A aplicação de fios de sustentação deve ser evitada nos locais de aplicação de PMMA, sob risco de migração ou reação inflamatória nos locais de preenchimento facial.
Existem diversas alternativas ao lifting facial com PMMA, que podem ser consideradas dependendo das necessidades e desejos de cada paciente. Alguns exemplos incluem o preenchimento com ácido hialurônico, a toxina botulínica, os fios de sustentação e os tratamentos a laser.
Entretanto, se o paciente tiver o preenchedor PMMA (poli-metil-metacrilato) no local a aplicação de fios deve ser evitada.. A aplicação de fios de PDO é um procedimento minimamente invasivo. Muitos problemas no pós-procedimento ocorrem quando o paciente não segue as orientações de cuidados.
Não pode, o PMMA é contra-indicação para preenchimento com ácido hialurônico, pois ele é permanente (o organismo não absorve) e pode causar um processo inflamatório.
Posso aplicar ácido hialurônico em pacientes que tem PMMA na face?
Quem já usou PMMA pode usar ácido hialurônico?
Não é indicado preencher locais com ácido hialurônico que já tenham preenchimento de pmma, uma vez que o pmma não é absorvido pelo organismo e pode apresentar reação inflamatória!
PMMA no rosto, pode ser feito ultraformer no rosto e pescoço? PMMA é um preenchedor definitivo e não é recomendado a realização de ultraformer ou qualquer outro ultrassom micro/macrofocado no local, assim como deve-se evitar o uso de bioestimuladores de colágeno injetável (sculptra/radiesse) no mesmo local.
Quem tem PMMA pode fazer Bioestimulador de colágeno?
O BioSculpt®️ é uma técnica de bioestimulação do colágeno com uso do PMMA, onde a substância é diluída numa composição específica para estimular o colágeno sem afetar as medidas, ou seja, ele não volumiza.
Fundamental lembrar que nunca é possível a retirada total do material. O PMMA ou silicone industrial se infiltram em todos os tecidos da face, incluindo músculos e terminações nervosas, nos quais não podemos intervir. Portanto, é retirado tudo o que está a vista ou pode ser encontrado pelo toque.
O PMMA não é alergênico, porém depende do veículo utilizado para ser considerado completamente inerte no organismo. Complicações podem aparecer na forma de granuloma, quando a aplicação é superficial. Telangectasias também podem ocorrer em pacientes com pele fina, mas normalmente desaparecem em seis meses.
Levando em consideração que as tecnologias a laser e ultrassom utilizadas na estética atingem a temperatura máxima de 60°C, qualquer pessoa pode chegar à conclusão simples de que elas não afetarão nenhum pouco o PMMA que estiver aplicado naquele local.
Quem tem preenchimento de Pmma no rosto pode fazer depilação a lazer no local ? Pode sim. A depilação a laser só atinge a camada superficial da pele, sem interferir em preenchimentos.
Os cirurgiões plásticos estão abandonando a cirurgia de prótese, e recomenda-se evitar produtos proibidos como a injeção de silicone líquido ou o hidrogel, cujas consequências em algumas pessoas se tornaram bem conhecidas.
O produto está autorizado para as seguintes aplicações pela Anvisa: Correção de lipodistrofia (alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo) provocada pelo uso de antirretrovirais em pacientes com síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
No caso de preenchimento estético para aumento de glúteo, a quantidade utilizada de PMMA pode variar de 400 ml a até 1,5 l, o que aumenta exponencialmente a imprevisibilidade dos efeitos colaterais, e é absolutamente desaconselhado, orienta a Dra.
Como o PMMA é um preenchedor definitivo, não é indicado fazer preenchimento com ácido hialurônico para sustentação. Mas, pode ser feito bioestimulador, fios de PDO e tecnologias, como Ultraformer e Morpheus, nas áreas não tratadas com o produto.
O PMMA é barato, definitivo e traz um monte de riscos, mas as pessoas se enganam pelo sonho, pela mentira, pela fantasia", diz Níveo Steffen, presidente da SBCP. O material é permanente, ou seja, não é absorvido pelo corpo, e pode causar deformações, inflamações, necrose e até a morte.
“Apesar do produto ser comercializado em nosso meio, o mesmo pode ocasionar complicações precoces e tardias de difícil resolução. Dentre as complicações podemos citar: nódulos, massas e processos inflamatórios e infecciosos ocasionando danos estéticos e funcionais desastrosos e irreversíveis.
Reações alérgicas e infecções também estão entre as complicações mais comuns — explica. Outro ponto preocupante é que, se um grande volume do PMMA for injetado em um glúteo e atingir uma veia, por exemplo, a substância pode ser transportada para outras partes do corpo, causando uma embolia a distância.
Além do inchaço (edema) local, vermelhidão, dor, palpação, deformidade estética, formação de nódulos ou granulomas. Alterações funcionais como dificuldade para sorrir, beijar ou movimentar a boca também podem ocorrer. Muitas vezes o paciente relata limitação no sorriso e eventualmente dor periódica.
O PMMA é um componente plástico, portanto não é reabsorvível pelo organismo. Uma vez introduzido no organismo, ele se adere a estruturas como músculo, pele e osso, de forma que sua remoção completa é quase impossível mesmo com cirurgia.