, e o exame NAT (teste de ácido nucléico) para Hepatites B e C, HIV e Malária.