A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Por exemplo, aqueles com índice glicêmico alto, com valores acima de 70, não são ideais para a dieta de quem tem diabetes porque são absorvidos rapidamente e causam um aumento brusco nos níveis de açúcar no sangue. A boa notícia sobre a mandioca é que ela possui um índice glicêmico de 46.
Na comparação com a batata comum, quem tem diabetes pode comer batata doce devido ao seu menor índice glicêmico. A batata-doce libera açúcar no sangue mais lentamente, evitando picos de glicemia.
CAFÉ DA MANHÃ para DIABETES / AÇÚCAR NO SANGUE - 7 Melhores Alimentos e Como Usar
O que é melhor para o diabético batata ou mandioca?
Segundo Marinho Marti, pacientes com diabetes podem consumir tanto batata inglesa, quanto mandioca. “Apesar de a mandioca possuir três vezes mais calorias do que a batata inglesa, ela leva vantagem por conter vitaminas C, A, B1 e B2”, explica a nutricionista.
— Para quem quer emagrecer, a melhor opção disparada das quatro é a batata inglesa. Ela tem menos da metade das calorias da mandioca. O que significa que podemos comer um volume maior e assim aumentar a saciedade.
CANJA DE FRANGO/ TORRADA INTEGRAL; 4. MACARRONADA INTEGRAL DE CARNE MOÍDA/ LARANJA; 5. SANDUÍCHE DE FRANGO COM PÃO INTEGRAL/ SUCO DE FRUTA (ADOÇANTE); 6. SOPA DE CARNE, FEIJÃO E LEGUMES; 7.
Existem diversos tabus em relação à alimentação de pessoas diabéticas e alimentos como mandioquinha, batata e outros que crescem embaixo da terra aparecem no centro dessa discussão. Isso porque eles possuem médio para alto índice glicêmico. No entanto, o consumo de forma moderada está liberado.
Chocolate, macarrão ou linguiça são alguns dos piores alimentos para quem tem diabetes, porque além de serem ricos em carboidratos simples que aumentam a taxa de açúcar no sangue, não contêm outros nutrientes que ajudem a regular a quantidade de glicose no sangue.
Os melhores tipos de doces para diabéticos são aqueles que têm baixo índice glicêmico, o que significa que eles causam um aumento mais lento e menos acentuado no nível de glicose no sangue.
Deve-se ter cuidado na forma de preparo do ovo: quando frito ou mexido, há adição de gorduras, aumentando calorias e, dependendo do tipo de gordura, pode elevar o colesterol. Então como podemos consumir o ovo no dia a dia? Para quem tem diabetes e/ou taxa de LDL elevada, recomenda-se em torno de 2 a 3x/semana.
Pode comer beterraba, cenoura, arroz branco, pão, etc. A questão é: esses alimentos têm o índice e carga glicêmica altos. Ou seja, de uma forma simplista, se transformam numa grande quantidade de glicose ("açúcar") e chegam mais rapidamente na corrente sanguínea, elevando sua glicemia.
Além disso, a beterraba tem boas quantidades de fibras, cálcio, potássio, vitamina C e baixo teor de carboidratos. Essa composição ajuda na absorção mais lenta desse açúcar, permitindo que ele seja um alimento saudável e nutritivo, inclusive para pessoas com diabetes.
Como mencionamos, o consumo não é recomendado. É um alimento arriscado, especialmente porque depende muito da receita e do próprio corpo da pessoa com diabetes. Mas, diabético pode comer pão de queijo se for monitorando e consumindo no máximo duas unidades pequenas (máximo 200g) ocasionalmente — não é todo dia.
Outra opção maravilhosa de frutas que diminuem o açúcar no sangue são as laranjas e os limões. Elas são carregadas com fibras e vitamina C, responsáveis por ajudar a retardar a absorção de glicose e melhorar o seu nível glicêmico.
Qual é a fruta que o diabético pode comer à vontade?
Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes. Entre as frutas ricas em fibras estão a goiaba, maçã, pêra e abacate.
O que comer antes de dormir para baixar a glicose?
Evite comer lanches pesados ou ricos em carboidratos tarde da noite, especialmente se você tem problemas com a regulação do açúcar no sangue. Opte por lanches saudáveis, como vegetais crus, nozes ou iogurte grego, se você realmente precisar comer algo antes de dormir.
O açúcar em excesso contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para a diabetes tipo 2. Porém, além de quindim, brigadeiro e outros doces desse tipo, Juliana faz um alerta: "O grande vilão da diabetes é consumo exagerado de carboidratos refinados, como refrigerante, doces, pães, massas, bolos e biscoitos".
Sucos artificiais, refrigerantes, isotônicos, energéticos e bebidas alcoólicas são aquelas que recebem uma alta concentração de açúcar. Para substituí-las, é possível optar por água, chás e, se desejar, sucos naturais, porém, também sem excessos.
Qual o melhor café da manhã para quem tem diabetes?
E que proteína incluir no café da manhã afinal? Ovos mexidos e pão. A dica para acrescentar mais proteínas ao café da manhã de maneira simples, barata e deliciosa é fazer uma omelete ou ovos mexidos.
A mandioca pode ajudar no controle da diabetes, porque contém fibras e amido resistente, que ajudam a diminuir a velocidade de absorção do açúcar, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Para que faça bem à saúde, o ideal é que a mandioca faça parte de plano alimentar saudável e equilibrado, substituindo outras fontes de carboidrato como batata, arroz e macarrão. A quantidade ideal é em média 150 gramas por dia, mas esse valor pode variar de acordo com a dieta e o estilo de vida de cada um.