Os sintomas de pneumonia podem surgir de forma repentina ou gradualmente, os principais sinais são falta de ar, dores musculares e febre superior a 38ºC.
Esse sintoma de infecção pulmonar costuma ser comum em pacientes com pneumonia. Ele acontece na tentativa do corpo de regular a sua temperatura interna enquanto uma pessoa dorme.
– falta de ar; – secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada; – toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue); – prostração (fraqueza).
Pode não ocorrer febre. Pode não ocorrer dor torácica ou as pessoas podem não conseguir comunicar que estão com dor torácica. Algumas vezes, o único sintoma é a respiração rápida ou uma recusa súbita de comer. É possível que a tosse não produza escarro em bebês e crianças pequenas.
Como a pneumonia é transmitida pelo contato com as secreções respiratórias infectadas, pessoas com a doença devem evitar contatos diretos com familiares não infectados e amigos. Proteger a boca e o nariz também é importante, principalmente ao tossir e os lenços de papel descartados.
Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.
Se não for tratada, a pneumonia por aspiração pode progredir rapidamente para um processo necrosante que é geralmente devido a um organismo anaeróbio. O processo pode envolver um segmento pulmonar, um lóbo, ou um pulmão inteiro, com extensão final para a pleura ("empiema").
Ao contrário das apresentações típicas de pneumonia, os sintomas dessa variante podem ser leves ou até mesmo imperceptíveis. Pacientes podem experimentar fadiga persistente, mal-estar geral e, em casos mais avançados, leve desconforto respiratório.
O tratamento para pneumonia pode variar de 5 a 14 dias. No entanto, alguns casos leves podem durar três dias, da mesma forma como casos mais graves podem exigir meses de tratamento.
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.
Se possível, mantenha o ambiente arejado e com as janelas abertas. A utilização de ventiladores também exige atenção, pois eles precisam estar sempre limpos para que a poeira do aparelho não se espalhe e se aloje em nossas narinas.
Sim, isso mesmo… Porque os líquidos (em baixas temperaturas) funcionam como anti-inflamatórios. Então, nesse caso, está liberado tomar, por exemplo, uma água ou um suco natural gelado.
Quanto tempo demora para ficar curada de uma pneumonia?
No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo. Em casos leves, por exemplo, o indivíduo pode se recuperar dentro de 3 dias, mas, em casos graves, pode durar meses para se restabelecer.
Caso persistam por mais de três dias ou se a sensação de fraqueza for muito grande, procure orientação médica. Pacientes mais velhos podem não ter febre, mas podem apresentar confusão mental. É importante que o diagnóstico seja feito por um médico, pois o quadro pode se complicar rapidamente.
Quantos dias de repouso para quem está com pneumonia?
A quantidade de dias de atestado médico para pneumonia varia conforme a gravidade da doença e a recuperação do paciente. Em geral, o período de afastamento pode ser de 7 a 14 dias, mas casos mais severos podem exigir um tempo maior, especialmente se houver complicações ou necessidade de internação hospitalar.
Principais resultados: Amoxicilina e penicilina procaína foram mais efetivas que o co-trimoxazol para o tratamento de pneumonias comunitárias em crianças tratadas em ambulatório.
Castanha do Pará: a melhor fonte de selênio! Um mineral que facilmente temos deficiência e é indispensável para a imunidade por fazer parte do sistema de detoxificação do organismo. Vitaminas do complexo B: cereais integrais, folhas verdes escuras, leguminosas, salmão, fígado e vísceras, ovos, carnes, frutos do mar.