Como solicitar a gratuidade na passagem (Passe Livre)? Para a solicitação da gratuidade para o ano de 2019 em diante, todos os estudantes deverão informar o nº NIS, concedido após o comparecimento na entrevista do CadÚnico e validado pelo órgão competente.
Munido de tal documento, basta acessar o site do ID Jovem, fornecer o número do NIS ou PIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe, que o cartão será gerado.
Caso a pessoa idosa não tenha o NIS, pode obtê-lo no CRAS ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se já possuir o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão de assistência social municipal ou no próprio CRAS.
O Número de Identificação Social (NIS), contendo 11 dígitos, é a “chave” para acessar o site, o aplicativo e emiti-la. Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.
Não existe a possibilidade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) fornecerem o direito da passagem de graça para uma pessoa. O que eles podem fazer é verificar, também com as prefeituras ou com outros órgãos, a possibilidade que ela consiga a passagem de graça durante um período.
O QUE É CAD ÚNICO?🤔 *Nis, viagem gratuita, id jovem, bolsa família| meu trabalho*
Quem tem NIS tem direito a passagem gratuita?
A gratuidade não será liberada nos casos da impossibilidade de validação do NIS. Para fins de liberação da gratuidade a renda familiar per capita, calculada pelo CadÚnico, deverá ser inferior a 1,5 salários-mínimos.
Idosos com idade igual ou superior a 60 anos têm direito a obter a passagem gratuita ou com desconto em viagens interestaduais. Para isso, é preciso ter renda mensal de até dois salários mínimos e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Como se cadastrar no Programa VOA Brasil? Para participar do programa, os beneficiários elegíveis deverão realizar um cadastro na plataforma Gov.br. Esse processo permitirá a comprovação do perfil e a validação dos critérios de elegibilidade.
Para consultar os endereços acesse sptrans.com.br/cras ou entre em contato através da Central 156. Após a entrevista, o CRAS fornecerá o número do NIS, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans para manter o benefício da gratuidade no transporte público.
Verifique se o seu NIS (Número de Identificação Social) está ativo no site Consulta Cidadão. Depois, informe o NIS em seu cadastro. Para utilizar o benefício, pague o valor correspondente. Se você já possui um Bilhete Único de Estudante de ano anterior, poderá revalidá-lo para uso neste ano.
Quem pode utilizar este serviço? - Todos os aposentados pelo INSS (ativos na base de dados do INSS em junho de 2024) e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
Para a ANTT, pessoas de baixa renda e com deficiência física, mental, auditiva, visual, múltipla, com ostomia ou doença renal crônica têm direito à gratuidade no acesso ao transporte coletivo interestadual. Além disso, a regra é válida para rodovias, ferrovias ou barcos.
Os trabalhadores que têm NIS podem consultar saldo do FGTS, parcelas do seguro-desemprego e o abono salarial com o número. Além disso, aqueles que precisam de auxílio financeiro ou social, podem entrar em programas sociais federais, como o Bolsa Família, também com o NIS.
Para ter direito ao ID Jovem, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos, pertencer a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro e a emissão do documento podem ser feitos pelo aplicativo ID Jovem 2.0 ou pelo site do benefício.
Quem recebe Bolsa Família tem direito a viajar de graça?
Criação Do Programa Viagem Gratis Para Bpc Loas, Bolsa Familia E Pessoas De Baixa Renda. O PROGRAMA VIAGEM GRÁTIS VAI SER PARA TRATAMENTOS MÉDICOS, TRABALHO, ESTUDO, PROCEDIMENTOS ESTETICOS E CIRURGICOS, CIRURGIAS E TRANSPLANTES, CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS, VISITA FAMILIAR E ETC.
É possível solicitar o Bilhete Único com Nome Social pelo atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.
No Brasil, é possível viajar de ônibus de graça. As gratuidades são concedidas a idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda de 15 a 29 anos e crianças de até seis anos incompletos.
Quem tem direito ao Voa Brasil? Aposentados do INSS, que estejam sem viajar de avião há pelo menos um ano, poderão comprar passagens aéreas por até R$ 200 na nova plataforma do Voa Brasil. Cerca de 3 milhões de passagens já estão disponíveis para compra no site https://voabrasil.sistema.gov.br/login.
Por meio do Correio Aéreo Nacional (CAN), disponibilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), civis podem viajar pelo Brasil em aeronaves da instituição sem nenhum custo. O objetivo do serviço é oferecer aos cidadãos um lugar na aeronave, aproveitando que ela estará em missão, como uma carona.
A iniciativa vai garantir desconto de 50% nas passagens de ônibus para famílias de baixa renda que residem em áreas rurais. O benefício é voltado para as famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda igual ou inferior a um salário mínimo mensal por pessoa.
Você sabia que idosos e pessoas com deficiência têm garantido pela Lei Estadual 4.086/2011 o direito de viajar gratuitamente, ou com desconto, no transporte intermunicipal? Muitas pessoas que têm direito a esse benefício desconhecem os procedimentos para a obtenção do Passe Livre Intermunicipal.
Quem tem CadÚnico tem desconto em passagem de avião?
O novo programa tem como objetivo principal a redução de preços das passagens aéreas no país para os inscritos no CadÚnico e outros beneficiários. Planejar uma viagem é uma das tarefas mais emocionantes e desafiadoras que podemos realizar.