Quem tem loja é comerciante ou empresário? Comerciante é o empreendedor que tem um comércio. São, portanto, os donos de lojas e estabelecimentos comerciais no geral. Já o comerciário é a pessoa que trabalha no comércio, seja como vendedor, caixa, promotor, estoquista ou gerente.
Já o empresário é uma profissão, é aquele que possui um ótimo conhecimento em técnicas de administração como planejamento e controle financeiro, marketing, vendas e gestão de pessoas.
Empresário é uma profissão que diz respeito a pessoa que é responsável por uma empresa própria. O empresário cria, planeja, organiza e controla toda a cadeia de uma empresa. Ou seja, ele é o gestor que acompanha as necessidades coorporativas para que haja lucratividade.
Operador de Loja ou Assistente de Loja é a pessoa responsável pelo controle de produtos, limpeza e organização de um comércio. Ou seja, é quem auxilia nas atividades do dia a dia do estabelecimento. Em um supermercado, por exemplo, seria a pessoa que organiza as mercadorias e substitui produtos vencidos.
O empreendedor não, necessariamente, precisa ser dono de uma empresa. Ele pode colocar suas ideias em prática e gerar transformação em qualquer ambiente no qual esteja inserido. Esse ambiente pode ser a empresa da qual é proprietário, no seu trabalho formal ou informal, ou em um projeto social.
Como podemos ver, o conceito de empresário vai muito além do de comerciante, assim podemos afirmar que todo comerciante é um empresário, entretanto nem todo empresário é comerciante.
O Código Civil traz o conceito de empresário em seu artigo 966, a saber: CC, art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
O dono da empresa é a pessoa que criou o negócio — perante a lei, é aquela cuja nome consta no cartão CNPJ e no Contrato Social do negócio. Ou seja, qualquer pessoa pode se tornar um dono de empresa. Mas para ter um negócio de sucesso, não basta formalizar o negócio.
De forma simplificada, o empresário é o profissional com habilidades para administrar os processos produtivos com o objetivo de oferecer serviços ou produtos a consumidores, visando o lucro. Para isso, ele necessita consolidar recursos que viabilizem a execução de tais atividades.
O termo mais comum para se referir ao dono de uma empresa é "proprietário". O proprietário é a pessoa ou grupo de pessoas que possuem a propriedade da empresa. Eles são responsáveis por tomar decisões estratégicas, gerenciar os recursos e assumir os riscos do negócio.