Se você está enfrentando sintomas de gastrite ou suspeita de deficiência de vitamina B12, não hesite em procurar orientação médica. Um diagnóstico precoce e um tratamento adequado podem ajudar a evitar complicações e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.
Gastrite atrófica autoimune metaplástica consiste em doença hereditária autoimune que ataca as células parietais, causando hipocloridria e diminuição da produção de fator intrínseco. São suas consequências a gastrite atrófica, a má absorção de vitamina B12 e, com frequência, a anemia perniciosa.
A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos. A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos.
Quem tem gastrite pode tomar vitamina do complexo B?
Não existe contra indicação no uso de vitaminas do complexo B mesmo na presença de gastrites erosivas. A ingestão do medicamento deve ser feito concomitantemente a uma refeição. Procure sempre o seu médico sempre que for utilizar alguma medicação, mesmo que esta se pareça simples como vitaminas.
Diarreias e disfunções gastrointestinais, falta de apetite, tonturas, dores localizadas, complicações na visão, incontinência, problemas no coração (como ataques cardíacos), baixa imunidade, inflamações no sistema digestivo (da boca até o intestino) são algumas das causas de falta de vitamina B12.
Quais as doenças causadas pela falta de vitamina B12?
Além da anemia, a falta de vitamina B12 pode causar outros sintomas, decorrentes da lesão nos nervos. Entre eles estão: depressão, fraqueza, problemas de equilíbrio, dificuldades de raciocínio e formigamento nas mãos e nos pés.
A causa mais comum da deficiência de vitamina B12 é a absorção inadequada. Os seguintes fatores podem causar uma absorção inadequada: Crescimento excessivo de bactérias em uma parte do intestino delgado. Comprometimento da absorção (síndromes de má absorção, como doença celíaca ou determinadas doenças pancreáticas)
A pesquisa realizada por OLIVEIRA et al., (2018), mostrou uma possível interação do omeprazol com alimentos ricos em Vitamina B12 (carne, frango e leite); estudos evidenciam que esse medicamento dificulta a absorção deste nutriente, no entanto, não devem ser ingeridos pelos pacientes alimentos ricos em vitamina B12 ...
O diagnóstico padrão-ouro da gastrite atrófica autoimune é feito através da avaliação histológica de biópsias gástricas coletadas via Endoscopia Digestiva Alta (EDA). Em estágios iniciais da doença, a aparência da mucosa gástrica na EDA é normal.
A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.
A Vitamina K2 de Maxinutri é um suplemento alimentar de Menaquinona K2-7 em cápsulas, com fórmula que não agride o estômago. A Vitamina Menaquinona K2-7 é produzida com a exclusiva tecnologia MenaquinGold.
O que comer no café da manhã para quem tem gastrite?
Os alimentos permitidos na dieta para gastrite e úlcera são aqueles de fácil digestão e pobres em gorduras. Assim, os alimentos que devem ser incluídos na dieta são: Frutas, como a maçã, pera, mamão, goiaba ou banana, preferencialmente sem casca e cozido ou amassado.
A vitamina B-12 é absorvida pelo trato gastrointestinal a partir de alimentos como leite, carnes e ovos. A causa da deficiência de vitamina B-12 é uma gastrite desencadeada por diferentes mecanismos.
Isso se aplica também a medicamentos ingeridos pouco antes de pantoprazol. Nos tratamentos de longo- prazo, o pantoprazol (assim como outros inibidores da produção de ácido no estômago) pode reduzir a absorção de vitamina B12 (cianocobalamina).
Pode sim, não há restrições. Além disso, pessoas com gastrite tem baixa concentração de ácido clorídrico no estômago. Isso dificulta a absorção das vitaminas do complexo B, principalmente a B12.
Betaína HCl (300mg) é um suplemento que ajuda no funcionamento saudável do estômago e do fígado. Melhora a digestão e a metabolização dos alimentos evitando o acúmulo de gordura no fígado.
Uma boa dica é ingerir frutas como banana, maçã, laranja lima, goiaba e mamão – frutas que não agridem o estômago, além deconsumir probióticos, as bactérias benéficas para o organismo humano.
Medicamentos Inibidores da bomba de prótons, como omeprazol e outros similares diminuem o fator intrínseco e consequentemente atrapalham a absorção de vitamina B12. A cirurgia bariátrica, principalmente a bypass também prejudica a absorção dessa vitamina, sendo necessária a suplementação (para o resto da vida).
A suplementação de B12 é contraindicada quando o indivíduo apresenta alergia (ou hipersensibilidade) à cobalamina ou ao cobalto, que está presente em sua molécula. Também não devem suplementar quem tem doença de Leber, que já apresenta níveis de cobalamina elevados por conta da condição.
Quanto tempo leva para uma vitamina B12 começar a fazer efeito?
A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.
Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].
Quando há muita falta do componente no organismo, o cérebro perde sua capacidade de reposição de células neurais. Consequentemente, isto pode trazer o AVC, paralisia, incontinência, arteriosclerose, ataque cardíaco e uma série de problemas que podem ser irreversíveis.
A falta de vitamina B12 pode provocar sintomas como cansaço, falta de ar, formigamento nas mãos e palidez da pele. Já em crianças, a deficiência dessa vitamina pode causar atraso no desenvolvimento e crescimento.