Quem tem direito ao AEE na escola?

Quem é o público-alvo do AEE? De acordo com a legislação, o AEE atende o público-alvo da educação especial: pessoas com deficiência (com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial), com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e com altas habilidades/superdotação.
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Quem tem direito ao AEE?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos serviços prestados pela educação especial para atender aos estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, que devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular.
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Quem pode ser atendido no AEE?

O atendimento educacional especializado (AEE) é a mediação pedagógica que visa possibilitar o acesso ao currículo pelo atendimento às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, público da educação especial, devendo a sua ...
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Quem são os alunos atendidos pelo AEE?

Considera-se público-alvo do AEE: a. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
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É obrigatório ter AEE nas escolas?

A Política nacional deixa claro o caráter complementar ou suplementar do AEE. Trata-se de um serviço de apoio. E, apesar de ser garantido a todos alunos com deficiência, nem todos são obrigados a frequentá-lo. A oferta é compulsória, mas a frequência é facultativa.
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Educação Especial 2024 [QUESTÕES MAIS COBRADAS]

O que a lei diz sobre o AEE?

Regulamentado pelo Decreto-Lei nº 7.611, de 2011, o AEE é responsável pela identificação, elaboração e organização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade, levando em consideração as necessidades específicas do aluno.
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Quais alunos têm direito a professor de apoio?

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.
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Quantas horas o aluno fica no AEE?

2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.
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Tem AEE na escola particular?

Consonante teor do art. 28, as escolas particulares são obrigadas a matricular e oferecer AEE ao educando com deficiência sem cobrar valor adicional de qualquer natureza, inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) corroborou a constitucionalidade do Estatuto em recente decisão no bojo da ADIn n. 5357-DF.
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Como as escolas podem requisitar recursos e apoio especializado?

Como as escolas podem requisitar recursos e apoio especializado? As escolas são obrigadas a oferecer o AEE quando a família do aluno com deficiência o solicitar.
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Quem encaminha o aluno para o AEE?

O Coordenador Pedagógico tem como uma de suas funções identificar em conjunto com a Equipe Escolar, os estudantes que necessitam de AEE, sendo este parte do processo ele fará a análise do encaminhamento indicado pelo professor de classe comum, complementando dados, propiciando reflexões e discutindo no coletivo sempre ...
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É obrigatório frequentar o AEE?

O Atendimento Educacional Especializado deve ser garantido a todos os alunos com deficiência, mas não é obrigatório a todos eles. O AEE, que deve ser oferecido obrigatoriamente pelas redes de ensino, é facultativo para o aluno, pois deve levar em conta as suas necessidades educacionais de modo individual.
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Quem tem direito à sala de recursos?

O que é uma sala de recursos (AEE)?

Toda criança e adolescente, entre 4 aos 17 anos, tem o direito à uma educação inclusiva. A metodologia desses espaços focam em ensinar os estudantes através de estímulos direcionados para cada necessidade.
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Quem tem TDAH tem direito ao AEE?

1º – Fica assegurado o direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), na rede pública estadual de ensino, para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia.
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Precisa de laudo para ser atendido no AEE?

AEE e laudo médico

O atendimento educacional especializado é garantido aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. Contudo, para ser atendido, o aluno não é obrigado a apresentar um diagnóstico.
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Como é feita a avaliação no AEE?

No processo de avaliação, o Professor deve criar estratégias considerando que alguns alunos podem Demandar ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da Língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia Assistiva como uma prática cotidiana.
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Quais deficiências têm direito ao AEE?

De acordo com a legislação, o AEE atende o público-alvo da educação especial: pessoas com deficiência (com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial), com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e com altas habilidades/superdotação.
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Quem pode ser atendido pela sala de AEE?

Artigo 9º - As turmas para Atendimento Educacional Especializado - AEE, em Sala de Recursos ou na modalidade itinerante, deverão ser constituídas por alunos de uma única área de deficiência, ou de Transtorno do Espectro Autista ou de Altas Habilidades ou Superdotação.
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Quais os tipos de atendimento que a AEE oferece?

São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e ...
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Quais os CID que dão direito ao professor de apoio?

Segundo a CID-10 (Classificação Internacional de Doenças), essas condições podem ser identificadas por vários códigos, como F81 para transtornos específicos de aprendizagem, F84 para Transtorno do Espectro Autista, ou F70 a F79 para deficiência intelectual.
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Qual a diferença entre sala de recursos e AEE?

A sala de recursos multifuncionais é o espaço onde prioritariamente ocorre o AEE, oferecendo um ambiente inclusivo e equipado para atender às variadas necessidades dos alunos.
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Como deve funcionar o AEE dentro das escolas?

O especialista que realiza o AEE precisa identificar as necessidades do aluno com deficiência, elaborar planos de ação, produzir materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, acompanhar de perto o uso dos materiais, orientar os professores do ensino regular e a comunidade acadêmica.
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Quem tem TDAH tem direito a professora de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.
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Quem tem TDAH tem direito de auxiliar de sala?

Atualmente, a Lei 14.254/21 garante o acompanhamento integral aos alunos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
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Quantas crianças com laudo pode ter em uma sala de aula?

O projeto estabelece que nas salas de aula do ensino fundamental que tenham apenas um aluno com necessidades especiais, o limite de matriculados seja de 20 alunos. No ensino médio, se forem dois ou três, as demais matrículas não podem ultrapassar 15 alunos.
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