A hernia de hiato pode ocasionar uma serie de sintomas incluindo a falta de ar, azia, sialorreia, boca amarga, enjoo, inflamações de garganta recorrentes, crises de ASMA, e varios outros sintomas.
Dependendo do tamanho da sua hérnia de hiato e a relação com a passagem do alimento para o estômago, pode haver acúmulo de alimentos, irritando receptores próximos à via aérea, o que causa dispnéia (sensação subjetiva de falta de ar). Não é tão comum, ocorrendo mais em hérnias maiores.
Uma hérnia de hiato paraesofágica não costuma causar sintomas, mas pode ficar presa ou comprimida pelo diafragma, não recebendo sangue. Esta doença, séria e dolorida, chamada estrangulamento, requer cirurgia imediata. Os sintomas podem incluir dor no peito, inchaço, eructação e dificuldade em engolir.
Hérnia de hiato: sintomas e tratamento | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Quais as sequelas da hérnia de hiato?
Entretanto, uma das complicações da hérnia de hiato é o refluxo constante que envia ácido do estômago para o esôfago. O excesso de exposição do esôfago ao ácido pode causar esôfago de Barrett. Esta doença é considerada pré-maligna e pode levar a uma alteração nas células, que aumenta a chance de evolução para câncer.
Apesar dessas ocorrências, elas são muito incomuns, de forma que geralmente não há riscos de que a hérnia de hiato pode matar. Mais frequentemente associados à hérnia de hiato estão sintomas gástricos incômodos, que podem comprometer a qualidade de vida do paciente ainda que não apresentem riscos à vida.
Sensação de que vai vomitar; Sensação de que a comida demora tempo demais para ser digerida; Dificuldade para engolir; Sintomas de refluxo gástrico no geral, como tosse, rouquidão, dores de garganta e mau hálito.
A hérnia de hiato, não provoca aumento da barriga. Os sintomas são justificados por alterações na digestão dos alimentos ou na motilidade do trato gastrointestinal que acaba provocando todos esses sintomas de mal estar, inchaço na barriga, sacoedade precoce, excesso de gases.
Os principais sintomas de hérnia de hiato são sensação de queimação na garganta e no estômago, dor no peito, vontade de vomitar, arrotos frequentes, dificuldade para engolir e tosse persistente.
Tenha como auxílio um travesseiro mais alto e mais rígido, mas sempre mantenha cuidado para não provocar torcicolo ou dor de cabeça. Não durma logo após comer. A digestão de quem tem hérnia de hiato é lenta, portanto ter o controle do horário das refeições é importante.
Qual o remédio caseiro que é bom para hérnia de hiato?
Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, frituras e gorduras; Dar preferência para uma alimentação rica em fibras; Evitar o café, tabaco e bebidas alcoólicas. Dormir com a cabeceira da cama mais elevada.
Por que a hérnia de hiato tende a ir sempre em direção ao tórax?
Em indivíduos com hérnia hiatal, a abertura do hiato esofágico é maior que o normal, o que permite que a parte superior do estômago se projete superiormente através do hiato, para cima, em direção ao tórax.
Não há relação da hérnia de hiato com dores nas costas. Os sintomas de hérnia de hiato são queimação na região do estômago e azia. Procure um especialista para avaliar sua coluna.
O tratamento dos sintomas relacionados à hérnia de hiato pode ser feito com medicamentos, alterações em hábitos alimentares e estilo de vida, além de cirurgia em casos específicos. Tudo depende da condição de cada paciente, bem como da presença frequente de sintomas.
Evitar alimentos que facilitem o refluxo como doces e chocolates, frituras e gorduras, condimentos e molhos, alho e cebola. Evitar cafeínas. Não se deitar ou fazer esforços abdominais imediatamente após uma refeição; Evitar roupas apertadas.
A hérnia paraesofágica é a mais perigosa. A transição entre o esôfago e estômago permanece no lugar correto, mas o fundo do estômago se “espreme” através do hiato e se posiciona' ao lado do esôfago. Nessa localização, o estômago pode sofrer uma torção que prejudica o seu suprimento sanguíneo.
Qual o melhor Anti-inflamatório para hérnia de hiato?
Prefira usar analgésicos como dipirona ou paracetamol, evitando anti-inflamatórios, e procure um cirurgião geral ou do aparelho digestivo para conversar melhor a respeito de sua hérnia de Hiato.
Vale destacar que, a recomendação desse tratamento, deve ser feita pelo médico especialista. Portanto, caso tenha sido essa a orientação, é importante segui-la. Isso porque, se não tratada, as hérnias podem aumentar de tamanho e trazer outras consequências além do refluxo.
Em muitos casos a hérnia de hiato não necessita de tratamento específico. Não existem medicamentos ou um remédio para “curar” uma hérnia de hiato, mas sim para controlar alguns dos seus sintomas. Só o tratamento cirúrgico permite fazer desaparecer, uma hérnia de hiato.
Para o correto tratamento de uma hérnia é recomendado ao paciente procurar um cirurgião do aparelho digestivo, denominado popularmente como um médico especialista em hérnia, ou cirurgião geral. Entretanto, é importante ressaltar que não existe uma especialidade médica específica para a doença hérnia.
A cirurgia de hérnia de hiato é indicada quando seu tamanho é igual ou maior que 5 centímetros. Ou ainda quando o refluxo não pode ser controlado com o tratamento convencional. Essa intervenção cirúrgica pode ser realizada por via convencional ou minimamente invasiva, por vídeolaparoscopia ou técnica robótica.