Sim, embora a dor na barriga não seja um sintoma diretamente ligado à hérnia de disco, as dores podem irradiar para diferentes áreas do corpo, incluindo a região abdominal, devido à compressão nervosa ou inflamação causada pela hérnia.
Isso acontece porque, no caso de ter uma hérnia, existe uma abertura na parede muscular abdominal. Quando a pressão dentro do abdômen aumenta, algo é empurrado para fora, através dessa abertura, originando uma saliência. Em casos em que a hérnia estrangula, a barriga pode crescer um pouco devido à obstrução intestinal.
Quem tem problema de coluna pode inchar a barriga?
Geralmente, este problema não é provocado por nenhuma doença, embora a lordose lombar (desvio pélvico que altera o alinhamento das curvas da coluna para uma compensação) possa contribuir para o inchaço abdominal.
Uma hérnia de disco na região lombar pode comprimir os nervos que influenciam a função intestinal, resultando em sintomas como dor ao evacuar ou alterações na frequência das evacuações.
A hérnia de disco, especificamente, pode determinar uma compressão nas raízes nervosas, impactando diretamente a motilidade intestinal e levando a sintomas como constipação ou, em casos mais graves, até mesmo incontinência fecal.
Mas o que isso tem a ver com a coluna? O intestino ocupa praticamente toda a a região inferior do troco. Ou seja, se o intestino gerar um aumento da PIA também teremos um aumento da lordose lombar e, por consequência, dores.
A hérnia de disco é considerada perigosa quando provoca sintomas como dor intensa e persistente, perda de sensibilidade ou formigamento em certas áreas do corpo, fraqueza muscular significativa, dificuldades para andar ou manter o equilíbrio, e, em casos extremos, pode levar à síndrome da cauda equina, que é uma ...
Quem tem hérnia de disco fica com a barriga inchada?
A dor abdominal pode ser um sintoma secundário da hérnia de disco se a compressão da raiz nervosa causar o que é conhecido como “dor química”, que é uma dor que pode se manifestar em diferentes partes do corpo, incluindo a barriga.
Qual a parte do corpo que a hérnia de disco ataca?
O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga. Causas: Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo.
Uma hérnia encarcerada pode bloquear (obstruir) o intestino. Raramente, a hérnia prende o intestino tão fortemente que corta o fornecimento de sangue, um quadro clínico chamado estrangulamento. Com o estrangulamento, a parte travada do intestino pode desenvolver gangrena em apenas seis horas.
Barriga inchada pode ser sintoma de alguma doença? Sim. Pode ser um sintoma que indica: gastrite, sinal de obstrução intestinal por algum tipo de câncer, alteração da flora intestinal, intoxicação alimentar com diarreia e doença inflamatória intestinal.
O principal entre os sintomas de hérnia na barriga é o aparecimento de uma protuberância externa na região abdominal. Ela não é necessariamente fixa, podendo desaparecer e reaparecer novamente quando o paciente faz esforço físico que envolva a musculatura abdominal, como exercícios de força ou tossir.
O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.
Geralmente, a condição é assintomática, mas, em alguns casos, o paciente pode sentir dor abdominal ao se movimentar, fazer esforços físicos ou levantar pesos. Pode ser facilmente confundida com a hérnia umbilical, devido à localização próxima.
Quais são os sintomas quando a hérnia de disco está inflamada?
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Qual é a pior posição para quem tem hérnia de disco?
A pior posição para quem tem hérnia de disco, especialmente na região lombar, é permanecer sentado por longos períodos. Esta posição coloca uma pressão adicional sobre os discos da coluna lombar, aumentando a compressão no disco afetado.
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.
Sim, os problemas na coluna podem afetar o intestino se há pressão no órgão. Isso é válido para outras áreas do corpo, principalmente, pulmão, fígado, vesícula e rins. Além disso, o inverso também acontece. O intestino pode afetar a coluna lombar quando gera um aumento de PIA (Pressão intra-abdominal).
Como saber se a hérnia de disco estourou? Uma hérnia de disco não 'estoura', mas pode ocorrer uma ruptura no disco intervertebral (envolvido pelo ânulo fibroso), causando sintomas como dor intensa e, possivelmente, agravamento dos sintomas neurológicos.
Dores na coluna, acompanhados de formigamento, queimação, câimbras e rigidez nas pernas ou braços, podem ser sintomas da hérnia de disco extrusa, que pode ser tratado de forma eficaz, em poucas sessões, sem remédio ou cirurgia.
✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações. Além disso, as hérnias de tamanho médio (entre 2-10 cm) também podem frequentemente encarcerar/estrangular com maior frequência.
Quem tem hérnia de disco pode ficar muito tempo em pé?
Dor ao realizar movimentos específicos: Certos movimentos ou atividades podem desencadear ou agravar a dor associada à hérnia de disco. Por exemplo, dobrar, torcer, levantar objetos pesados ou ficar sentado ou em pé por longos períodos de tempo pode aumentar o desconforto.