“A endometriose pode levar à internação para alívio da dor em casos de crises de dor intensas, agudas e sem melhora com analgésicos usados rotineiramente”, afirma a ginecologista Fernanda Torras. Nesses casos, o médico irá prescrever o uso de remédios com ação mais forte para amenizar o desconforto da paciente.
Quantos dias de internação para cirurgia de endometriose?
Apesar do tempo de internação não ser longo, o período para a recuperação completa após a cirurgia de endometriose pode variar de duas semanas a um mês.
Durante esse tempo, a mulher deve ficar em repouso, com horários de sono regulares, não praticar exercício físico intenso e evitar relações sexuais. É possível que o ginecologista especializado recomende algum tipo de atividade mais leve, como uma caminhada.
A endometriose profunda é o estágio mais grave dessa doença ginecológica. O primeiro passo para o diagnóstico é a suspeita clínica. Ainda mais no quadro profundo, que se manifesta nas mulheres com dores intensas.
A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal é o melhor método para diagnóstico de endometriose intestinal. A Ressonância Magnética é o exame que melhor detecta endometriose no assoalho pélvico. Tem na laparoscopia como o melhor método para diagnóstico e tratamento. Nem sempre leva a paciente à infertilidade.
Infertilidade, anemia e depressão são algumas condições associadas à doença inflamatória. Veja as principais complicações da endometriose. A cada ciclo menstrual, o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, se prepara para receber o óvulo depois de fertilizado.
Em casos assim, é possível encontrar a endometriose de septo retovaginal, tecido que separa a vagina do reto. Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos no período menstrual.
Também conhecida como a “Lei da Endometriose”, a proposta reconhece a doença como incapacitante, sendo ela incluída no rol de doenças que garantem o acesso ao auxílio-doença e à aposentadoria por invalidez, sem exigência de carência.
Problemas intestinais: A endometriose pode afetar o trato intestinal, causando dor abdominal, diarreia, constipação e outros problemas. Se não for tratada, esses problemas podem se tornar graves e afetar a saúde geral. Câncer de ovário: A endometriose pode aumentar o risco de desenvolver câncer de ovário.
Quem tem endometriose é obrigatório fazer cirurgia?
Não existe uma indicação universal e cada caso deve ser analisado pelo especialista na escolha do melhor tratamento. O tratamento da endometriose intestinal nem sempre é cirúrgico. Entretanto, caso haja lesões de endometriose no apêndice cecal ou no íleo, há indicação de cirurgia.
Na cirurgia convencional, também conhecida como “cirurgia aberta”, é realizado um corte (incisão) com aproximadamente 10 cm de extensão na região pélvica, permitindo a retirada das lesões de endometriose.
Qual o nome do exame para saber se tem endometriose?
O exame vaginal e retal costuma ser a primeira avaliação para detectar endometriose e, caso o médico identifique anormalidades, ele encaminhará a paciente para realizar outros exames.
A morte de pacientes por endometriose é altamente improvável. Porém negligenciar a doença pode causar o aparecimento de outros problemas que, esses sim, podem levar à morte, como a sepse pela obstrução dos rins e do intestino e perfuração deste órgão.
Quando a doença surge nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma, de tamanho grande e que compromete a capacidade de a mulher engravidar. Outros órgãos também podem ser acometidos, como, parte do intestino grosso, bexiga, apêndice e vagina.
Você não pode “pegar” endometriose. Não pode ser transmitido de pessoa para pessoa por contato físico ou sexual. A endometriose é uma condição médica que não tem causa clara conhecida (ainda!). Acredita-se que seja influenciado por vários fatores, incluindo genética, desequilíbrios hormonais e sistema imunológico (6).
Qual é o risco de uma pessoa ter endometriose profunda?
Quais são os riscos da endometriose profunda? Além da dor crônica e da disfunção sexual, a endometriose profunda, quando não tratada ou não controlada corretamente, pode levar a complicações graves, como infertilidade, obstrução intestinal, ruptura de cistos ovarianos e comprometimento da função urinária.
Ainda não existe nenhuma comprovação científica que relaciona a endometriose com o aumento do peso. Essa sensação de “engorda” é devido ao inchaço abdominal e a retenção de líquido causados pela doença, além do uso de medicação hormonal no tratamento, como o DIU hormonal e as pílulas anticoncepcionais.
Uma das principais dúvidas e preocupações de mulheres que apresentam essa condição é se a endometriose pode virar câncer. 🚨É importante esclarecer que a endometriose não é considerada uma condição pré-cancerígena.
Os riscos da cirurgia para endometriose estão principalmente relacionados com a anestesia geral e, por isso, quando a mulher não tem alergia a qualquer tipo de medicamentos, geralmente os riscos são bastante reduzidos. Além disso, como em qualquer cirurgia, existe o risco de desenvolver infecção.